quarta-feira, 17 de junho de 2009

4ª CineOP

Chegando à sua quarta edição, a  CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto exibirá este ano 71 filmes - longas, médias e curtas digitais e em película- em 31 sessões distribuídas por três diferentes espaços da cidade. Como pioneira no circuito de festivais a destacar em sua programação o patrimônio fílmico brasileiro através de exibições de clássicos de nossa cinematografia e de obras restauradas, a 4ª CineOP abre suas portas e telas este ano para a produção histórica dos anos 70. A grande novidade, entretanto, estará nas atividades e convidados internacionais, que prestigiam o evento como parte das comemorações do Ano da França no Brasil.
O projeto Le Rendez-Vous du Sam’di Soir, que já foi realizado com sucesso em diversas cidades francesas, terá sua primeira exibição pública no Brasil na 4ª CineOP, antes de realizar uma série de apresentações pelo Brasil. Concebido por Marco Pereira das Neves, Celine Benezeth e Máxime Roman, o programa consiste da exibição de três clássicos curta-metragens franceses – Sur un Air de Charleston (1926) e La Petite Marchande d’Allumettes (1928), de Jean Renoir, e Entr’acte (1924), de René Clair – com acompanhamento musical ao vivo, em uma sessão que remete à tradição do cinema mudo do início do século XX. A apresentação ocorrerá no dia 21 de junho, domingo, às 20h30, no Cine Vila Rica.
Parte da programação deste ano da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o 4º Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória traz uma série de debates e palestras sobre a história e preservação do patrimônio cinematográfico, entre eles uma mesa composta por representantes franceses de diversas instituições relacionadas ao cinema na França, que virão a Ouro Preto para compartilhar suas experiências com os profissionais brasileiros reunidos no Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros.
Laurent BISMUTH, chefe do Serviço de Análise e Gestão Documental dos Arquivos Franceses do Filme (AFF), departamento do Centro Nacional de Cinematografia (CNC) da França (o equivalente à nossa Ancine), irá apresentar a palestra História e Atualidade dos Arquivos Franceses do Filme. Já Camille BLOT-WELLENS, Diretora de Coleções de Filmes da Cinemateca Francesa e responsável pela restauração dos filmes de F.W. Murnau, irá compartilhar sua experiência com o público brasileiro na palestra A Problemática da Preservação e Restauração de Filmes pela Ótica da História das Técnicas Cinematográficas. Completa a participação na mesa Catherine FAUDRY, representante da Maison de France e responsável pela cinemateca do Consulado da França no Brasil.
***
A 4ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto ocorrerá de 18 a 23 de junho com exibições em três espaços da cidade – o Centro de Convenções, onde será instalada a sede do evento e o Cine-Teatro (500 lugares); a Praça Tiradentes, com o Cine-Praça (1000 lugares) e o precioso Cine Vila Rica (500 lugares), fundado em 1957 e, ainda hoje, uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.
Toda programação é oferecida gratuitamente ao público
Informações para o público:
(31) 3282.2366 – Universo Produção      site oficial: 
www.cineop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário