sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Reggae da União agita tenda do CUCA

Rua Vergueiro 2485. Este é o local que abrigou os estudantes brasileiros na maior parte do tempo em que estiveram sem seu endereço histórico, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Este, destruído e incendiado pela ditadura, em 1964. Hoje, já devolvido à UNE e à UBES, aguarda a construção de uma obra de Oscar Niemeyer, que irá abrigar novamente a sede dos estudantes naquele terreno, antigo clube Germânia, doado às entidades por Getúlio, num gesto anti-fascista do presidente na década de 40.


Enquanto isso, a Vergueiro 2485 é desde o final da década de 70 o endereço das reuniões de estudantes de todo Brasil que acontecem diariamente. Universitários e secundaristas com os mais diversos sotaques transitam de uma casa para outra, que segundo eles constituem o condomínio das entidades estudantis. A todo tempo estudantes da grande São Paulo comparecem a fim de adquirir sua carteira de meia entrada. Outros procuram o departamento jurídico da UNE para esclarecimentos sobre seus direitos na universidade.

Neste caso, os diretores das entidades estudantis também prestam atendimento. Entre os que comparecem pela primeira vez, muitos são dirigentes de centros acadêmicos e líderes que se põem à disposição de resolver causas coletivas. Na rampa que divide o conjunto de casas que abriga sete entidades, sendo seis estudantis, avista-se ao fundo uma grande tenda. É o espaço Gianfrancesco Guarnieri, do CUCA - o Centro Universitário de Cultura e Arte.

Inquilina mais nova daquele endereço, a tenda do CUCA abriga desde 2007 grupos da cidade de São Paulo que realizam ensaios e apresentações culturais esporádicas. Neste final de semana acontece o Reggae da União, uma programação de reggae no coração da União dos Estudantes. O som ficará por conta de Moziah Projetct e a Banda SCut &Tha YaHman (SYM) e os convidados Nani (Raça Humana) e Pablo (D' Vião Roots). A entrada é gratuita, com início às 16h, com previsão de encerrar às 22h.

quando? sábado, 24 de setembro
onde? Tenda do CUCA - Rua Vergueiro, 2485, metrô Ana Rosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário