terça-feira, 5 de junho de 2007

Fomento a cultura nas Universidades

PROEXT Cultura 2007
Iniciativa do MinC e da Petrobras com o apoio da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del-Rei, com inscrições abertas até 6 de julho


O Programa de Apoio à Cultura: Extensão Universitária (PROEXT Cultura 2007), voltado à projetos culturais gerados pelas universidades do país, foi lançado na abertura do XXIII Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), na Universidade de Brasília, no dia 30 de maio. O anúncio foi feito pelo assessor da Secretaria Executiva do MinC, Afonso Luz, que estava representando o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira.

O XXIII Encontro Nacional foi realizado no período de 29 a 31 de maio, com o objetivo de reunir um grupo representativo de gestores para repensar, definir e propor linhas de políticas públicas para a Extensão Universitária, levando em consideração as principais questões traduzidas do fazer extensionista.


PROEXT 2007

Uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Petrobras com o apoio da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del-Rei (FAUF), o PROEXT Cultura 2007 tem o propósito de apoiar projetos culturais de extensão universitária feitos em universidades públicas - federais, estaduais e municipais -, voltados à inclusão social e que contribuam para a implementação de políticas públicas culturais. O período de inscrições é até 6 de julho e os projetos poderão requisitar o valor máximo de R$ 30.000,00.

Afonso Luz ressaltou que esse processo todo traz ganhos ao Ministério da Cultura, às universidades e às comunidades e grupos envolvidos. O mapeamento das iniciativas e a descoberta de práticas inovadoras serão uma grande conquista em termos de políticas públicas. “Será uma aquisição de inteligência sobre esse nosso campo que deve trazer consigo outros frutos mais além”, destacou o representante do MinC.

Os projetos culturais deverão se enquadrar nos seguintes temas: Memória Social e Patrimônio; Inclusão e Sustentabilidade Econômica; Leitura e Cidadania; Inovação de Linguagem; Produção de Conteúdo Audiovisual e Linguagens Alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário