terça-feira, 19 de outubro de 2010

CULTURA UNE

O Espaço Cultura Urbana é uma iniciativa do Centro de Estudantes da Universidad Nacional de Tres de Febrero, e é mantido pelos estudantes de Gestão de Arte e Cultura. O espaço reúne artistas e produtores da universidade e da comunidade que desenvolvem trabalhos relacionados à cultura urbana e promove debate sobre cultura contemporânea.


O Espaço Cultura Urbana lançou neste mês de outubro o CUCA - Centro Universitario de Cultura y Arte. Com programação direcionada às crianças e jovens, o CUCA está presente em dois bairros de Buenos Aires, o Derqui e o Ejército de los Andes.

Hip-hop, graffiti, circo, teatro, estória e percussão são alguns ingredientes que temperam o caldo cultural do CUCA na Argentina. A organização luta para se consolidar como ponto de cultura e será um dos protagonistas da marcha do dia 1º de novembro pela criação do programa Pontos de Cultura.


A marcha

Produtores culturais da Argentina realizarão em 1º de novembro uma marcha pela criação do programa Pontos de Cultura no país.

Participam da campanha mais de 40 organizações que trabalham com arte, comunicação e cultura. Uma das metas desta rede é integrar-se com organizações da América Latina para promover iniciativas que tenham como princípio, a luta pela igualdade.

A proposta da lei se foca na necessidade de apoio técnico, legal e financeiro do estado às iniciativas culturais do país, dando conseqüência a aprovação do anteprojeto aprovado no Parlamento do Mercosul, que pretende regionalizar o programa Pontos de Cultura, criado no Brasil.


Parceira


Desde que despertou o interesse pela democratização dos bens culturais por parte de setores da cultura independente e até mesmo de agentes da Secretaria Nacional de Cultura da Presidência de la Nación, o equivalente ao MinC no Brasil, muitos ativistas da cultura argentina marcaram presença em eventos culturais no Brasil, como no Congresso Iberoamericano de Cultura, ocorrido em São Paulo e na Teia Fortaleza.

Recentemente, o Blog do CUCA divulgou a reunião preparatória para o ato de 1º de novembro dos articuladores da rede cultural argentina. Em breve entrevistaremos Emiliano Fuentes, um dos articuladores do movimento.

A TV CUCA fará a cobertura do evento, que apesar de acontecer apenas um dia depois da decisão presidencial no Brasil, terá a atenção dos parceiros do CUCA. Vale lembrar que a maioria do povo argentino torce pela continuidade das políticas recentes do Brasil, como a do próprio Ponto de Cultura. Recente pesquisa revelou que 51% do povo argentino torce para Dilma ser eleita no Brasil, enquanto José Serra amarga apenas 6% de popularidade. 42% disseram não ter opinião.

Qualquer semelhança entre o exército de viúvas do Carlos Menem e a do FHC não é mera coincidência.


Rafael Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário