terça-feira, 30 de setembro de 2008

BIENAL DA UEE-RJ: Mãos à obra!

REUNIÕES DE ÁREA MARCADA PARA DEBATER CONTEÚDO E EXECUÇÃO DE TRABALHO DA BIENAL
.
Depois de discutirmos o tema CULTURA XXI: ARTE EM NOVAS TECNOLOGIAS, apresentar o projeto da bienal e abrirmos o regulamento de inscrição de trabalhos a todos vamos agora arregaçar as mangas e colocar a mão na massa ou melhor no computador já que o tema é sugestivo para isso.
.
Serão montadas 10 equipes de trabalho no total que se reunirão entre os dias 29 de setembro até 10 de outubro (ver tabela abaixo). Todos os interessados em ajudar nessas tarefas podem participar das reuniões que são abertas e que acontecerão no terreno da UNE - Praia do Flamengo ,132.
.
As reuniões estão propostas da seguinte pauta:
.
- Informes vários- Mostra Estudantil ( inscrição de trabalhos, modificações necessárias no regulamento e proposta de curadoria)- Método e cronograma de trabalho - Conteúdo para os debates, oficinas e mostras convidadas
.
Semana 1
Segunda-feira - 29/9 - ComunicaçãoTerça-feira - 30/9 - Produção e estrutura Quarta-feira - 01/10 - Musica Quinta-feira - 02/10 - Artes visuaisSexta-feira - 03/10 - Literatura
.
Semana 2
Segunda-feira - 06/10 - Hip HopTerça-feira - 07/10 - Cinema e VídeoQuarta-feira - 08/10 - Artes CênicasQuinta-feira - 09/10 - Ciência e TecnologiaSexta-feira - 10/10 - Espaço CUCA
.
As reuniões acontecerão sempre com início as 19:30 e término as 22hs.
Local : Praia do Flamengo 132 - SEDE UNE/UBES
.
Maiores informações:
Guilherme Barcelos Coord. de area da Bienal UEE/RJ(21) 8547 4966
.

TEIA 2008

TEIA 2008
Iguais na diferença
A cultura viva reinventando o Brasil
Brasília será a sede da Teia 2008
.
Entre os dias 12 e 16 de novembro de 2008, Brasília será a sede do maiorencontro da diversidade cultural brasileira. Com sua multiplicidade de cores eexpressões, a TEIA montará suas tendas na capital do país, revelando a rica eintensa produção cultural de 800 pontos de cultura do programa Cultura Viva,do Ministério da Cultura (MinC), que contempla todas as regiões do país.
.
Neste ano, o cenário do grande encontro dos pontos de culturas se concentraráno Complexo Cultural da República, estendendo-se por toda a Esplanada dosMinistérios, com programações inclusive em pontos históricos e simbólicos dacultura nacional, como o Teatro Nacional e o Espaço Cultural da Funarte.
.
Já realizada na cidade de São Paulo, em 2006, e na capital mineira, BeloHorizonte, em 2007, a TEIA em sua terceira edição apresenta um importantediferencial: a organização do evento está a cargo da Comissão Nacional dosPontos de Cultura (CNPC), formada por representantes eleitos pelos própriosPontos de Cultura.
.
Além do tema "Iguais na diferença", que celebra os 60 anos da DeclaraçãoUniversal dos Direitos Humanos, o destaque desta edição vai para o segundoFórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), que reunirá um delegado de cadaponto de cultura do país, além das áreas temáticas e redes que compõem oprograma Cultura Viva e vários parceiros do programa.
.
Entre os principais objetivos do fórum, fortalecer o Sistema Nacional deCultura, consolidar a TEIA como espaço político-cultural dos Pontos deCultura, fomentar a construção de marcos legais que reconheça a autonomia e oprotagonismo cultural do povo brasileiro, além do debate em torno dos avançose desafios na gestão compartilhada do programa Cultura Viva.
.
Seminários, vivências e uma ampla agenda de apresentações artísticas tambémcoordenadas pelos Pontos fazem parte da programação da TEIA 2008. Para oencerramento, está previsto um cortejo rumo à Praça dos Três Poderes parauma "re-proclamação da república através da cultura". A manifestação resume oobjetivo do programa: relações mais democráticas na construção de um país justo e solidário.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pontão do CUCA da UNE é lançado com grande festa Em Manaus, Pontão de Cultura sai do papel e entra para a história

"A UNE e o CUCA estão cumprindo o seu papel, pois conseguem e estão conseguindo através dessa Caravana mobilizar o Brasil inteiro a ocupar os espaços com manifestações culturais das periferias do país. Manaus agradece por estarem aqui prestigiando a nossa cultura com o lançamento do Pontão CUCA da UNE", Lucimar Weil, do Ponto de Cultura Pé na TABA e representante do Amazonas na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
"A Caravana da UNE, que tradicionalmente sai às ruas e favor da educação, está inovando uma tradição ao trazer através da cultura o debate sobre temas diversificados para a juventude e para as comunidades do país" Danilo Moreira, presidente do CONJUVE – Conselho Nacional da Juventude.

.

"Trazer o lançamento do Pontão para a praça pública foi uma decisão muito acertada, pois traduz a interação que queremos construir entre universidade e comunidade.. E ter trazido para Manaus, mais ainda, uma vez que significa repensr os eixos culturais do Brasil, repensar por onde circula a cultura e por onde ela deve circular", Alexandre Santini, coordenador geral do Instituto CUCA da UNE.

.
"É com toda alegria que o Estado do Amazonas recebe o lançamento do Pontão de Cultura CUCA da UNE, pois é com educação, cultura, criatividade e sensibilidade que vamos tornar Manaus uma cidade cada vez melhor para se viver", Maria das Neves, presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas.

.
"O Pontão revive o nosso passado, trazendo a tona a consolidação do Centro de Cultura Popular, o CPC da UNE, que na década de 60 congregou artistas que mais tarde ocuparam a cena cultural nacional. A luta tanto da cultura como da educação caminha no sentido da construção de um Brasil onde todos estejam nas universidades e onde cultura seja um bem de todos e não de poucos", Lúcia Stumpf, presidente da União Nacional dos Estudantes, a UNE.

.
"Eventos como esse são extremamente importantes para a cidade. Nós acreditamos nisso, na arte, beleza, poesia e na cultura. Não é a toa que apoiamos desde o início a passagem da Caravaa da UNE por Manaus", Nelson Castro, 45, presidente do Clube da Literatura no Amazonas, o CLAM.

.
"Há três fatores fundamentais na vida: Arte, educação e esporte. E nós precisamos que a juventude esteja antenada nesses três aspectos para realizar de fato o progresso no nosso país. Daí a importância da juventude estar participando de um evento como esse, aqui no Largo São Sebastião", Miguel de Souza, 37, poeta do CLAM.

.
"O lançamento do Pontão aqui em Manaus é um momento que vai ficar para a hiistória. A interação entre vocês e nós é ponto fundamental para conseguirmos divulgar a riqueza do nosso Brasil", Olivensa, 39, artista plástico.

.
"Chegar no Aamazonas a gente sabe que é difícil, sair daqui também é muito difícil, por isso, a fato de o Pontão estar sendo lançado aqui em Manaus significa para nós o incentivo à produção cultural universitária e da comunidade, o início da nossa inserção na formação de gestores locais e o início de um intercâmbio maior entre a cultura daqui e sua riqueza com o resto do Brasil", Paulo Trindade, coordenador regional do CUCA - AM

.
Foi esse o sentimento que norteou toda a noite de festa em celebração ao lançamento do Pomtão de Cultura CUCA da UNE, no dia 22 de Setembro de 2008, em Manaus.

.
O palco montado no Centro da cidade, no Largo São Sebastião, ao lado do teatro Amazonas, retratou a diversidade e a riqueza da cultura do estado e de Manaus através de manifestações regionais como a dança do Corpo de Arte Contemporânea do Instituto de Educação do Amazonas, a apresentação do grupo Afro –Ameríndio, também do Amazonas e do grupo de teatro de rua do Rio de Janeiro, Tá Na Rua, além da banda Bequadro, de estudantes de música da UFAM, do ponto de cultura Pé na TABA e da cantora Márcia Siqueira. O DJ Tubarào embalou o som entre as apresentações e Jorge Mautner e Nelson Jacobina finalizaram a noite.

.
Estudantes universitários e secundaristas, membros da classe artística e da sociedade civil, representantes nacionais da juventude, malabaristas, artistas circenses e plásticos. Todos unidos pela rede, pelo sentimento comum de vontade de produção cultural, disponibilizacão e democratização do acesso a esses bens. Da emergencia em voltar a se produzir cultura de forma intense nas universidades e fazer com que os seus resultados transcendam os muros da academia.

.
Tudo junto na noite do dia 22 de Setembro, não por acaso. Pelo Pontão, que entra para a história de forma concreta, com o objetivo de canalizar tanto sentimento em ações práticas e nacionais que cumpram o papel de reconhecer, valorizar e potencializar a produção cultural brasileira e regional de cada estado do país.

Clique aqui para ver as fotos do lançamento do Pontão em Manaus!

.
Autor: Deborah Piha

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CUCA da UNE lança seu Pontão de Cultura

O objetivo é fazer circular a produção cultural entre os CUCA’s, além de fomentar a integração com a comunidade, promovendo assim, uma intensa troca entre a cultura erudita e popular . Assista o vídeo de lançamento do Pontão
.
Foi lançado na noite desta terça-feira (23) em Manaus, durante a passagem da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Pontão de Cultura CUCA da UNE.
.
O projeto é uma ação do Programa Cultura Viva que visa criar espaço e oportunidade para articulação entre os Pontos de Cultura, além de difundir ações culturais no âmbito regional, abrangendo diversas linguagens artísticas.
.
"Nossa proposta é que os pontos de cultura "invadam" as universidades, que as estruturas acadêmicas se deixem levar pelo cortejo da cultura popular, entrando na roda onde os diversos saberes delineiam suas diferenças, reafirmam suas particularidades e se oxigenem mutuamente", disse a coordenadora de comunicação do Instituto CUCA, Alessandra Stropp.
.
Atualmente a gravitam em torno do Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE 10 Pontos de Cultura: RJ, SP, RS, PR, MT, ES, BA, PE, PB e DF, além dos CUCA’s Amazonas, Rio Grande do Norte e Piauí. O objetivo do Pontão de Cultura é fazer circular a produção cultural entre esses centros, além de fomentar a integração com a comunidade local, promovendo assim, uma intensa troca entre a cultura erudita, acadêmica, e a cultura popular.
.
O projeto será realizado em duas fases: de setembro a dezembro de 2008 e de fevereiro a junho de 2009, tendo como pólos articuladores 13 universidades públicas do país: uma em cada estado onde funcionam os CUCA’s.
.
Um dos instrumentos utilizados para a consolidação da rede de cultura será a reapropriação da técnica do Cinejornal, tecnologia social de documentação utilizada pelo CUCA da UNE, nos diferentes estados e universidades. O projeto fomentará também a produção de conteúdo audiovisual gerado e gerido a partir de outras perspectivas que não as impostas pela mídia hegemônica.
.
"Levando-se em consideração o papel central que a imagem assume no mundo contemporâneo, é preciso aproveitar esse programa para explorar os meios audiovisuais como ferramenta de construção crítica da memória social", reforça Alessandra.
.
"Incentivando a convivência e outras vivências a partir do espaço das universidades, estaremos pisando no terreno do novo, plantando as sementes do futuro. Em essência, é a isso que o Pontão de Cultura CUCA da UNE se propõe" resume.
.
Clique aqui e leia a 1ª edição do Dazibao, o jornal mural do Pontão de Cultura da UNE.
.
Da Redação Estudantenet

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Caravana de Saúde, Educação e Cultura UNE - Manaus


A União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que desde 1937 representa o conjunto dos estudantes universitários brasileiros, e o Ministério da Saúde (MS) estrutura estatal responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas direcionadas à saúde, lançaram em junho de 2008 o ousado projeto da Caravana da UNE – Saúde, Educação e Cultura.


Entre os dias 11 de agosto e 27 de novembro de 2008, 41 Universidades do país e 27 Estados da Federação irão receber durante um dia, atividades, educativas, culturais, de formação e de prevenção. Os locais receberão a maior Caravana já realizada no país. Esse será o momento de debates, apresentações e troca de experiências entre os estudantes universitários.


A Caravana passa pelo Estado do Amazonas no dia 23 de setembro de 2008. Em Manaus, será sediada na Escola Superior de Saúde com uma programação das 08:00 as 17:00 horas com debates, exibições de filmes, pesquisas qualitativas, campanhas de doação de sangue e distribuição de materiais educativos e preventivos.


Contudo, a União Nacional dos Estudantes e o Ministério da Saúde vêm convidar para o Lançamento Nacional do Pontão de Cultura do Circuito Universitário de Cultura e Arte, no Largo de São Sebastião, dia 23 de setembro de 2008 as 19h, com palco livre a partir das 17:00 para divulgação de trabalhos de dança e música e teatro, e ainda, oficina de circo e teatro com o Grupo Ta Na Rua (RJ).


Programação da Caravana em Manaus


09:00h – Intervenção teatral do grupo "Tá Na Rua" e artistas circenses

Local: Pátio da UEA


10:00h DEBATE - Saúde, educação e cultura para um novo Brasil: desenvolvimento e políticas publicas

Profa. Graça Barreto (Coordenadora de Interior UEA)

Luiza Garnello (Pesquisadora FioCruz/UFAM)

Indicação do Ministério da Saúde

Indicação do Cebes

Local: Auditório da ESA-UEA



12:00 h – Apresentação teatral do grupo "Tá Na Rua".

Local: Hall do Prédio Anexo



14:00h - Debate: Saúde indígena, saúde mental e extensão universitária

Prof. Rogério Casado – Médico,

Pro-Reitor de Extensão Universitária da UEA

Ana Felissa – Pesquisadora UFAM, especialista em saúda da mulher indígena

Fidélis Baniwa - Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira/ COIAB

Representante do Movimento Estudantil Indígena do Amazonas – MEIAM

Local: Auditório da ESA - UEA



Centro Cultural Largo de São Sebastião

17h – Oficinas e Mostras

Oficina do Programa de Interferência Ambiental (EIA)

Oficina de Artes Circenses

Palco Aberto



18hCelebração Cultural


- Vacinação contra Rubéola, Teste de HIV, Ambulância do SAMU



Cordialmente,

José Gomes Temporão – Ministro da Saúde

Lúcia Stumpf - Presidente da UNE

Alexandre Santini – Coordenador Geral do Instituto CUCA UNE

Paulo Trindade – Coordenador do CUCA Manaus



Contato para entrevistas

Presidente da UNE – Lúcia Stumpf (11) 8456-2151


Vice-Presidente da UNE AM/RR

Anderson Bahia (92) 9212 3835


Coordenador CUCA Manaus

Paulo Trindade (92) 9104 7772

Assessoria de Imprensa

Activa Comunicação

Fatima Capucci / Cibele Martins / Fernanda Barrelo (11) 3068-0042

Danielle Franco (11) 7687-4326 /5539-2350

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

José Saramago estréia blog na Internet

VISITE O BLOG DE JOSÉ SARAMAGO

O escritor português José Saramago lançou, nesta semana, um blog na Internet para estabelecer uma nova forma de comunicação com seus leitores.
.
Segundo o autor, o espaço irá trazer "o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice".
.
Intitulado "O Caderno de Saramago", o blog está disponível dentro do site da Fundação Saramago e já conta com dois textos publicados pelo vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.
.
No primeiro, de 15 de setembro, o escritor resgatou um texto antigo sobre Lisboa, segundo Saramago, uma verdadeira "carta de amor" à capital portuguesa. "Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet, e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog", escreve Saramago, ao apresentar o texto.
.
Na entrada desta terça-feira, o autor comenta o pedido de desculpas da Igreja Anglicana a Charles Darwin por não compreender sua teoria evolucionista. "Nada tenho contra os pedidos de perdão que ocorrem quase todos os dias por uma razão ou outra, a não ser pôr em dúvida a sua utilidade", declarou o escritor em seu blog.
.
Saramago terminou um novo livro, chamado "A Viagem do Elefante", que será lançado em breve em espanhol, português e catalão. Um trecho da obra está disponível no blog da Fundação José Saramago (http://blog.josesaramago.org/), onde também está hospedado o blog do escritor.
.
Fonte UOL

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bienal UEE RJ - Se ligue!

Terça-feira
dia 16/09

Debate com o Tema: A função das novas mídias

O século XXI chegou com força total, potencializando cada vez mais as ciências tecnológicas. Diante da globalização e das aceleradas mudanças sociais que a tecnologia nos proporciona, vimos a necessidade de elaborar uma mesa de discussão através da qual profissionais da área possam abordar esse assunto junto com o público do Cine Cufa.
Qual será a verdadeira função dessas tecnologias? Para que servem? Podemos viver sem elas? Pode acontecer uma "revolução das mídias"? Existe algum canal de escoamento para as produções feitas em celulares e similares?

inicio do debate às 19:30 horas.

maiores informações: http://www.cinecufa.com.br/in.php?id=debates

Quarta-Feira
dia 17/09

Após o lançamento da nossa Bienal da UEE/RJ http://www.bienalue erj.blogspot. com/
e com intuito de darmos início ao processo de construção da Bienal da UEE/RJ, o Centro Universitário de Cultura e Arte convida artistas, produtores e parceiros a se encontrarem nesta quarta feira próxima (dia 17/09) no Espaço Multifoco para apresentarmos e debatermos o cronograma e organograma de trabalho da Bienal.

Pauta:
- informes vários
- apresentação do projeto da Bienal da UEE/RJ (Daniel Iliescu e Fellipe Redó )
- apresentação do cronograma e organograma de trabalho(Guilherme Barcelos e F.Redó)
- debate com os presentes
- confraternizaçã o

O Espaço Multifoco fica na Av. Mem de Sá nº 126 - Lapa.
às 19Hs.

Quinta-Feira
dia 18/09

Reunião/debate entre as equipes do Circo Voador e CUCA UNE, para falar sobre o tema da Bienal da UEE, a realidade do movimento estudantil, a visão e missão dos dois Pontões e possiveis participações na bienal.

às 14hrs no Circo Voador.
____________________________________________________________________
acessem o blog da Bienal da UEE/rj: www.bienalueerj.blogspot.com
____________________________________________________________________

Fellipe Redó
(21) 93830987
coord. Bienal UEE/RJ
CUCA da UNE / RJ

Theo Machado
(21)88303078
dir. Comunicação UEE/RJ

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Imagens da Cultura Popular | até 26 de setembro

inscrições abertas até o dia 26 de setembro.

A ONG Favela é Isso Aí recebe, neste período, vídeos produzidos em todo o Brasil.
O evento pretende divulgar a cultura da periferia e apoiar aqueles que produzem vídeos relacionados a vilas e favelas.
Um dos objetivos é desenvolver uma reflexão sobre a diversidade cultural das periferias.
Pluralidade cultural
O Imagens da Cultura Popular busca contribuir para a representação da periferia sob diversos ângulos, abrindo um espaço de discussão e afirmação da identidade das comunidades e moradores. O Festival pretende criar uma oportunidade para os que ainda estão excluídos do processo de representação audiovisual.




Categorias:

Singular – reúne vídeos que retratam as comunidades periféricas, os personagens e as particularidades.

Arte e Cultura Popular – reúne vídeos que voltam o olhar para a arte e a cultura das comunidades, as festas, manifestações culturais, artistas e movimentos.

Imagens na Periferia - reúne vídeos produzidos durante oficinas e projetos sócio-culturais realizados nas comunidades periféricas, vilas e favelas sobre temáticas artísticas, culturais, urbanas e/ou sócio-políticas.

Seleção

Os vídeos serão julgados por uma comissão composta por cinco profissionais ligados à produção audiovisual, sendo um representante da ONG Favela é Isso Aí, dois membros da classe artística, um representante indicado pelo patrocinador do projeto e um representante do Observatório da Diversidade Cultural de Minas Gerais.

A Comissão terá como critérios a originalidade da obra, adequação ao tema, criatividade artística, adequação da linguagem, qualidades técnicas e artísticas, representatividade no universo das produções recebidas para a seleção, além de outros aspectos que o júri acredite serem aplicáveis na seleção.

Prêmios

Os vídeos ganhadores receberão prêmio de R$ 1.500,00, podendo ser em dinheiro ou em equipamentos audiovisuais. Será concedido ainda um quarto prêmio especial do Júri Popular, também no valor de R$ 1.500,00 em dinheiro ou em equipamentos audiovisuais, atribuído à obra que obtiver melhor votação do público presente nas várias seções do festival. Além da premiação para os primeiros colocados em cada categoria, os vídeos selecionados participarão de mostras itinerantes e, caso o participante manifeste interesse e emita autorização, os vídeos poderão ser disponibilizados para visualização e download gratuito no site do projeto, no site da patrocinadora e em aparelhos de telefonia móvel.

O resultado da seleção será divulgado no site da ONG Favela é Isso Aí, até o dia 15 de outubro de 2008.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever o candidato deve preencher a ficha disponível no site http://www.favelaeissoai.com.br/.

O proponente deve acrescentar currículo, sinopse do filme, descrição técnica e foto de divulgação do filme.

Uma vez efetuada a inscrição on-line, o candidato tem até dez dias para entregar o vídeo (em DVD ou mini-DV) e a ficha de inscrição impressa.

A entrega deve ser feita na sede da ONG pessoalmente ou via correio.

O endereço é rua Níquel, nº11, CEP 30.220-280, BH/MG.

SUGESTÃO DE FONTE

Clarice Libânio - coordenadora da ONG Favela é Isso Aí - (31)3282-3816
Informações para imprensa
Edilene Lopes - (31) 9995-8028
Flávia Silvestre - (31) 3282-3816

Experiência Imersiva Ambiental | ciclo de debates

"Jogo do Passado no Jogo Presente Para o Jogo Futuro"

Debates são encontros entre atores urbanos cujo objetivo é definir e ativar elementos chave para o Jogo, como: aprofundamento de conhecimentos sobre dinâmicas da urbe (sejam elas econômicas, culturais, arquitetônicas ou sociais), levantamento de mídias disponíveis para arquivar e divulgar pistas, troca de conhecimento entre pessoas do meio universitário, movimentos sociais, artísticos e cidadãos em geral. É um momento em que todos, debatedores e participantes, se reconhecem como jogadores e começam a desenhar juntos os campos de imersão.
Cada debatedor apresenta suas realidades e pesquisas cotidianas na urbes (20 minutos de apresentação). O debatedor é um ator urbano que está envolvido com algum grupo ou comunidade urbana, e é um possível anfitrião de território ou comunidade.


Local: Centro Cultural Vergueiro - Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero
Rua Vergueiro, 1000
Metrô Paraíso
Horário: 19h às 22h

Se o debate estiver acalorado, seguimos para o bar em frente...

17 de setembro
"Locomoção no meio-fio"

Objetivo:
Inserir no Jogo da Experiência Imersiva Ambiental peões/atores urbanos que por necessidade ou opção utilizam veículos que não são bem acolhidos pelas vias de locomoção do tabuleiro da cidade.

Coordenação:
Eduardo Verderame Debatedores/

Atores urbanos:
Eliezer Santos e ZEXE.net Grupo formado por motoboys de São Paulo que integram uma rede conectada por fotos tiradas por celulares. Os motoboys alimentam o site ZEXE.net, criado pelo artista Antoni Abad, onde retratam seu cotidiano e trocam informações.
Alexandre Delijaicov Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteto do Departamento de Edificações da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras da Prefeitura do Município de São Paulo e professor doutor do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura de edifícios públicos, praças de equipamentos sociais, centros de estruturação urbana, CEUs, projetos de arquitetura de cidades fluviais, canais navegáveis, parques e portos fluviais urbanos, conjuntos de equipamentos públicos e ciclovias na orla fluvial urbana.
Mariana Cavalcante- Participa do Movimento Bicicletada e do grupo Política do Impossível, onde realizou um trabalho de pesquisa e intervenção no bairro da Luz.

18 de setembro
"Artistas do Mundo, Onívoros"

Objetivo:
Ativar peões que seguem procedimentos e regras da liberdade de criação para imergir, se divertir e permanecer no Jogo da cidade.

Coordenação:
Gisella Hiche Debatedores/

Atores urbanos:
Carol Pinzan, bacharel em artes cênicas, com habilitação em direção, pela Escola de Artes e Comunicação da Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP) . Idealizadora, performer e diretora do projeto ÁRVORE, work in progress construído sobre premissas da performance e da intervenção urbana e desenvolvido pelo coletivo URUBUS.
Jerônimo Batista Rodrigues, dançarino e integrante do grupo Le Parkour Brasil.

19 de setembro
"Política do Dissenso"

Descrição: revisão do processo de trabalho artístico envolvendo a ocupaçãodo edifício Prestes Maia através de mostra de vídeo e conversas com membrosdos coletivos de artistas que atuaram na ocasião.
Coordenação:
Túlio Tavares
Debatedores/ Atores Urbanos - membros do Esqueleto Coletivo, EIA, Bijari,Bigodistas, III de Fevereiro, Cia Cachorras, Contra Filé, Nova Pasta, TrancaRua, Dragao da Gravura, Elefante, Catadores de Estórias, Atelier Coringa.

Sobre o projeto JOGO EIA 2008

Em 2008, o EIA- Experiência Imersiva Ambiental- iniciou um JOGO urbano.

As etapas são: REUNIÕES SEMANAIS, DEBATES e SEMANA DE IMERSÃO.

O grande diferencial do EIA 2008 em relação aos EIAs anteriores (2004, 2005, 2006) é que este ano não receberemos projetos de intervenção urbana. A idéia é que as pessoas venham para São Paulo jogar.

O JOGO já começou e novos jogadores podem entrar a qualquer instante. O JOGO é aberto e os jogadores estão diretamente implicados na sua construção. Um dos objetivos do jogo é estabelecer na cidade plataformas criativas que permitam o encontro e o diálogo entre os participantes e outras pessoas que estão no tabuleiro urbano. Os movimentos dos jogadores se dá segundo as regras criadas pelo coletivo, que deverá redesenhar as várias camadas de limites na urbes à favor da experiência imersiva ambiental. Os debates começaram no dia 11 de setembro, junto do lançamento do site e falaremos mais sobre dados, cartas, tabuleiros, regras e acasos.

A semana de imersão acontece de 5 a 14 de dezembro. Os dias de ação se alternam em derivas totais e imersão nos TERRITÓRIOS ANFITRIÕES. A imersão inicia-se com a festa de abertura que vai acontecer no Morro do Querosene e encerra- se com um desfile de máscaras e fantasias no Parque da Aclimação.
Mais uma vez, vamos realizar o EIA sem $ que não seja o nosso e sem apoio que não seja dos amigos! Até mandamos projeto para alguns editais, mas parece que nossas regras não são as dos possíveis apoiadores.

TERRITÓRIOS ANFITRIÕES
São lugares onde tem um ou mais jogadores residentes e mediadores que apresentam a comunidade, com seus cantos, becos, centros, histórias, problemas.

REGRAS

As regras propõem uma forma de interagir. Por hora, temos as seguintes regras, criadas coletivamente:

1- Todas as regras podem mudar.
2- A ação do jogo deve se dar prioritariamente nos espaços públicos.
3- Os movimentos dos jogadores devem buscar a interação com as pessoas.
4- É proibido alegar a condição de "artista" para realizar os trabalhos.
5- Não realizar performance com cara de performance/ fome.
6- Não mais que três pessoas no registro fotográfico e fílmico
As regras acima já estão valendo. Uma vez participando, você pode modificá-las e acrescentar novas, se todos outros jogadores concordarem.

CARTAS
Cartas para o jogo

Para criar o sistema/ dinâmica do jogo, surgiu a idéia de trabalharmos com cartas.
Cada família/ naipe de carta cumpre uma função no jogo.

NAIPE DESLOCAMENTOS:
Essas cartas têm a função de apontar um trajeto geográfico (ponto de chegada e/ou forma de deslocamento).
Serão retiradas a cada noite anterior ao dia de ação. Precisamos pensar num formato para essas cartas. Eu acho que tem que ser como as de baralho, com o verso igual... Já foram levantados as seguintes cartas:Pegar o primeiro ônibus com nome de Jardim que passar Partir do marco zero da cidade. Passar o dia sobre trilhos e percorrer os trajetos nos sentidos N, S, L e O, com possíveis descidas. Ir para a localidade de uma notícia de jornal do dia anterior. Escolher coordenadas e abrir o Guia de Ruas em qualquer página. "Derivador"- uma espécie de ponteiro para você girar e seguir na direção apontada.

NAIPE FORMAS DE DECISÃO

Não foi muito discutido, mas trata-se da idéia de, em caso de impasse, tirarmos uma carta que definirá se vamos tomar uma decisão a partir de: voto consenso sorteio Fulano decide
Elementos/ Mochila
Quando começaram as conversas sobre o jogo, e o EIA pensava em como transformar o projeto para potencializar nosso foco de rua, imersão, convívio, coletivo e diluição de autoria, foi definido que não receberíamos mais projetos fechados (seja de artistas independentes ou coletivos). A palavra que começamos a usar (de forma um tanto vaga e provisório) foi "elementos":

"Vamos chamar a galera para chegar em Sampa com seus elementos". Ok, transformamos isso em "mochila".

Ou seja, cada um vem com sua mochila com os materiais para sua deriva urbana. Cada um tem que reservar um espaço nessa mochila para os materiais que o coletivo vai precisar (grampeador, trincha, garrafa de água). Ou seja as mochilas são ao mesmo tempo individuais e coletivas. E vamos criar dinâmicas de rodízio dessas mochilas, de tal forma que em algum momento eu vou poder trabalhar com os elementos de outro jogador.

Contato: 2008eia@gmail.com




sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Conheça o OutroCine

.
Documentários, filmes ficcionais e animações.

