terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

“O abre alas que eu quero passar”: UEE-RJ põe o bloco na rua pela meia passagem universitária


No Ultimo sábado dia 14 de fevereiro a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro, realizou uma plenária na sede da UNE para discutir com o conjunto do movimento a Campanha da meia passagem e comemorar os dois anos de retomada do Terreno da UNE na Praia do Flamengo 132.
.
Durante o processo eleitoral o até então candidato Eduardo Paes, hoje atual prefeito da Cidade do Rio de Janeiro se comprometeu com os estudantes assinando uma carta de compromisso entregue pela UEE-RJ e pela UNE que dizia que se eleito aprovaria a Meia passagem Universitária na Cidade do Rio de janeiro. Eduardo Paes passou em algumas universidades, como a Castelo Branco em Realengo e a Celso Lisboa em Sampaio no Grande Meier, ambas as universidades, lotaram seus auditórios para ouvir a promessa do candidato.
.
Agora que está eleito, não poderia ser diferente, os estudantes vão cobrar a fatura!
.
Na primeira plenária do ano, os estudantes aprovaram a nova arte da campanha e a confecção de milhares de cartazes e adesivos que foram feitos para dar maior visual à campanha. De acordo com a UEE, todos os ônibus da cidade do Rio de Janeiro, terão colado em seu interior o adesivo da campanha assim como trens, barcas e metrô.
.
Também estiveram presentes na plenária o CUCA-RJ que vai atuar na campanha dando um ar mais lúdico com intervenções de circo e teatro e dois membros da executiva da UNE, Lucia Stumpf e Rafael Simões, Presidente e diretor de cultura respectivamente e o Vice-rio Rodrigo Lua.
.
De Acordo com Daniel Iliescu, presidnte da UEE a idéia e levar o bloco da meia passagem para as instituições de ensino agora, na época das calouradas e fazer uma grande manifestação em defesa da meia passagem com banda de carnaval, palhaços e é claro muito estudante. Além do bloco na porta das universidades os estudantes também passarão em sala recolhendo assinaturas para serem entregues ao Prefeito Eduardo Paes.
.
O bloco da meia passagem vai fazer sua primeira intervenção amanhã de 10:00 às 14:00 e das 17:00 as 22:00 na Universidade Castelo Branco em realengo. Na quarta-feira, as 11h é a vez dos estudantes da UERJ fazerem sua folia.
.
O bloco promete também invadir com cara própria diversos outros blocos já tradicionais do carnaval carioca como: Céu na Terra, Boitátá e Escravos da Mauá. No dia 28 na ressaca do carnaval o bloco volta ao terreno da UNE.
.
Além da Plenária, no dia 14 foi comemorada a retomada do Terreno com um baile de carnaval promovido pelo CUCA-Rio.
.
A já tradicional roda de samba do CUCA em parceria com o “Canto da Fofoca” que acontece duas vezes ao mês, Teve uma edição atípica para comemorar os dois anos de retomada do terreno situado na praia do flamengo, 132 e um ano da roda de samba e do samba UNE.
.
Nesta edição a roda de samba homenageou o compositor Mauro Duarte e contou com a participação de Eliane Duarte, filha do Compositor, que interpretou algumas de suas mais saudosas canções.
.
Durante a roda de samba. Foram distribuídos confetes e serpentinas aos participantes e também fantasias cedidas pelo grupo Tá Ná Rua. No paredão do prédio visinho ao terreno, foram feitas projeções de filmes, imagens de carnavais e o vídeo da bienal da UEE-RJ.
.
Mais informações: http://www.meiapassagemjá.blogspot.com/
Fernando Marray

Nenhum comentário:

Postar um comentário