sexta-feira, 18 de abril de 2008

CINECUCA INSPIRA NOVOS CINECLUBES E COM O COLETIVO MILTON SANTOS DA UFSM DIVULGA CICLO DE CINEMA NACIONAL REALIZADO PELO CINE DAGEO 2008

Apoiado pela Coordenação do Curso de Geografia e pelo CUCA , que tem em seu programa audiovisual ações que englobam iniciativas voltadas para o cinema nas Universidades, como a criação de cineclubes e produção em cinema, na busca de aumentar o alcance geográfico e social das produções audiovisuais brasileiras e democratizar o acesso a esses bens, o CINE DAGEO convida a todos para conferirem seu ciclo nacional 2008.
.
BATISMO DE SANGUE
Direção: Helvécio Ratton
Roteiro: Helvécio Ratton, Dani Patarra
Gênero: Drama
Origem: Brasil/França
Duração: 110minutos
Sinopse: No final dos anos 60 no Brasil, um grupo de frades dominicanos, movidos por ideais cristãos, decide apoiar a luta armada contra a ditadura militar. Os frades são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde comete suicídio para se libertar deseus carrascos.
Comentarista: Diorge Alceno Konrad
10/04 -Quinta–feira – 17h30min
Auditório Sérgio Pires Prédio 17
.
.
.
.
.
.
.
.
.
TERRA EM TRANSE
Ano: 1967
Direção: Glauber Rocha
Gênero: Drama
Duração: 106minutos
Sinopse: Num país fictício chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo (Jardel Filho) oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder. Porfírio Diaz (Paulo Autran) é um líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado. Dom Felipe Vieira (José Lewgoy) é um político populista e Julio Fuentes (Paulo Gracindo), o dono de um império de comunicação. Em uma conversa com a militante Sara (Glauce Rocha), Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira tem os pré-requisitos para amissão. Grande clássico do Cinema Novo, o filme faz duras críticas à ditadura.
22/04 - Terça-feira -17h30min
Auditório Sérgio Pires Prédio 17
Comentarista: Narendranath da Costa
.
QUANTO VALE OU É POR QUILO?
Direção: Sérgio Bianchi
País: Brasil
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 110minutos
Sinopse: No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.
07/05 -Quarta-feira – 19 h
Auditório Sérgio Pires Prédio 17
Comentarista: Carlos Alberto da Rosa Maciel.
.
.
NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR
Direção: João Moreira Salles /Kátia Lun
Gênero: Documentário
Origem/ano: BRA-ESP/1999
Duração: 57min
Sinopse: Retrata o cotidiano dos moradores e traficantes do morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, em Notícias de uma Guerra Particular. Resultado de dois anos de entrevistas (entre 1997 e 1998) com personagens que estão de alguma forma envolvidos ou vêem de perto a rotina do tráfico, o documentário contrapõe a todo o momento as falas de traficantes, dos policiais e dos moradores. Notícias de uma Guerra Particular traz cenas desconcertantes, como o garoto de dez anos que diz ter prazer em estar perto da morte, o policial que se orgulha em matar, e as crianças que sabem de cor os nomes das armas e suas siglas.
19/05 - Segunda-feira - 19:00 hs
Auditório Sérgio Pires Prédio 17
Comentarista: Profº Cesar De David
.
ESPECIAL CURTAS-METRAGEM - Veja 3 dos 5 selecionados no 1º Edital Curta CUCA
.
29/05-QUINTA-FEIRA:17:30 HORAS
Auditório Sérgio Pires Prédio 17
.
Manual Rádio Livre (DF)
Direção: Tiago Machado Carneiro
Gênero: Documentário
Origem: Brasil
Duração: 18 min
Sinopse: O documentário traz um breve resumo do que pode ser uma Rádio Livre, existentes no mundo todo como um espaço de resistência diante da falida mídia comercial. O argumento é composto por diversos depoimentos de pessoas envolvidas com o movimento nacional de rádios livre, além de estudiosos da comunicação.
.
Reforma UniversitÁria (PE)
Documentário – 18min
Direção: Felipe Peres Calheiros
Sinopse:O documentário trata o tema da reforma universitária sob a atual perspectiva do ensino superior brasileiro. Num país em que 90% dos jovens entre 18 e 24 anos ainda estão fora das faculdades, a mudança dos rumos da nossa política educacional precisa ser encarada como prioridade.
.
Não é só uma Passagem (ES)
Documentário – 13 min
Direção: Igor Pontini
Vídeo-documentário que narra os 4 dias de manifestação dos estudantes contra o aumento da tarifa do sistema de transporte público da Grande Vitória.
.
Comentaristas: Anderson Neves e Anderson Machado
.
O ingresso opcional é um quilo de alimento não-perecível. A atividade terá sempre comentaristas para os filmes. A participação nas atividades do ciclo renderá certificado de Atividade Complementar de Graduação (ACG).
.
Maiores informações dageoufsm@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário