segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tropifagia: comendo o país tropical

A Cena Tropifágica é uma rede de experimentação cultural que nasceu da vontade de integrar artistas, produtores e pesquisadores em torno de referências históricas, artísticas e subjetivas diversas.

A proposta, multilinguagem, é buscar atravessamentos sociais e políticos norteadores de poéticas culturais híbridas, reveladoras do país antropofágico hoje. Dentro deste contexto de retomada histórica e atualização de novas referências e desafios, propomos uma reflexão sobre arte e cultura, buscando no trabalho transversal e em rede a culturalização das relações sociais e o compartilhamento do processo de criação.

Fruto de um processo de conexões, reflexões e ações coletivas entre Bahia e Rio de Janeiro, o primeiro processo tropifágico iniciou-se durante vivências culturais do CUCA da UNE e as Bienais de Salvador (2009) e no Rio de Janeiro (2011).
Mais especificamente, depois da entrevista de Gilberto Gil ao CUCA, quando os cuqueiros Thiago Pondé e Aline Carvalho começaram a pensar a criação da rede.

Com o 1º Encontro Tropifágico em novembro de 2010 na Lapa, e em seguida o show “Encontro com a Bahia – Tropifagia e Arte”, em janeiro de 2011 durante a 7° Bienal da UNE, foi
consolidado núcleo musical do projeto, que com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, lança agora seu primeiro CD, Comendo o país tropical.

Mas se uma imagem fala mais do que mil palavras, as duas pílulas audiovisuais a seguir podem dar uma pista do que se trata este conceito-processo:








Em breve será lançado o cd e o site com todo o material para download. Enquanto isso, você pode saber mais sobre o projeto no Canal Tropifagia do iTeia e acompanhar as novidades pelo Facebook.

Bom apetite!