terça-feira, 28 de agosto de 2007

Tela BRASILIS CINE CLUBE

Sessão de agosto de 2007 :: quinta-feira :: 30/07 :: 18h30
Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro)
Aniversário de 4 anos do Tela Brasilis
Homenagem a Sergio Bernardes Filho e José Agrippino de Paula

Desesperato (1968), de Sérgio Bernardes Filhoe o curta: Passeios no recanto silvestre (2006), de Miriam Chnaiderman

Comemorando seu quarto aniversário, o Cineclube Tela Brasilis realiza em agosto uma sessão especial, em homenagem a duas recentes perdas do universo cinematográfico. Se o cinema mundial ainda chora a morte recente de Igmar Bergman e Michelangelo Antonioni, o cinema brasileiro também lamenta o falecimento em julho passado de dois importantes autores, S ergio Bernardes Filho e José Agrippino de Paula, ambos identificados com o chamado cinema marginal.

A sessão será aberta com o curta Passeios no recanto silvestre (2006), de Miriam Chnaiderman. No documentário, a equipe de Miriam vai a Embu (SP), entregar uma câmera Super-8 a José Agrippino de Paula, para que ele não fosse apenas personagem, mas também pudesse criar imagens para o filme. O curta apresenta ainda cenas dos filmes de Agrippino, como Hitler Terceiro Mundo e outros, além de promover um encontro com o fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky.Em seguida, exibiremos Desesperato (1968), único longa-metragem de Se rgio Bernardes Filho. O filme acompanha o escritor Antonio, que vive recluso em sua casa com sua bela e jovem esposa Marisa. Antonio vive a contradição do lugar social em que se encontra, dividido entre o tédio da vida burguesa, a que sua esposa o conduz, e seus ideais libertários. Seu último livro tinha como tema o patriotismo, tendo como seu grande herói Severino, um líder popular que dá o sangue à pátria na luta pela liberdade. Com cenas reais das passeatas estudantis de 1968 é um dos mais significativos filmes sobre o sentimento de 1968, assim como Hitler Terceiro Mundo, filmado em pleno AI-5.

ATENÇÃO: Esta será a última exibição da única cópia de difusão de Desesperato.

4 ANOS DE TELA BRASILIS
Surgido na retomada do cineclubismo carioca, o Tela Brasilis revela-se uma das iniciativas mais duradouras da safra recente, atravessando quatro anos de atividades ininterruptas de dedicação exclusiva ao cinema brasileiro. Já tendo conquistado um público cativo com suas sessões regulares na última quinta-feira de cada mês, o Tela Brasilis também vem sendo cada vez mais reconhecido pelos estudiosos e pesquisadores de cinema por apresentar obras raras, inéditas ou até consideradas perdidas, sem preconceito de gênero, época ou estilo. Da chanchada ao Cinema Novo, do cinema mudo ao contemporâneo, o Tela Brasilis chega ao seu quarto aniversário cumprindo sua missão de apresentar e discutir o cinema brasileiro do passado e do presente, além de contribuir para o futuro do cineclubismo.

Estão todos convidados para a sessão especial de agosto, com filme, bate-papo e coquetel.


Sessão de Agosto

Quinta-feira - 30/08/200718h30 - exibição dos filmes seguida de bate-papo e coquetel
Cinemateca do MAM-RJAv. Infante D. Henrique, 85 - Praia do Flamengo

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário