quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cultura e Juventude

No início de maio, uma comitiva brasileira de artistas, produtores e pesquisadores da cultura no estado de Minas Gerais participou do festival “Romerias de Maio”, que aconteceu na cidade de Holguin, Cuba, com a presença de instituições governamentais e não governamentais, intelectuais e artistas de todo mundo. A interlocução da ONG mineira Contato e do Centro Cultural Casa África - sediado em Belo Horizonte sob coordenação do senegalês Ibrahima Gaye – com os cubanos daAssociação Hermanos Saiz, resultou em um acordo para intercâmbio em projetos de cultura e juventude entre os três países, que deverá ser estendido, em breve, a organizações parceiras na Espanha, França, Venezuela e Panamá.

 

A iniciativa, que leva o nome de “Programa Cultura e Juventude” tem objetivo de integrar setores independentes da cultura da América Latina, África e Europa, com troca de conhecimentos, experiências, residências criativas de artistas dos países participantes e co-produção em trabalhos de áudio-visual e música.

 

No próximo mês de setembro, a ONG Contato e o Centro Cultural Casa África irão apresentar e desenvolver o “Programa Cultura e Juventude” em Córdoba, Espanha, durante o festival cultural Eutopia. Em dezembro, as duas entidades participam do Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN) em Dakar, capital do Senegal.

 

MINEIROS SÃO DESTAQUE EM FESTIVAL CUBANO

Além dos acordos internacionais na área de cultura e juventude, a delegação de Minas Gerais que esteve no festival “Romerias de Mayo” participou de diversas outras atividades na cidade de Holguin e na capital cubana, Havana. Apresentaram-se os músicos Maurício Tizumba, Vander Lee, Flávio Henrique, Vitor Santana e Regina Souza; o cineasta Cris Azzi; o fotógrafo Fernando Libânio; o artista visual e designer Fred Paulino; além do pesquisador da Universidade Federal de Ouro Preto Erisvaldo Pereira dos Santos, que ministrou uma palestra sobre cultura negra e religiosidade entre Cuba e Brasil.

SOBRE A ONG CONTATO – CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE
A ONG "Contato - Centro de Referência da Juventude" é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2001, em Belo Horizonte, voltada para a realização de projetos e ações que visem à formação e capacitação profissional de jovens através da cultura, assim como sua conscientização política pautada na cidadania e nos direitos humanos. Estão entre as principais atividades do Contato: inclusão digital, formação integral em cinema e audiovisual, música e geração de renda através da Cooperativa de Jovens do Aglomerado da Serra (Coojovens) que hoje trabalha com uma oficina de cerâmica e um tele-centro de informática.

SOBRE O CENTRO CULTURAL CASA AFRICA
Com sede em Belo Horizonte, o Centro Cultural Casa África (CCCA) surgiu em setembro de 2003, idealizado pelo senegalês Ibrahima Gaye. A missão do CCCA é promover, divulgar e difundir a cultura africana e afro-brasileira em todas as suas formas e manifestações. Para tanto, são desenvolvidas atividades sócio-culturais e educacionais, junto à comunidade, como palestras, exposições, espetáculos, seminários e outros projetos que buscam a construção de culturas coletivas. O resultado dessas ações desvenda, invariavelmente, a contribuição dos povos africanos na construção de uma identidade cultural brasileira.

No CCCA, são desenvolvidas atividades sócio-culturais e educacionais, junto à comunidade, como palestras, exposições, espetáculos, seminários e outros projetos que buscam a construção de culturas coletivas. O resultado dessas ações desvenda, invariavelmente, a contribuição dos povos africanos na construção de uma identidade cultural brasileira. A Casa África é a somatória de todos os projetos já desenvolvidos pelo seu idealizador desde 1999, que culminou num centro de referência da cultura africana no Estado de Minas Gerais. Sendo assim, é um espaço de comunhão dos povos e de descobrimento mútuo das culturas, de oportunidades, de relacionamentos e de desenvolvimento econômico, no fortalecimento das relações humanas.



SUGESTÃO DE ENTREVISTAS:

Helder Quiroga – Representante da Ong Contato, Cineasta e produtor cultural

Vitor Santana – Representante da Ong Contato, Músico e compositor

Ibrahima Gaye – Senegalês, coordenador do Centro Cultural Casa África 

 ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Fumaça Corp. Jornalismo e Assessoria
Artênius Daniel, Rafael Minoro e Vinicius Resende 
(31) 3309.6071 / 3309.6031 /  9401.08.28 / 9795.7171 / 8833.9406
contato@fumacacorp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário