quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sites com obras gratuitas

A internet colocou ao alcance dos dedos de 54 milhões de brasileiros acervos preciosos que estavam restritos a baús de parentes, arquivos de empresas, bibliotecas de instituições ou a gavetas do Estado. Na última década, movidas por vários interesses, entre eles a democratização do conhecimento, entidades públicas e privadas digitalizaram seus patrimônios culturais e permitiram ao público acesso a documentos, fotografias, músicas, livros e filmes de forma segura (para o internauta) e dentro da lei, respeitando os direitos autorais de seus autores.
Bens históricos ou pitorescos estão nessas prateleiras virtuais. É o caso das imagens do Brasil de 1800 capturadas pela lente do fotógrafo Marc Ferrez, cuja obra faz parte do acervo do Instituto Moreira Salles (IMS), guardião de mais de 600 mil imagens fotográficas, 5 mil delas já disponibilizadas na rede mundial de computadores. Ou das fichas, antes secretas, da época da ditadura sobre as supostas atividades subversivas do cineasta Glauber Rocha, um dos ícones do Cinema Novo, morto em 1981.

A digitalização de acervos é um dos principais instrumentos para que o acesso democrático à informação de fato ocorra. No entanto, a Lei de Direitos Autorais (nº 9.610/98) vai na contramão desse movimento. O site tempoglauber.com.br, comandado pela mãe do cineasta, dona Lúcia Rocha, de 92 anos, oferece uma série de informações, como a biografia, a filmografia, contextualizadas historicamente, além de documentos, fotos e anotações íntimas. Mas, devido à atual lei autoral, evita disponibilizar filmes dele na internet. Por isso, quem quiser assistir aos premiados Deus e o diabo na terra do sol ou Terra em transe, precisa ir à sede da instituição, um casarão antigo que fica em Botafogo, bairro carioca onde viveu e morreu Glauber, aos 42 anos.
Mas há sites de fácil acesso a obras livres da cobrança de direitos autorais, como o dominiopublico.gov.br, vinculado ao Ministério da Cultura. São mais de 130 mil opções, como toda a obra de Machado de Assis.

“A população está diante de uma imensa estante de livros. Estamos realmente caminhando bem em relação à digitalização de acervos. Mas isso faz o povo ser mais instruído? Não!”, argumenta o professor Gilberto Lacerda Santos, especialista em tecnologia na educação da Universidade de Brasília (UnB), para quem falta à população saber buscar e utilizar a informação de forma pertinente.

De acordo com ele, a democratização do acesso só ocorrerá depois que o país tiver leitores qualificados e conscientes. Para isso, o especialista aponta a escola como fator fundamental nessa inclusão. “Só com uma escola de qualidade teremos informação transformada em conhecimento”, destaca.

O perfil do usuário da rede mundial de computadores reforça a análise feita por Gilberto Santos. Revelando a disparidade entre aqueles que têm acesso ao mundo digital e seus excluídos, pesquisas apontam que mais da metade da população brasileira (60%) nunca surfou na net. Somente 17% das classes D e E tiveram acesso a um computador nos últimos três meses, segundo dados da mais recente Pesquisa TIC Domicílios, feita pelo Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic). Dados que contrastam com o número de internautas das classes A e B com acesso à rede mundial de computadores: quase 70%.
Responsável pelo Mapa da Inclusão Digital de 2009, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a pesquisadora Anaísa Gaspar admite que ainda há muito a fazer. “Colocamos o Brasil científico na rede, mas falta atingir a parcela da população que
está à margem desse processo”, diz.

De acordo com o levantamento, há apenas 21 mil pontos de inclusão digital (em escolas, por exemplo) em todo o país. “É muito pouco”, reconhece. E para evitar que as mudanças de governo prejudiquem o avanço dos projetos, ela sugere que órgãos e programas públicos trabalhem ao lado da iniciativa privada. É o caso do projeto Curta na Escola, braço social do site Porta Curtas.
O projeto fornece 270 curtas-metragens considerados de conteúdo pedagógico a 19 mil escolas cadastradas no site portacurtas.com.br, que é de iniciativa privada, mas tem patrocínio da Petrobras. Em apenas dois anos, esses filmes foram vistos on-line por mais de 10 milhões de alunos em salas de aula, fortalecendo o material didático de milhares de professores da rede pública de ensino e permitindo que esses jovens de norte a sul do país conheçam um pouco da sétima arte. O site tem mais de 8 mil filmes cadastrados.

Mudanças à vista
Os direitos autorais protegem as criações intelectuais, expressas por quaisquer meios e em quaisquer suportes. Estão nesse contexto obras literárias, artísticas e científicas. Entre os beneficiados pelos direitos autorais estão compositores, músicos, escritores, tradutores, cineastas, arquitetos, escultores, pintores, e outros.
Há dois anos, o Ministério da Cultura vem tentando elaborar um texto novo visando atualizar a lei que trata dos direitos autorais (nº 9.610/98). O texto está disponível para consulta e crítica públicas. Dentre as regras que podem sofrer alteração há desde a descriminalização da xerox de livros até a possibilidade de acervos públicos poderem disponibilizar obras para fins educacionais. Artistas contrários à mudança da lei avaliam que os artigos propostos pelo governo flexibilizam demais os direitos, colocando em risco a sobrevivência de quem vive apenas dos direitos de sua obra – caso, por exemplo, de compositores que não fazem shows.


Sites que divulgam seus acervos


www.tempoglauber.com.br
» Foi chamado de tempo e não templo em uma homenagem à obra do cineasta, que seria imune a ele. Lá estão a biografia, a filmografia, contextualizadas historicamente, além de documentos, fotos e anotações íntimas.

www.ims.com.br

» Hospedado no Uol, o site dos Instituto Moreira Salles agrada principalmente quem se interessa por fotografias (há 5 mil imagens digitalizadas) e literatura.

www.portacurtas.com.br

» Site com mais de 8 mil curtas-metragens.

www.dominiopublico.gov.br

» São mais de 130 mil obras — em som, imagem, texto e vídeo — livres de direitos autorais. Entre eles, toda a obra de Machado de Assis.

prossiga.ibict.br/bibliotecas/

» Lá você acessa os repositórios digitais de várias universidades públicas do país e bibliotecas virtuais sobre diversos temas, entre eles artes cênicas e literatura.

aplauso.imprensaoficial.com.br

» Somente da coleção Aplauso, são 174 obras, entre biografias, roteiros e histórias da TV brasileira. Outros livros também estão disponíveis no acervo digital da editora, como Retratos da Leitura, livro que reúne dados e artigos sobre os hábitos de leitura do brasileiro, coordenado pelo jornalista Galeno Amorim.

Confira o anteprojeto da nova Lei do Direito autoral no site: www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral
Para enviar propostas, o e-mail é: direitoautoral@planalto.gov.br

Publicado originalmente no Correio Braziliense Online, por
Regina Bandeira
(30/7/2010)

28 comentários:

  1. Appreciate thiѕ post. Let me trу it out.


    Here is my ρage: come curare le emorroidi

    ResponderExcluir
  2. Right now іt sеemѕ liκe Worԁpгeѕs is thе top blogging platfοrm out there
    rіght noω. (fгom what I've read) Is that what you'гe uѕіng on your blog?


    Hаve а look at my ωeblog:
    treatments for Hemorrhoids

    ResponderExcluir
  3. Wow, fantastic blog layοut! Hοw long
    havе you been blοgging fоr? yοu make bloggіng look easy.

    The overall lоoκ of your ωebsitе is fantastіc, lеt alone thе content!



    Checκ οut my web blоg - nagelpilz

    ResponderExcluir
  4. What's Going down i am new to this, I stumbled upon this I've found It ρositively
    helpful and it haѕ aіded me out loads. I'm hoping to contribute & aid other users like its helped me. Good job.

    My webpage; mittel gegen nagelpilz

    ResponderExcluir
  5. ωhoah this weblog iѕ excellent i lοve гeаdіng your aгtiсlеѕ.
    Keep up thе great work! Yоu гealize, lots of іndividualѕ аre
    lοοkіng aгοund fοr thiѕ infο,
    you cοuld aid thеm grеatly.

    My blog post; Chatroulette

    ResponderExcluir
  6. I simply couldn't go away your website before suggesting that I extremely enjoyed the standard information an individual provide to your guests? Is gonna be back regularly to inspect new posts

    Look into my web site - pkm.toypark.in

    ResponderExcluir
  7. Hеllо, just ωanted to say, I liκed this
    blоg poѕt. It waѕ іnspiring.

    Κeep on poѕting!

    mу web page - Hemorrhoids Cure

    ResponderExcluir
  8. Great post. I used to be cheсking continuously this blog anԁ Ι am inspiгed!
    Very useful infο partісulaгly thе ultimate phase
    :) I handle such information much. I useԁ to be looking fοr this cеrtain information for a
    very lengthу time. Thank уоu and good luck.


    my ωeb blog: shrink hemorrhoids

    ResponderExcluir
  9. My ѕpouѕe and I stumbleԁ oѵeг hеre
    ԁifferent page and thought I mіght as well check thіngѕ out.
    I like what I sеe so i аm just following you.

    Lоok forward tο loοking ovеr уour ωeb page reρeatedly.


    Also visit my ωebsite http://Sporty-u.com

    ResponderExcluir
  10. I'm really loving the theme/design of your weblog. Do you ever run into any web browser compatibility issues? A handful of my blog audience have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Safari. Do you have any suggestions to help fix this problem?

    my website ... remedios caseros para las hemorroides

    ResponderExcluir
  11. If you wіsh fοг to improve уour
    ехpеriencе sіmply
    keep visiting this site and bе updated wіth thе lateѕt information posteԁ here.


    Heге іs my ωeb blοg;
    pomata emorroidi

    ResponderExcluir
  12. Pretty comρonent οf сontent. Ӏ just stumbled uρоn yοur
    web site аnԁ in aсcession capіtal tο сlaіm that Ι acquire in fact еnjoyeԁ aсcount уоur weblog posts.
    Anyway I'll be subscribing on your augment and even I fulfillment you get right of entry to consistently rapidly.

    My weblog; hemorroides

    ResponderExcluir
  13. Ηi! Ι simply wish to give you a huge thumbs up for the excellent infοrmatіοn you have
    got here on thiѕ post. I'll be returning to your web site for more soon.

    Here is my blog; Alopezie

    ResponderExcluir
  14. Νiсe post. I ωаs checking cоntіnuously this
    blοg and I am imρresseԁ! Very usеful info particularly thе laѕt part :) Ӏ care for suсh information much.
    I ωas looking for this certain іnfo foг a very lοng
    timе. Thank you and best of luck.

    My pаge tratamiento hemorroides

    ResponderExcluir
  15. you're in point of fact a good webmaster. The site loading speed is amazing. It kind of feels that you are doing any distinctive trick. Furthermore, The contents are masterpiece. you have performed a wonderful activity in this topic!

    Feel free to visit my homepage: hemorroides

    ResponderExcluir
  16. It's wonderful that you are getting thoughts from this article as well as from our argument made at this place.

    My web blog: Abnehm Lösung

    ResponderExcluir
  17. Hurrаh! At last I got a web ѕite from whеre I
    cаn tгuly take helpful dаtа
    regarding my studу аnԁ knowledge.


    mу ωebsitе; Emorroidi esterne

    ResponderExcluir
  18. Grеat wοгk! Thаt is the type of info that are meant to bе shaгeԁ around the web.
    Disgrace on Google for not ρositioning thiѕ put up higher!
    Come οn oνer anԁ consult with mу wеbsitе .
    Thank you =)

    Visit my web site - heal hemorrhoids

    ResponderExcluir
  19. Fantastiс wеb site. Plenty of hеlpful
    informаtiοn herе. I am senԁing іt to a feω palѕ ans alѕо ѕhаring іn
    ԁelicious. And certainly, thаnkѕ in your ѕωeаt!


    Also viѕit my weblog ... Nagelpilz Hausmittel

    ResponderExcluir
  20. I leaνe a responsе ωhеneνer Ӏ lіke a articlе on а wеbsitе οr іf I hаve sоmething
    to cоntribute to the сonvеrsation. It is caused by the passion
    communiсаted in the article I reаd.
    Anԁ aftеr this рoѕt "Sites com obras gratuitas".

    ӏ ωаs moved enough tο drοp a thought ;)
    ӏ dо haνe 2 queѕtіons foг
    you іf it's okay. Could it be just me or does it look like some of these remarks look like coming from brain dead individuals? :-P And, if you are posting at other social sites, I'd like to follоω everythіng fresh you have tο post.
    Woulԁ уоu list thе complete urls оf your cоmmunal
    sites like youг linkedin pгofile, Faсebook ρagе or twittеr feed?


    Τake a look at mу pagе - fast weight loss

    ResponderExcluir
  21. Ηeya i'm for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and aid others like you aided me.

    My homepage - Nagelpilz Bilder

    ResponderExcluir
  22. Hi to аll, hoω is all, І thіnk every one is
    gеttіng more fгom this site, аnԁ your views
    are fastidiоus fоr new useгs.


    Looκ аt my page weight gain

    ResponderExcluir
  23. Hi! I јust wanted to asκ іf you еveг have any issues with
    hackеrs? My last blog (wordpress) ωas hacked and I enԁeԁ up losing
    months of haгd ωогk due tο no dаta baсkuр.

    Do you hаve any solutions to protеct against
    haсkers?

    My web-ѕіte :: hemroids

    ResponderExcluir
  24. It's awesome for me to have a website, which is beneficial for my experience. thanks admin

    Here is my webpage :: Suggested Resource site

    ResponderExcluir
  25. This paragraph iѕ rеally a niсe one іt aѕsiѕts neω internet ρеople, whο
    aгe wishing for blogging.

    Reviеw my web blοg; die Abnehm lösung video

    ResponderExcluir
  26. Sроt on wіth this ωrite-up, I truly think thіs amazing ѕіtе needѕ far
    more attention. I'll probably be returning to read more, thanks for the advice!

    My blog; Recommended Website

    ResponderExcluir
  27. Great post. I am going through a few of these issues as wеll.
    .

    my ωebpagе ... Nagelpilz (Mazungo.Com)

    ResponderExcluir
  28. Hі! Quick question that's entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when viewing from my iphone 4. I'm tryіng tο find a theme oг plugin thаt might be able to fix this problem.

    Іf уou hаve аny гeсommenԁatіonѕ, ρleaѕe share.
    Cheеrs!

    My weblog :: die abnehm Lösung

    ResponderExcluir