quarta-feira, 17 de junho de 2009

4ª CineOP

Chegando à sua quarta edição, a  CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto exibirá este ano 71 filmes - longas, médias e curtas digitais e em película- em 31 sessões distribuídas por três diferentes espaços da cidade. Como pioneira no circuito de festivais a destacar em sua programação o patrimônio fílmico brasileiro através de exibições de clássicos de nossa cinematografia e de obras restauradas, a 4ª CineOP abre suas portas e telas este ano para a produção histórica dos anos 70. A grande novidade, entretanto, estará nas atividades e convidados internacionais, que prestigiam o evento como parte das comemorações do Ano da França no Brasil.
O projeto Le Rendez-Vous du Sam’di Soir, que já foi realizado com sucesso em diversas cidades francesas, terá sua primeira exibição pública no Brasil na 4ª CineOP, antes de realizar uma série de apresentações pelo Brasil. Concebido por Marco Pereira das Neves, Celine Benezeth e Máxime Roman, o programa consiste da exibição de três clássicos curta-metragens franceses – Sur un Air de Charleston (1926) e La Petite Marchande d’Allumettes (1928), de Jean Renoir, e Entr’acte (1924), de René Clair – com acompanhamento musical ao vivo, em uma sessão que remete à tradição do cinema mudo do início do século XX. A apresentação ocorrerá no dia 21 de junho, domingo, às 20h30, no Cine Vila Rica.
Parte da programação deste ano da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, o 4º Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória traz uma série de debates e palestras sobre a história e preservação do patrimônio cinematográfico, entre eles uma mesa composta por representantes franceses de diversas instituições relacionadas ao cinema na França, que virão a Ouro Preto para compartilhar suas experiências com os profissionais brasileiros reunidos no Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros.
Laurent BISMUTH, chefe do Serviço de Análise e Gestão Documental dos Arquivos Franceses do Filme (AFF), departamento do Centro Nacional de Cinematografia (CNC) da França (o equivalente à nossa Ancine), irá apresentar a palestra História e Atualidade dos Arquivos Franceses do Filme. Já Camille BLOT-WELLENS, Diretora de Coleções de Filmes da Cinemateca Francesa e responsável pela restauração dos filmes de F.W. Murnau, irá compartilhar sua experiência com o público brasileiro na palestra A Problemática da Preservação e Restauração de Filmes pela Ótica da História das Técnicas Cinematográficas. Completa a participação na mesa Catherine FAUDRY, representante da Maison de France e responsável pela cinemateca do Consulado da França no Brasil.
***
A 4ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto ocorrerá de 18 a 23 de junho com exibições em três espaços da cidade – o Centro de Convenções, onde será instalada a sede do evento e o Cine-Teatro (500 lugares); a Praça Tiradentes, com o Cine-Praça (1000 lugares) e o precioso Cine Vila Rica (500 lugares), fundado em 1957 e, ainda hoje, uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.
Toda programação é oferecida gratuitamente ao público
Informações para o público:
(31) 3282.2366 – Universo Produção      site oficial: 
www.cineop.com.br

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cultura e Juventude

No início de maio, uma comitiva brasileira de artistas, produtores e pesquisadores da cultura no estado de Minas Gerais participou do festival “Romerias de Maio”, que aconteceu na cidade de Holguin, Cuba, com a presença de instituições governamentais e não governamentais, intelectuais e artistas de todo mundo. A interlocução da ONG mineira Contato e do Centro Cultural Casa África - sediado em Belo Horizonte sob coordenação do senegalês Ibrahima Gaye – com os cubanos daAssociação Hermanos Saiz, resultou em um acordo para intercâmbio em projetos de cultura e juventude entre os três países, que deverá ser estendido, em breve, a organizações parceiras na Espanha, França, Venezuela e Panamá.

 

A iniciativa, que leva o nome de “Programa Cultura e Juventude” tem objetivo de integrar setores independentes da cultura da América Latina, África e Europa, com troca de conhecimentos, experiências, residências criativas de artistas dos países participantes e co-produção em trabalhos de áudio-visual e música.

 

No próximo mês de setembro, a ONG Contato e o Centro Cultural Casa África irão apresentar e desenvolver o “Programa Cultura e Juventude” em Córdoba, Espanha, durante o festival cultural Eutopia. Em dezembro, as duas entidades participam do Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN) em Dakar, capital do Senegal.

 

MINEIROS SÃO DESTAQUE EM FESTIVAL CUBANO

Além dos acordos internacionais na área de cultura e juventude, a delegação de Minas Gerais que esteve no festival “Romerias de Mayo” participou de diversas outras atividades na cidade de Holguin e na capital cubana, Havana. Apresentaram-se os músicos Maurício Tizumba, Vander Lee, Flávio Henrique, Vitor Santana e Regina Souza; o cineasta Cris Azzi; o fotógrafo Fernando Libânio; o artista visual e designer Fred Paulino; além do pesquisador da Universidade Federal de Ouro Preto Erisvaldo Pereira dos Santos, que ministrou uma palestra sobre cultura negra e religiosidade entre Cuba e Brasil.

SOBRE A ONG CONTATO – CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE
A ONG "Contato - Centro de Referência da Juventude" é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2001, em Belo Horizonte, voltada para a realização de projetos e ações que visem à formação e capacitação profissional de jovens através da cultura, assim como sua conscientização política pautada na cidadania e nos direitos humanos. Estão entre as principais atividades do Contato: inclusão digital, formação integral em cinema e audiovisual, música e geração de renda através da Cooperativa de Jovens do Aglomerado da Serra (Coojovens) que hoje trabalha com uma oficina de cerâmica e um tele-centro de informática.

SOBRE O CENTRO CULTURAL CASA AFRICA
Com sede em Belo Horizonte, o Centro Cultural Casa África (CCCA) surgiu em setembro de 2003, idealizado pelo senegalês Ibrahima Gaye. A missão do CCCA é promover, divulgar e difundir a cultura africana e afro-brasileira em todas as suas formas e manifestações. Para tanto, são desenvolvidas atividades sócio-culturais e educacionais, junto à comunidade, como palestras, exposições, espetáculos, seminários e outros projetos que buscam a construção de culturas coletivas. O resultado dessas ações desvenda, invariavelmente, a contribuição dos povos africanos na construção de uma identidade cultural brasileira.

No CCCA, são desenvolvidas atividades sócio-culturais e educacionais, junto à comunidade, como palestras, exposições, espetáculos, seminários e outros projetos que buscam a construção de culturas coletivas. O resultado dessas ações desvenda, invariavelmente, a contribuição dos povos africanos na construção de uma identidade cultural brasileira. A Casa África é a somatória de todos os projetos já desenvolvidos pelo seu idealizador desde 1999, que culminou num centro de referência da cultura africana no Estado de Minas Gerais. Sendo assim, é um espaço de comunhão dos povos e de descobrimento mútuo das culturas, de oportunidades, de relacionamentos e de desenvolvimento econômico, no fortalecimento das relações humanas.



SUGESTÃO DE ENTREVISTAS:

Helder Quiroga – Representante da Ong Contato, Cineasta e produtor cultural

Vitor Santana – Representante da Ong Contato, Músico e compositor

Ibrahima Gaye – Senegalês, coordenador do Centro Cultural Casa África 

 ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Fumaça Corp. Jornalismo e Assessoria
Artênius Daniel, Rafael Minoro e Vinicius Resende 
(31) 3309.6071 / 3309.6031 /  9401.08.28 / 9795.7171 / 8833.9406
contato@fumacacorp.com.br

quinta-feira, 4 de junho de 2009

PRAIA DO FLAMENGO, 132:

O espaço sede da União Nacional dos Estudantes entra na programação do Viradão Carioca trabalhando temas como Cultura; Arte; Educação; Juventude; unindo a galera nas suas diversas linguagens.

 

PROGRAMAÇÃO: 

(entrada franca)

 

SABADO/ 06 de junho:

12h as 18h: Intervenção Urbana – Graffitt e Stencil

O coletivo de artistas do PIA (projeto de interferência ambiental) convida artistas plásticos e grafiteiros parceiros para trabalhar com técnicas de Graffitti e Stencil nas paredes e muros do espaço; despertando a criatividade de seus autores e a imaginação de quem passa por lá.

18:30h Cineclube CUCA da UNE

 A Casa do Poder Jovem + Longa metragem “L.A.P.A.”

A CASA DO PODER JOVEM

Gênero: DOCUMENTÁRIO; 15 minutos

Sinopse: Baseado no Livro O Poder Jovem; de Arthur Poerner.. O curta documentário apresenta a trajetória do espaço sede da União Nacional dos Estudantes - UNE que, após pertencer ao antigo Clube Germânica  (seu alvará fora cassado por manifestar apoio ao Eixo Nazi Fascista durante a 2ª Guerra Mundial), será incendiada durante a ditadura militar de 64 até ser novamente retomada pelos estudantes em Fevereiro de 2007.

Direção: ALESSANDRA STROPP, PAULA DAMASCENO, LUIS PARRAS

L.A.P.A.

Gênero: DOCUMENTÁRIO; 75 minutos

Sinopse: Bairro boêmio do Rio de Janeiro, tradicional reduto de sambistas. Hoje é também, ponto de encontro de MCs e do rap.

Direção: CAVI BORGES E EMÍLIO DOMINGOS

 

DOMINGO/ 07 de junho:

18:30h ESPETÁCULO TEATRAL

AS ULTIMASA HORAS DO CHE NA BOLÍVIA

Dir. John Vaz e grande elenco

20:00h: Cineclube CUCA da UNE

Cinejornal nº 05: Fórum Mundial de Educação e Rede dos Pontos de Cultura + Edifio Master

CINEJORNAL Nº05

Gênero: DOCUMENTÁRIO; 15 minutos

SinopseCinejornal são curta metragens documentais sobre cultura, política, arte, mobilização social e outros temas relacionados a juventude. Produzido e realizado por estudantes, sob o ponto de vista juvenil de ver o mundo.

Direção: ALESSANDRA STROPP E FELLIPE REDÓ

EDIFICIO MASTER

Genero: Documentário; 110 minutos

Sinopse: Depois de extensa pesquisa de Consuelo Lins, Cristiana Grumbach, Daniel Coutinho, Eliska Altman e Geraldo Pereira, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, durante uma semana. O prédio que fica a uma esquina da praia tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo, são 276 apartamentos conjugados, que abrigam cerca de 500 pessoas. Desse universo, 37 personagens foram escolhidos para protagonizar o filme.

Direção: EDUARDO COUTINHO

Programação completa pelo endereço: www.viradaocarioca.com

terça-feira, 2 de junho de 2009

arte e cotidiano

 GIA - GRUPO DE INTERFERÊNCIA AMBIENTAL é um coletivo de artistas visuais, designers e arte-educadores, formado há sete anos, em Salvador, Bahia. Através de suas ações que acontecem, principalmente, no espaço público, o GIA tenta aproximar arte e cotidiano, propondo experiências estéticas inesperadas, seguindo uma poética do efêmero e da precariedade.

O QG do GIA é um espaço híbrido de funções heterogêneas, no qual o grupo propõe uma experiência de imersão total. O lugar é construído através de ações e intervenções artísticas, trabalhos e encontros. O GIA, junto com o público, transforma e define este espaço a partir das funções que lhes são atribuídas oportunamente, como o próprio ato de habitá-lo. A ação tem a intenção de propiciar trocas e incentivar práticas colaborativas que interajam ao máximo com público, o espaço e o seu entorno, através de propostas criativas que estimulem o uso de suportes e meios não convencionais de expressão.

*******

O projeto QG no Pelô está sendo realizado com o apoio da SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA, através dos recursos do FUNDO DE CULTURA DA BAHIA em parceria com o IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia

 ______________________________________________________________________

SERVIÇO:

QG do GIA - QG do GIA no PELÔ

Data – 04 de junho, quinta-feira (abertura)

Local – Rua das Laranjeiras, nº 46 -Pelourinho
(casa azul em frente ao bar Ponto do Vital)

Horário - 19 h
Funcionamento: aberto de 04/junho a 04/agosto, 
sempre às quintas e sextas-feiras, a partir das 14 h

___________________________________________________________________________

Produção/Informações:                                                                                                                                                 Cada Macaco No Seu Galho Produções Culturais                                           
www.cadamacaco.com.br 
                                                                                                                                             

contato@cadamacaco.com.br