TEIA 2008 : Entrevista com Chico Simões para Cultura e Mercado

Leo Brant do instituto Pensarte perguntou...
1) Como será a TEIA 2008, quais as diferenças e os aprendizados trazidos das outras edições?
.
Chico Simões: A TEIA BRASÍLIA 2008 esta sendo construida pelos pontos de cultura, por uma coordenação eleita pelo movimento nacional e por uma comissão executiva que integra representantes de pontos de cultura com profissionais experientes em diversas áreas de produção de grandes eventos, essa combinação e o fato de Brasília ter espaço e vocação para receber bem movimentos sociais já marcam algumas diferenças, ou seja, os pontos de cultura estão organizando a TEIA, estamos mais maduros, aprendemos muito com as edições passadas e compreendemos que fazemos parte de um processo acumulativo de experiências e dinâmicas chamado "cultura viva". Vamos cometer novos erros e novos acertos mas vamos procurar deixar marcado para sempre a passagem da TEIA por Brasília, posso adiantar que no dia 15 de novembro vamos ocupar a esplanada dos ministérios e a praça dos três poderes com um cortejo cultural nunca visto na cidade, estamos convidando todo o movimento cultural brasileiro para se fazer presente nessa grande festa, uma re-proclamação da re-pública brasileira através da cultura.
.
2) O Ministério lançou semana passada o patrocínio da Petrobras como se a TEIA fosse um evento governamental. Sabemos que a gestão e a responsabilidade civil da TEIA é 100% da organização que a produz. Como se dá a relação entre governo e sociedade civil nesse caso?
.
Chico Simões: O MinC através do Programa Cultura Viva inaugurou uma forma de fazer política onde o estado ao invés de produzir, apoiar e cobrar, dispõe e compartilha a gestão de alguns projetos culturais, como o programa Cultura Viva e os pontos de cultura, mas isso não é fácil porque é novo e nem sempre sabemos como nos comportar na fronteira dessas relações novidadeiras, o que cabe a sociedade civil e o que compete ao estado? O aparato legal não foi feito pra isso e não ajuda... pelo contrário... precisa ser revisto urgentemente porque esta engessando muita ação cultural da sociedade civil, então somos obrigados a procurar apoio, através da lei rouanet, nas empresas privadas ou públicas, é uma maneira de acessarmos diretamente recursos que nos chegariam através dos impostos que essas empresas devem. Considerando a burocracia monstruosa sobre a qual o estado este apoiado, a saída via lei de mecenato é uma saída legal que se bem administrada pode resultar em retorno rápido e eficiente dos recursos públicos para o público a que eles se destinam. A Teia é um evento de interesse público com apoio governamental.
.
3) O que é o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. Como foi criado, como está organizado, quais as suas competências e metas a para a próxima TEIA?
.
Chico Simões: O fórum é a instância política do movimento organizado dos pontos de cultura e foi criado na TEIA 2007 para dar expressão ao corpo coletivo do movimento, é formado por um representante de cada um dos 850 pontos presentes em todo país tendo para próxima TEIA a tarefa de discutir a pauta imposta pela nova realidade política cultural como a estadualização dos pontos de cultura, os 60 anos da declaração universal dos direitos humanos, um novo marco legal para a relação do estado com o movimento cultural - lei Cultura Viva e outras demandas e questões políticas do movimento.
.
4) Na sua opinião, quais os principais problemas do programa Cultura Viva hoje?
.
Chico Simões: O principal problema hoje é como sobreviver ao próprio crescimento... as leis vigentes não prevêem um Sistema Nacional de Cultura... Não atendem nossos mestres e griôs da tradição oral. Não dialogam com a realidade... Se não convencermos o congresso nacional que precisamos mudar algumas leis para entramos no século XXI como nação marcada pela sua forte identidade cultural, seremos engolidos pelo processo de globalização do consumo de bens materiais e imateriais importados. Finalmente os próprios pontos precisam reconhecer-se em rede como corpo social saudável que expressa a diversidade e a identidade cultural brasileira, ouro vivo da cultura universal escondido por séculos dentro do pau oco dos santos imperialistas mas que agora se liberta em comunhão numa teia de redes sinérgicas que escapam até mesmo as auto-definições. Viva Glauber Rocha!
.
5) Na última TEIA, em novembro de 2007, o governo federal prometeu o patrocínio a 20 mil pontos de cultura até 2010, dentro do programa Mais Cultura. Esse número já caiu para 2 mil nos últimos discursos do novo ministro. Por que esse meta caiu tanto?
.
Chico Simões: Pra mim não caiu a meta, mudou o conceito... existem no Brasil uns duzentos mil pontos de cultura. Agora sobre a in-capacidade do MinC em conhecer e fortalecer esses pontos... acho que o pessoal caiu foi na real... Imagine 20 mil processos numa sala apertada e três funcionários verificando cada detalhe da subjetividade legal que cada parecerista pode ter com relação a cada projeto... o que pode? o que não pode? O processo de Kafka perde feio, então surgiu a saída da estadualização.... mas estamos apenas transferindo o problema... o que precisamos mesmo para manter a meta de identificar e fortalecer pelo menos 20 mil pontos de cultura é de desburocratização e transparência, temos economia e demanda, falta vontade e força política do governo e mobilização dos movimentos culturais para cobrar. Agora é bom lembrar sempre que com relação ao passado já avançamos muito, estamos no caminho e ainda temos muito que avançar. A luta é contínua!

CONVITE / DOIDEIRAS PARA CRIANÇAS


CUCA DA UNE & TEATRO ITINERANTE
apresentam
DOIDEIRAS DO CINZA FOGO
com Marcondes Mesqueu e Vinícius Mesqueu
.
'Era uma vez um homem que não ligava para preservação da natureza, mas um dia...' ' A Terra passa mal. Não podemos passar por Ela pisando e sim como aquele que cuida da estrada comum a todos. '( M.Cena )
.
Teatro para todas as idades
Local:CUCA/UNE Praia do Flamengo, 132
Sábados e Domingos às 16 horas.
PROMOÇÃO:Os 5 primeiros grátis e os outros pagam meia ( 5,00 )
.
- CONTATOS DA CENASSESSORIA:
TELEFONE (21) 2507-5459 (21) 78992293 - ID 24*16314 ( MARCONDES MESQUEU)
(21) 7895-2243 – ID: 24*38860 ( VINICIUS MESQUEU)

terça-feira, 9 de setembro de 2008

CUCA BA apresenta: Arte e Guerrilha

Clique sobre a imagem para ampliá-la.
Os estudantes estão nas ruas. Excluídos os períodos dosexames e das férias, essa frase, no Brasil, conserva suaatualidade durante o resto do ano. Desde o trote dos calouros,em março, as provas finais, em dezembro, com uma ligeiratrégua provocada pelas férias de julho, os estudantesbrasileiros protestam sempre.Arthur Jose Poerner 1968
.
O projeto Arte e Guerrilha irá realizar oito intervenções urbanas nacidade de Salvador sob a influência dos acontecimentos do ano de 1968 noBrasil, suas conseqüências para o desenvolvimento do país e suas chagas,ainda abertas, deixadas após 20 anos de ditadura militar que transformouradicalm ente nossa sociedade.Alé m disso, organizaremos duas mesas dedebates.
.
Programação

