sábado, 7 de novembro de 2009

UNIBAN EXPULSA ESTUDANTE QUE USA VESTIDO CURTO

"A educação se faz com atitude e não com complacência"

A expulsão de Geisy Arruda da universidade revela muito do que pensam as grandes corporações de interesse privado, travestidas de instituição de ensino. Geisy foi violentada com xingamentos nos corredores da universidade por usar um vestido curto.

São assustadoras as justificativas apresentadas na nota divulgada à imprensa, antes mesmo de a própria estudante que foi expulsa ser comunicada. A nota diz que a estudante "desrespeitou os princípios éticos, a dignidade acadêmica e a moralidade". A universidade nada diz a respeito dos princípios éticos, da dignidade acadêmica e da moralidade dos que violentaram e humilharam a jovem . A própria nota explica que a atitude do bando que a perseguiu, foi motivada pelo sentimento de"defesa do ambiente escolar".

O título da nota divulgada pela UNIBAN, diz que "educação não se faz com complacência". A pergunta que se faz é, diante de que a universidade é complacente? Num episódio recente, e que também ganhou notoriedade no youtube, uma estudante deste mesmo campus da UNIBAN foi atropelada por uma outra estudante, que muito intolerante, jogou o carro sobre um grupo que se manifestava contra o sistema de avaliação da universidade. Neste caso, a acusada se passou por vítima, por ter se ferido pela reação, também inconsequente de alguns estudantes indignados com a atitude da motorista que atropelou a colega. Neste caso, a UNIBAN nada fez, como também não atendeu as reivindicações dos manifestantes.

O caso da Geisy é ainda mais grave, pois submete ao papel de acusada, a pessoa que está sendo vítima. E a universidade se declara tão complacente com a atitude dos boçais, ao ponto de subscrever sobre um suposto alerta que a jovem havia sofrido antes de ser achincalhada. A UNIBAN não revela se o alerta foi dado por dirigentes da instituição ou por alguém pertencente ao bando que agrediu a estudante. O fato é que segundo a declaração da universidade, Geisy é a principal culpada pelo ocorrido, devido sua "forma de se portar, de falar, de cruzar a perna e de caminhar". E não pára por aí. Geisy ainda é acusada de vestir "trajes inadequados", que segundo a cartilha da UNIBAN "indica uma postura incompatível com o ambiente".

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário