sexta-feira, 26 de agosto de 2011

16º CLAE

Com o tema - Por nossa América: Educação, Unidade e Liberdade, aconteceu em Montevidéu no Uruguay, o 16º Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes – CLAE.


Hoje existe um amplo debate acerca da America Latina, seja por questões econômicas, sociais, ou por suas marcas históricas de resistência a modelos culturais formatados. A possibilidade de nações diversas, mas com grande capacidade de superar suas contradições e propor novos modelos políticos, faz com que a participação popular favoreça uma integração latina americana em vários setores importantes para o desenvolvimento do nosso continente – o terreno da Cultura é fator elementar para o intercambio entre os povos.

Nos dias 10 a 15 de Agosto os estudantes lá reunidos apresentaram as mudanças que estão acontecendo nos últimos anos em seus países e propuseram uma nova perspectiva para o ensino superior, que atenda as demandas atuais e que consiga superar as contradições hoje existentes entre qualidade, ensino e gratuidade.

A delegação brasileira representada por cerca de 500 jovens levou além de alegria e descontração, toda a força de um país que hoje capitaneia nosso continente e que tem tido muitos avanços no ultimo período no que diz respeito ao acesso e investimentos na educação.

Uma forma de traduzir todo esse cenário é através da Cultura e da Arte de cada país que são sem duvida elementos agregadores e com condições reais de intervir no nosso cotidiano, mostrando assim novas possibilidades de se tornar parte integrante dessa nova América Latina.

O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte – CUCA da UNE, acompanhou as principais mesas do evento e debateu junto ao demais estudantes do continente a importância de nação e de uma nova cultura para América Latina, que abandone a logica do sistema neoliberal e proponha países mais fortes e voltados para a construção de uma nova agenda, fazendo com que tenhamos cada vez mais iniciativas como a UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) e a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana), que demonstram um amadurecimento dessas relações.

Integrando duas mesas centrais do congresso, a 1ª com o tema: Politicas Publicas para Cultura – reivindicações de uma cultura e arte popular e a 2ª sobre O papel da cultura e da arte no movimento estudantil para formação do novo homem; chegamos a feliz constatação que o Brasil hoje é referencia em matéria de política Cultural ao lançar os Pontos de Cultura que traz protagonismo e empoderamento a uma nova rede social.

por Fellipe Redó e Rafael Buda