quinta-feira, 24 de maio de 2007

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Mesas de debates abordam “Cinema Brasileiro em Movimentos”

Uma das novidades que o 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá trará neste ano será a extensão dos debates sobre o audiovisual aos movimentos sociais do Estado. Diariamente, a partir de 11h, ocorrerão as mesas do “Cinema Brasileiro em Movimentos”, destinadas à discussão com representantes de diversos segmentos da sociedade mato-grossense. O 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá acontece entre os dias 24 e 30 de maio, no Multiplex Pantanal.

Os temas passarão pelas abordagens apresentadas nos longas-metragens exibidos na noite do dia anterior. As mesas, além dos convidados de movimentos sociais, também contarão com participantes das equipes técnicas dos filmes exibidos durante o Festival, a exemplo da película “Quer”, que já tem confirmada a participação do diretor, Carlos Cortez e do ator principal do filme, Maxwell Nascimento.

O filme é baseado na obra do dramaturgo Plínio Marcos e conta a história de um adolescente pobre que vive sozinho na região portuária de Santos, o maior porto da Am�rica Latina. Achando-se dono do próprio destino, Quer não se dobra à disciplina opressora dos reformatórios, ao jogo fácil do tráfico de drogas e, muito menos, aos policiais corruptos que o perseguem. Paga, por isso, um preço muito alto. Assim, para discutir essa temática foi convidado o DJ Taba, representante da Central Única das Favelas (Cufa).

”Para mim � uma boa oportunidade que as pessoas têm de verem que as situações que elas vivenciam se transportam para a tela em forma de crítica, em forma de denúncia e na intenção de se instigar mudanças. A cultura tem que fazer parte da formação humana para que a sua realidade seja mudada a partir de uma perspectiva melhor e mais compreendida da vida”, declarou o DJ.

Ainda farão parte dos debates os representantes dos movimentos ambientalistas e de globalização, literários e estudantis, urbanos e juventude, indígenas, memórias e desenvolvmento, undreground, gênero e modernidade.

Entre os convidados confirmados além do diretor Carlos Cortez (Quer), os diretores Jorge Duran (Proibido Proibir), Marcelo de Paula (Karajás) e Otto Guerra (Wood Stock: sexo orégano e rock'n'roll), também estarão presentes. (Assessoria do Festival -3624.5331)

Nenhum comentário:

Postar um comentário