.
Debates:10/09/2008 – UCSAL, CAMPUS DA LAPA- Arte e as ruas

Alejandra Hernández Muñoz BA (Professora de Historia da Arte da EBA/UFBA)

Dilson Rodrigues Midlej BA (Diretor de Artes Visuais da FUNCEB)

Fabiana Dultra Britto BA (Escola de Dança da UFBA)
.
11/09/2008 – UCSAL, CAMPUS DA LAPA
- Juventude e as ruas

Artur Jose Poerner RJ (autor do livro "O Poder Jovem")

Wladimir Meira Nunes (Vice-presidente União Nacional dos Estudantes da Bahia)
.
Intervenções:

.

- Cristiano Píton BA

O "Quem acende?" surgiu a partir de um protesto contra a repressão violenta dapolícia local de Salvador, contra a uma manifestação pacífica realizada porestudantes no dia 16 de maio de 2001.
.
- João Ramos BA

Carlos Marighella, Carlos Lamarca e Vladimir Herzog, personagens ligadas agrupos engajados nas campanhas de seu tempo, através da mobilizaçãovoluntária e clandestina, atraíram amizade, inimizade e indiferença. Todos morreram indefesos. HIPERTEXTOS soma ao silêncio fotográfico, o silênciodesumano que proporcionou a derrocada destes homens. Trazendo vestígios deinformação biográfica que aguçam o estranhamento que suas históriascarregam. Com referência ao código HTML, em sequências de caracteres detexto que transportam conteúdo multimídia, traduz imageticamente o universosimbólico das personagens expostas em lugares públicos da urbis, sem amediação de espaços consagrados como galerias e museus. Aspecto anárquico/desobedien te inerente à clandestinidade. Aplicados em serigrafia mural comtinta fosforescente, são revelados pelas luzes da cidade e percebidos por seus passantes.

.

- Fernando Lopes BA

"Casa Imprópria" confecção de móveis de papelão para serem deixados emlocais de concentração de moradores de rua, como pontes e viadutos. Fazreferência a precariedade e efemeridade da vida nas ruas de grandes cidades.

.

- APDC BA

"eu odeio o PDDU" colagem de cartazes com a mesma frase do título e criaçãode blog sobre as atuais discussões do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbanode Salvador, trata-se de uma provocação no sentido de se fazer vivo na vidacotidiana das pessoas o plano para o desenvolvimento urbano da cidade, poucodiscutido e quase que totalmente desconhecido pela maioria da população,através da negação esperamos trazer a tona o desejo de se conhecer melhor oprojeto.

visite www.odeiopddu.blogspot.com

.

- Coletivo Camaradas CE

A presente intervenção tem como objetivo discutir junto com os jovens daperiferia o espaço urbano como espaço de exposição de "arte pública e deengajamento político" e levar a periferia para o centro urbano e vice-versa(preferencialmente em pontos elitizados como shoppings centes e no espaçoda periferia) através de projeções de imagens capturadas na Periferia baiana,a partir de uma discussão anterior sobre arte contemporânea e osacontecimentos de maio de 68.Intervindo na Periferia é uma proposta de intervenção coletiva, portanto, aintenção é que no processo vai se construindo a formatação da final do trabalho.A principal idéia é propiciar o acesso da arte contemporânea para as camadaspopulares, excluíndo a figura do artista e colocando os excluídos socialmentecomo protagonistas do processo estético e artístico.

.

- Tábata Costa SP

Instalação e inserção de cadernos espiralados de ambos os lados e livros comlombadas de ambos os lados.Sóbrios livros de história e cadernos pretos de capa dura vedados se acumulam,esté reis, em cantos e estantes, pois nunca serão tocados. Seu conteúdopermanecerá fechado.O trabalho começou quando criei um caderno preto de capa dura espiralado deambos os lados. O objeto foi inserido na barraca de trocas, intervenção do grupoAlerta! , do qual faço parte, durante o II Salão de M.a.i.o. realizado em Salvador,em 2005. Todos os objetos da barraca eram somente trocados por outros que ospassantes interessados negociassem.

.

- PORO MG

"da série contra palavras de ordem" distribuição de panfletos com a frase:"superficie da cidade. tudo é publicidade na linha dos meus olhos."

.

– Manoel Marcelo Gomes RJ

"Não Falo" duas mulheres tem grudada na lateral de seus vestidos uma faixaescrito a frase: Não falo. Uma delas esta totalmente enrolada na faixa. Na medida que o semáforo fecha para os carros as duas caminham para o centro da faixa de pedestres e a que esta enrolada se desenrola permitindo que a faixa fique exposta para os motoristas. Assim a ação é repetida durante meia hora.