quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Colaboração criativa

O Laboratório Cultura Viva é uma parceria da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a produção de uma Revista Eletrônica para TV e de uma Plataforma on-line de Colaboração Criativa. Com essa ação multiplataforma Internet/TV o LabCulturaViva abre um espaço de troca, reflexão, experimentação e criação colaborativa audiovisual, além de ser um dos primeiros editores e servidores públicos de vídeos on-line.

O Laboratório Cultura Viva é também um espaço de Pesquisa e Realização Audiovisual, integrando a produção dos Pontos de Cultura e a pesquisa universitária. Fruto da experiência dos programas Mosaico, Cultura Ponto a Ponto e Ponto Brasil que visam fomentar a produção audiovisual no âmbito do Programa Cultura Viva.


Como espaços de troca e reflexão intelectual, de experimentação de interfaces e de criação audiovisual, o Laboratório terá uma plataforma de colaboração criativa na Internet e irá coordenar a produção de uma revista eletrônica para TV e experiências no campo da teledramaturgia, feitas pelos Pontos de Cultura, através de chamadas públicas.

O objetivo é promover uma maior interação entre agentes culturais, desenvolvedores, Pontos de Cultura, Universidade e Ministério, visando a potencialização da experimentação audiovisual frente às novas possibilidades de criação, colaboratividade, difusão e compartilhamento.

O Seminário INTERFACES DIGITAIS COLABORATIVAS - Linguagens e Experiências em Rede, realizado entre 7 e 9 de julho de 2010, foi o primeiro passo para o desenvolvimento do conceito, visualidade, navegação e funcionalidades dessa plataforma, com ferramentas para:

• Acompanhamento e supervisão dos projetos a serem produzidos pela rede de Pontos de Cultura e colaboradores do Laboratório Cultura Viva;

• Postagem de vídeos;

• Postagem de conteúdos em diversos formatos para difusão de agenda das atividades da Rede Cultura Viva;

• Difusão de conteúdo nas redes sociais, outras plataformas e dispositivos móveis.

Dia 22,
Horário: 14 h
Local: Auditório do CBPF, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro (Rua Lauro Muller, junto ao Campus da UFRJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário