terça-feira, 25 de março de 2008

CURSOS CTAV-NE

O Centro Técnico Audiovisual do Nordeste - CTAV-NE dá início ao processo de formação de profissionais do audiovisual da região.
.
A implantação do núcleo de produção audiovisual do Nordeste, com a instalação do CTAV-NE, veio atender não só às necessidades de equipamentos para a produção audiovisual da região, mas também contribuir com a qualificação dos profissionais locais através do seu eixo de formação. A partir de abril de 2008, o CTAV-NE realizará diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento necessários ao desenvolvimento da atividade cinematográfica na região. Os cursos serão gratuitos e facilitados por profissionais de diversas partes do país.
.
1- ASSISTÊNCIA DE CÂMERA 35mm (curso 1)
Facilitador: Hamilton Oliveira – BA
Hamilton Oliveira é um experiente diretor de fotografia com trajetória no cinema e na televisão, suas últimas realizações em longa foram os filmes "Esses Moços", de José Araripe, "Eu Me Lembro", de Edgard Navarro. Além de ter ministrado vários cursos e oficinas de formação na área.
.
O curso tem por objetivo qualificar como Assistentes de Câmera em 35 mm, profissionais que já atuem no mercado audiovisual regional, facilitando a realização de produções locais, que precisam trazer de fora esse profissional tão importante para a produção cinematográfica. O seu conteúdo programático vai desde n oções básicas de iluminação para cinema, a câmera de cinema, foco e movimentos de câmera até os procedimentos de filmagem.
Inscrição: 18 a 29 de Março de 2008
Resultado: 01 de abril de 2008
Realização do curso: 7 a 12 de Abril de 2008
Nº de Vagas: 15
.
2- CHEFE DE ELETRICISTA – LIGHTING GAFFER
Facilitador: Álvaro Brito - SP
Álvaro Brito é chefe de eletricista, iluminador, professor de iluminação do Senac SP e consultor técnico. No audiovisual trabalhou em diversos filmes, entre eles "Alice" de Chico Teixeira e "De Passagem" de Ricardo Elias.
.
O curso de chefe de eletricista vem preencher uma importante lacuna na formação desse profissional na região, que se encontra em desvantagem em relação à capacitação de outras funções. Estão previstas aulas práticas e teóricas com a utilização de equipamentos necessários no dia-dia dos melhores profissionais de elétrica no audiovisual da atualidade.
Inscrição: 31 de Março a 5 de Abril de 2008
Resultado: 8 de Abril de 2008
Realização do curso: 14 a 19 de Abril de 2008
Nº de Vagas: 10
.
3- DESENHO DE SOM – CAPTAÇÃO
Facilitador: Nicolas Hallet - Bélgica
Nicolas Hallet é diretor, roteirista e técnico de som, formado em Cinema e Vídeo na Academie de Beaux Arts de Bruxelles, na Bélgica. Ministra cursos de captação de som desde 1999 no Brasil. Já trabalhou em dezenas de filmes, dentre eles: "Pau Brasil", de Fernando Bélens; "KFZ 1348" de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, recebeu o prêmio de melhor som no Festival Cine Ceará de 2005 pelo áudio do filme "Entre Paredes", de Eric Laurence. O curso de Desenho de Som – Captação, tem como objetivo o aprimoramento dos profissionais de áudio da região e tratará de conteúdos que vão desde a arte da captação até noções de física do som e acústica, o processo de gravação e suas adversidades, a importância de um projeto sonoro e a passagem do analógico para o digital.
Inscrição: 21 a 26 de Abril de 2008
Resultado: 29 de Abril de 2008
Realização do curso: 5 a 10 de Maio de 2008
Nº de Vagas: 15
.
4- MONTAGEM
Facilitadora: Karen Harley – PE
Karen Harley é pernambucana radicada no Rio de Janeiro, realizadora e montadora de cinema. Montou, entre outros, os filmes: "Cinema, Aspirinas e Urubus", "Baixio das Bestas", "Janela da Alma", "Hercules 56" e a "A Festa da Menina Morta".
O curso busca aprofundar o conhecimento sobre montagem cinematográfica e analisar a sua importância para a construção da narrativa do filme. Serão dadas aulas teóricas, com apresentação de trechos de filmes para apreciação e análise e aulas práticas em programa de edição não linear, Final Cut Pro.
Inscrição: 21 a 26 de Abril de 2008
Resultado: 30 de Abril de 2008
Realização do curso: 5 a 9 de Maio de 2008
Nº de Vagas: 15
.
5- ASSISTÊNCIA DE CÂMERA 35mm (curso 2)
Facilitadora: Andréa Scansani – SC
Andréa Scansani é Diretora de Fotografia; Formada pela ECA/USP em Cinema e Vídeo com especialização em Fotografia Cinematográfica; Especialização em Cinematografia na Escola de Drama e Cinema de Budapeste, Hungria; mestranda no Instituto de Artes da UNICAMP, Docente do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina; Ministrante do curso de assistência e operação de câmera desde 2000.
.
O segundo curso de Assistência de Câmera em 35 mm tem como proposta traçar uma visão completa das funções do assistente e operador de câmera relacionando-o com a equipe de fotografia, e tratará desde as noções básicas de fotografia e formação da imagem, passando pela instrumentalização técnica do equipamento a ser utilizado. E a parte prática: montagem e desmontagem da câmera e acessórios, testes filmados de estabilidade e paralaxe, pratica de movimentos e acompanhamento de foco, carregar e descarregar chassi, organizar o material sensível, organizar o equipamento para retirada e devolução na locadora e analisar os resultados dos testes.
Inscrição: 28 de Abril a 3 de Maio de 2008
Resultado: 6 de Maio de 2008
Realização do curso: 12 a 19 de Maio de 2008 - Nº de Vagas: 15
.
6- DESENHO DE SOM – FINALIZAÇÃO
Facilitador: Armando Torres
Armando Torres é sound designer e trabalhou em diversos filmes como: "Meu nome não é Johnny", "Tropa de Elite", "O Passado", "Cidade dos Homens", "Baixio das Bestas", "O ano que meus pais saíram de férias", "Cinema, aspirinas e urubus", "O cheiro do ralo", "Amarelo Manga", "Lavoura Arcaica", e em diversas obras para televisão, como a mini-série "A Pedra do Reino".
O curso será um básico de edição de som para cinema e televisão, destacando os itens:
Desenho de som para cinema, mixagem para cinema e televisão, diferenças entre mixar para cinema e mixar para televisão e os sistemas de exibição para cinema: Dolby Digital-Dolby Sr-Thx-Sdds e Digital Cine.
Inscrição: 30 de Junho a 5 de Julho de 2008
Resultado: 8 de Julho de 2008
Realização do curso: 14 a 18 de Julho de 2008
Nº de vagas: 15
.
7- CENOGRAFIA PARA CINEMA
Facilitador: Carlos Arthur Liuzzi- RJ
Carlos Arthur Liuzzi é arquiteto, fotógrafo, cenógrafo e diretor de arte com ampla formação acadêmica e experiência profissional. No cinema, fez a direção de arte de filmes como "Matou a família e foi ao cinema" de Neville de Almeida e "Lembranças do Futuro", de Ana Maria Magalhães. Na televisão fez a direção de arte do seriado "Mulher" e no Teatro a cenografia de "O Analista de Bagé", de Paulo César Pereio, só para citar alguns exemplos. O Curso de Cenografia para cinema irá tratar da formação da imagem moderna : arte- fotografia-cinema, cinema e realidade, cinema e teatro, arquitetura e cenografia, cenografia como força dramática, decupagem para um projeto cenográfico, mobiliário - iluminação e objetos de cena e a formação da equipe de cenografia. Além da execução de um projeto cenográfico para cinema, pondo em prática a matéria teórica comentada em sala.
Inscrição: 7 a 12 de Julho de 2008
Resultado:15 de Julho de 2008
Realização do curso: 21 de Julho a 2 de agosto de 2008
Nº de Vagas: 32
.
.
COMO SE INSCREVER:
Para se inscrever, os candidatos deverão enviar uma carta de intenções e seu currículo para ctavne@fundaj.gov.br,ctavne@gmail.com, os alunos serão selecionados pelos professores de cada curso e a divulgação será feita pelo site da Fundajwww.fundaj.gov.br. e pelo site da Fundarpe www.cultura.pe.gov.br ou www.fundarpe.pe.gov.br
.
EQUIPAMENTOS:
O CTAv-NE dispõe de uma câmera Aaton 35mm, uma câmera digital Sony HD, lentes, acessórios e uma ilha de edição HD com Final Cut. Os equipamentos podem ser utilizados gratuitamente por profissionais independentes, mediante inscrição de projeto educativo/cultural através do preenchimento de formulários disponíveis na página
www.fundaj.gov.br , ícone do CTAv-NE, e enviados para:
.
Fundação Joaquim Nabuco – CTAv NE
Rua Henrique Dias, 609 – Derby
Recife-PE 52010-100
Tel/fax.81 3073 6719 - 3073 6720
.
Os primeiros cursos são realizados pela Fundação Joaquim Nabuco – Diretoria de Cultura, com o patrocínio da FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, e a produção executiva da Associação Reviva . A itinerância dos mesmos cursos para outras capitais do Nordeste já está sendo negociada pela Fundação Joaquim Nabuco, através da Diretoria de Cultura em parceria com seus estados

Nenhum comentário:

Postar um comentário