quarta-feira, 24 de outubro de 2007

"O Homem Vivo"

CONVIDAMOS PARA O ESPETÁCULO TEATRAL "O HOMEM VIVO" - INDICADO AO PRÊMIO SHELL DE MELHOR ATRIZ (CAMILLA AMADO) E MELHOR ILUMINAÇÃO (LUIZ PAULO NENEN).
Camilla Amado e Orã Figueiredo encenam e poemas de Bertolt Brecht acompanhados ao vivo por João Carlos Assis Brasil ao piano e pelo cantor Wladimir Pinheiro, a direção é de Delson Antunes

DE QUINTA A DOMINGO, ÀS 19H, NO TEATRO DO CENTRO CULTURAL CORREIOS
(Rua Visconde de Itaboraí, 20 / Centro).
CONFIRME SUA PRESENÇA COM UM REPLY NESTA MENSAGEM. GRATOS.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

CINEMAFRO exibe: A NEGAÇÃO DO BRASIL


CONVITE


O Cineclube Cinemafro em parceria com a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA) exibe e debate o filme A NEGAÇÃO DO BRASIL, de Joel Zito Araújo. O documentário, analisa a presença do ator negro na televisão brasileira.


Quando: 19/10/07 ás 19h

Onde: Sede da FICA - Avenida Carlos Gomes, Edf. Esther de Moura Franco, 5 andar - Centro

Realização: Cinemafro

Parceria: FICA

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

FÓRUM BRASIL DE CINECLUBISMO

FÓRUM BRASIL DE CINECLUBISMO
26, 26 e 28 de outubro de 2007
Local: Santos - SP - Colégio Leão XIII e Unisanta
R. Conselheiro Lafaiete, 35 – Fone (13) 3271-1413
www.leao13.com.br
www.cineclubebr.combr
novocineclubismo@yahoogrupos.com.br
.
Se você curte cinema, televisão, audiovisual comunitário, cultura digital. Se você é estudante, professor, agente cultural, artista, ou simplesmente adora cultura e arte.
.
Se você acha que o Brasil pode ser melhor do que é. Se você acha que tem algo a dizer e a ouvir sobre o que passa nos telões e nas telinhas, inclusive do celular...
.
Então você tem um encontro marcado com o FÓRUM BRASIL DE CINECLUBISMO.
.
Você pode participar de diversas maneiras: inscrevendo trabalhos acadêmicos, seminários, performances, filmes - mesmo domésticos -, ensaios fotográficos, documentários, animações, projetos e mil outras coisas mais, ou ainda assistindo e debatendo.
.
E você vai conhecer gente que, como você, está batalhando pela melhoria da qualidade da programação das tevês, pelo fortalecimento do cinema brasileiro, pelo barateamento da entrada nos cinemas, pela meia-entrada em espetáculos culturais e esportivos, pela qualidade da educação, que sempre melhora quando está ligada à cultura e às artes...
.
Viu? O FÓRUM BRASIL DE CINECLUBISMO tem a sua cara, o seu jeito e sonha, igual a você, com um Brasil e um mundo mais humanos.
.
PROGRAMAÇÃO
26/10
19,30 - Abertura conjunta com o Fórum de Educação Cultura e Arte.
.
27/10
9 h às 11h - O cineclubismo e o audiovisual comunitário pelo Brasil: troca de experiências.
.
11h30 às 13h - Vivência cineclubista: Conhecendo, Fotografando e Filmando, Centro Histórico de Santos.
.
14h às 17h - Salas Temáticas: apresentação de trabalhos e debates sobre: 1) E ducomunicação: 2) O audiovisual na Escola; 3) Literatura no Cinema; 4) Música na tela; 5) Mostra audiovisual.
.
17h30 – Culturata: andança do Gonzaga à barraca de praia do Leão XIII, performance de Teatro de Rua; repente; contação de causos e exibição de filme na praia.
.
28/10
9h – Debate em plenário: A diversidade no Cineclubismo: entidades nacionais, difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais e correlatos.
.
CLOSE DO CINECLUBE KAMER OCA
.
O cineclube Kamer Oca é uma iniciativa de estudantes, professores e dirigentes do Colégio Leão XIII, de Santos. Contando com uma sala própria para exibição e outra para acervo, tem realizado atividades de produção e exibição audiovisual.
.
Com o apoio do Centro Cineclubista de São Paulo e do Cineclube Lanterna Mágica da UNISANTA, o Cineclube Kamer Oca tem como objetivo estimular seus membros a assistir e discutir filmes de vários gêneros e nacionalidades, e a produzir em vídeo digital.
.
O que levou os alunos, professores e equipes diversas a montar o Cineclube Kamer Oca no Leão XIII foi a decisão de reunir na escola todas as linguagens da arte.
.
Duas das iniciativas dos alunos do Kamer Oca do Colégio Leão XIII ocorrerão durante o Fórum de Educação Cultura e Arte dia 27 de outubro próximo, quando levarão os cineclubistas visitantes para conhecer, filmar e fotografar o Centro Histórico de Santos, contando aos visitantes parte da história da cidade, e exibirão as primeiras produções dos alunos, no âmbito da programação do Fórum Brasil de Cineclubismo.
.
O cineclubismo surgiu nos anos 20, para uns, antes disso, para outros, do século passado, e foi responsável pela formação cinematográfica de cineastas de renome, como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Leon Hirshmann, Nélson Pereira dos Santos, no Brasil, Jean-Luc Godard e tantos outros da Nouvelle Vague, Wim Wenders, entre tantos outros no mundo.
.
Os cineclubes são associações comunitárias que visam impulsionar o interesse pelo cinema e pela cultura audiovisual. O primeiro deles, segundo alguns historiadores, chamado Clube de Amigos da Sétima Arte, foi fundado em 1907 pelo escritor italiano Riciotto Canuto, na França, em 1907.
.
Não tardou para que se espalhasse para outros países, mas foram necessários alguns anos para que essa atividade chegasse ao Brasil, em 1917, no Rio de Janeiro, quando um grupo de jovens freqüentadores dos cinemas Íris e Pátria começou a se reunir na casa do colecionador de filmes Álvaro Rocha, ou em um lugar a que chamavam Paredão, a fim de debater o que assistiam. Esse grupo ficou conhecido como Cineclube Paredão.
.
Apenas em 1928 teria surgido o primeiro cineclube com registro oficial, o Chaplin Club, também no Rio de Janeiro, que tinha entre seus membros o poeta Vinícius de Moares. O Chaplin Club ficou famoso por envolver-se em uma luta inglória: defender o cinema mudo contra o cinema falado.
.
Atualmente, no Brasil, o Movimento Cineclubista experimenta um processo de intensa rearticulação e reorganização, resultando no surgimento de muitos cineclubes pelo país, em universidades, escolas de Ensino Básico, associações comunitárias, sindicatos, empresas etc., na realização das 24a., 25a. e 26a. Jornadas Nacionais de Cineclubes, na realização de inúmeros fóruns e festivais cineclubistas pelo país, na fundação do Centro Cineclubista de São Paulo, na fundação da revista CineclubeBrasil, na reativação da Federação Paulista de Cineclubes, na reorganização do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, entidade cultural filiada a FICC – Federação Internacional de Cineclubes, na participação ativa em projetos dos governos Federal, estaduais e municipais.

Domingão Cultural - Cultura por R$ 1,99!!

Dia 07 de Outubro de 2007

12h - início
13 às 14h30 - oficina de clown para iniciantes;
15 às 17h30 - documentário sobre o grupo Tá Na Rua e um batepapo no final;
18h - oficina do ponto de cultura, performances, esquetes e muita música.
Endereço: Casa do Tá Na Rua
Av: Men de Sá n°35 Lapa

Realização: Produção Grupo Ponto de Culturainformações: 86986306
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=38552115&refresh=1

Cineclube Buraco do Getulio


quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Rua da Cultura - 5 Anos

Shopping Jardins
.
Exposição “Rua da Cultura 5 anos”
.
Das 10:00 ás 22:00
.
28/09
Coquetel de abertura da comemoração do aniversário
►Dj Léo Levi
.
29/09
►19:00 Show acústico com Ode ao Canalha
.
30/09
►19:00 Show acústico com Mundo Básico
.
01/10
►19:00 Cia. de Dança Espaço Liso
.
02/10
►19:00 Show acústico com Mamutes
.
03/10
►19:00 Intervenção com o Grupo Pare!
.
04/10
►19:00 Show acústico com Dream Zion
.
05/10
►19:00 Show acústico com Glorybox of Sound
.
06/10
►19:00 Show acústico com Sonda Virtual
.
07/10
►19:00 Show acústico com Almanaque of Emotion Band
.

Instituto Luciano Barreto Jr.
Palestras
De 02/ a 04/10 das 15:00 às 18:00 hs
.
02/10 Cultura e Juventude.
.
Palestrante: Fernando Anitelli (Teatro Mágico), Silvério Pessoa, Tânia Soares(Deputada Estadual/SE) e Lindemberg Monteiro.
.
03/10 Ações para o fortalecimento da cena musical sergipana.
.
Palestrante: Alexandre Hardman (Sonorama),Henrique Teles (Maria Scombona-Rock Interior) e Marcelo Rangel (Secretário Adjunto de Cultura do Governo do Estado).
.
04/10 Democratização dos meios de comunicação.
.
Palestrante: Altamiro Borges (Jornalista, editor da revista Debate Sindical e autor do livro “Venezuela: originalidade e ousadia” (Editora Anita Garibaldi, 3ª edição), Carolina Ribeiro ( Intervozes) e Indira Amaral (Fund. Aperipê)
.
ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DA RUA DA CULTURA
.
PROGRAMAÇÃO MERCADO MUNICIPAL
.
Segunda 01/10
.
*Reisado de Pipi (Nº Sra. de Lourdes)
*Grupo Imbuaça
*Cinema na RDC
*Orquestra Sinfônica
*Snooze
*Silvério Pessoa (PE)
*Naurêa
.
Terça 02/10
.
*Cia. de Dança Espaço Liso
*Grupo Boca de Cena
*Cinema na RDC
*Teatro Mágico (SP)
*Bloco Burundanga
*Severina
*Visão Brasileira
.
Quarta 03/10
.
*Parafuso de Lagarto
*Grupo Ciranda
*Cinema na RDC
*Jaílson do Acordeom
*Negrume
*Laboratório Mental
*Finitude
.
Quinta 04/10
.
*Grupo de Dança Espaço Liso
*Grupo Sim Salabim
*Cinema na RDC
*Joésia Ramos
*Guerreiros Revolucionários
*Dr. Zeh (RJ)
*Mix Hip-Hop - Mensagem Negra e Milgrau
.
Sexta 05/10
.
*Samba de Côco ( Barra dos Coqueiros)
*Grupo Pare!
*Orquestra Sanfônica
*The Baggios
*Alapada
*Plástico Lunar
*Blair
*E-motrixx
.
I Torneio de Xadrez da Rua da Cultura

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ciclo de cinema – Identidade, realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, acontece de 10 de outubro a 28 de novembro

Cineclube promove ciclo sobre identidade
.

O Ciclo de cinema – Identidade, realizado pelo Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, acontece de 10 de outubro a 28 de novembro, sempre às 19h, na sala Maurice Legeard de Cinema, localizada no bloco E, 5º andar, da Universidade. O filme de estréia é Elsa & Fred – Um Amor de Paixão. Após a exibição, haverá debate com a psicóloga Letícia Jacob e o jornalista Eduardo Ricci. Mais informações pelo telefone: 3202-7100, ramal 257 ou 147 ou e-mail: http://br.f359.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=ricci@unisanta.br. Entrada franca.
.
Programação
.
O tema do Ciclo surgiu em homenagem a dois dos maiores nomes do cinema moderno, Ingmar Bergman e Michelangelo Antonioni, que faleceram em 30 e 31 de julho de 2007, respectivamente. Tanto Bergman como Antonioni abordaram de forma magistral o tema identidade em suas obras. Serão exibidos dois filmes de cada cineasta, começando pelo cinema de Antonioni, dia 17/10, com Blow-UP: Depois daquele beijo (1966) e na seqüência, dia 31/10, Profissão: Repórter (1975). Os dois filmes de Bergman são: 07/11 – Persona (1966) e 14/11 – Fanny e Alexander (1982). O Ciclo continua com a exibição, no dia 21/11, de Estamira (2004), de Marcos Prado. Encerrando o evento, dia 28/11 – O Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz. Em todas as sessões, haverá psicólogos e convidados para debater o tema identidade a partir dos filmes exibidos.
.
Eduardo Ricci
Coord. do Cineclube
Lanterna Mágica - UNISANTA

V Feira da Terra

Clique sobre a imagem para ampliá-la

Cine-Teatro Lima Penante / 2 Anos do Ponto de Cultura Urbe Audiovisual


segunda-feira, 1 de outubro de 2007

TEATRO E CIDADANIA

.Um novo curso que começará dia 04 de outubro com o ator e dramaturgo ELISEU PARANHOS
.
(Onde? Espaço Cultural: Rua Borges Lagoa, 770)
Inscreva-se já no PQV (Pró Qualidade de Vida)!
(Rua Professor Francisco de Castro, 36) – tel: 5549 5556 c/ Fernanda
.
De 04 DE OUTUBRO a 13 DE DEZEMBRO – o curso terá continuidade em 2008
Todas as 5as. Feiras
Turma 1: das 17:30 às 19:00hs
Turma 2: das 19:30 às 21:00hs
Vagas: 25 por turma (mínimo de 10 inscritos para cada turma)
Público Alvo:
Funcionários e servidores da Unifesp
Cônjuges e dependentes de funcionários e servidores a partir de 14 anos
Comunidade (moradores e trabalhadores da Vila Mariana)
Com ou sem experiência prévia na linguagem teatral
OBS: O número de vagas será preenchido de acordo com a ordem de inscrição.


VENHA FAZER TEATRO NA UNIFESP!!!!!
INSCRIÇÕES ABERTAS NO PQV (Rua Professor Francisco de Castro, 36 – tel: 5549 5556)
O Teatro Comunitário é uma modalidade de teatro realizada por pessoas com pouca ou nenhuma experiência na linguagem teatral, cujo conteúdo é baseado na realidade cotidiana dos que participam da experiência e na problemática específica da comunidade.
.
A regra primordial é: fazer o teatro que interessa ao grupo. Seja no que tange aos temas, seja no formato, seja no gênero. O grupo deve estar contemplado e deve encenar suas inquietações, seus medos, suas realidades específicas.
.
Neste estilo de teatro a técnica e a formação de atores é apenas um dos caminhos a serem percorridos. Cabe primeiro pensar o cidadão. Um bom cidadão certamente poderá ser um bom ator.
.
Objetivo
A oficina de Teatro Comunitário tem como resultado um espetáculo de teatro inteiramente idealizado, criado, produzido, executado e apresentado por seus integrantes. Busca-se, dessa maneira, preservar a autonomia e a identidade do grupo que, ao fim do trabalho, deverá estar de posse das ferramentas necessárias para, não só recriar, como levar adiante e transmitir, da melhor maneira possível, o processo de criação e construção de uma obra de valor artístico cultural autêntico, tornando-se assim multiplicador de uma modalidade de teatro que por sua natureza tem se mostrado importante pela capacidade que tem de dar voz às pessoas que dele participam.
.
Público alvo
Funcionários e servidores da Unifesp
Cônjuges e dependentes de funcionários e servidores a partir de 14 anos
Comunidade (Moradores e trabalhadores da Vila Mariana)
Com ou sem experiência prévia na linguagem teatral
.
OBS: O número de vagas será preenchido de acordo com a ordem de inscrição.