terça-feira, 9 de setembro de 2008

CUCA BA apresenta: Arte e Guerrilha

Clique sobre a imagem para ampliá-la.
Os estudantes estão nas ruas. Excluídos os períodos dosexames e das férias, essa frase, no Brasil, conserva suaatualidade durante o resto do ano. Desde o trote dos calouros,em março, as provas finais, em dezembro, com uma ligeiratrégua provocada pelas férias de julho, os estudantesbrasileiros protestam sempre.Arthur Jose Poerner 1968
.
O projeto Arte e Guerrilha irá realizar oito intervenções urbanas nacidade de Salvador sob a influência dos acontecimentos do ano de 1968 noBrasil, suas conseqüências para o desenvolvimento do país e suas chagas,ainda abertas, deixadas após 20 anos de ditadura militar que transformouradicalm ente nossa sociedade.Alé m disso, organizaremos duas mesas dedebates.
.
Programação

.
Debates:10/09/2008 – UCSAL, CAMPUS DA LAPA- Arte e as ruas

Alejandra Hernández Muñoz BA (Professora de Historia da Arte da EBA/UFBA)

Dilson Rodrigues Midlej BA (Diretor de Artes Visuais da FUNCEB)

Fabiana Dultra Britto BA (Escola de Dança da UFBA)
.
11/09/2008 – UCSAL, CAMPUS DA LAPA
- Juventude e as ruas

Artur Jose Poerner RJ (autor do livro "O Poder Jovem")

Wladimir Meira Nunes (Vice-presidente União Nacional dos Estudantes da Bahia)
.
Intervenções:

.

- Cristiano Píton BA

O "Quem acende?" surgiu a partir de um protesto contra a repressão violenta dapolícia local de Salvador, contra a uma manifestação pacífica realizada porestudantes no dia 16 de maio de 2001.
.
- João Ramos BA

Carlos Marighella, Carlos Lamarca e Vladimir Herzog, personagens ligadas agrupos engajados nas campanhas de seu tempo, através da mobilizaçãovoluntária e clandestina, atraíram amizade, inimizade e indiferença. Todos morreram indefesos. HIPERTEXTOS soma ao silêncio fotográfico, o silênciodesumano que proporcionou a derrocada destes homens. Trazendo vestígios deinformação biográfica que aguçam o estranhamento que suas históriascarregam. Com referência ao código HTML, em sequências de caracteres detexto que transportam conteúdo multimídia, traduz imageticamente o universosimbólico das personagens expostas em lugares públicos da urbis, sem amediação de espaços consagrados como galerias e museus. Aspecto anárquico/desobedien te inerente à clandestinidade. Aplicados em serigrafia mural comtinta fosforescente, são revelados pelas luzes da cidade e percebidos por seus passantes.

.

- Fernando Lopes BA

"Casa Imprópria" confecção de móveis de papelão para serem deixados emlocais de concentração de moradores de rua, como pontes e viadutos. Fazreferência a precariedade e efemeridade da vida nas ruas de grandes cidades.

.

- APDC BA

"eu odeio o PDDU" colagem de cartazes com a mesma frase do título e criaçãode blog sobre as atuais discussões do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbanode Salvador, trata-se de uma provocação no sentido de se fazer vivo na vidacotidiana das pessoas o plano para o desenvolvimento urbano da cidade, poucodiscutido e quase que totalmente desconhecido pela maioria da população,através da negação esperamos trazer a tona o desejo de se conhecer melhor oprojeto.

visite www.odeiopddu.blogspot.com

.

- Coletivo Camaradas CE

A presente intervenção tem como objetivo discutir junto com os jovens daperiferia o espaço urbano como espaço de exposição de "arte pública e deengajamento político" e levar a periferia para o centro urbano e vice-versa(preferencialmente em pontos elitizados como shoppings centes e no espaçoda periferia) através de projeções de imagens capturadas na Periferia baiana,a partir de uma discussão anterior sobre arte contemporânea e osacontecimentos de maio de 68.Intervindo na Periferia é uma proposta de intervenção coletiva, portanto, aintenção é que no processo vai se construindo a formatação da final do trabalho.A principal idéia é propiciar o acesso da arte contemporânea para as camadaspopulares, excluíndo a figura do artista e colocando os excluídos socialmentecomo protagonistas do processo estético e artístico.

.

- Tábata Costa SP

Instalação e inserção de cadernos espiralados de ambos os lados e livros comlombadas de ambos os lados.Sóbrios livros de história e cadernos pretos de capa dura vedados se acumulam,esté reis, em cantos e estantes, pois nunca serão tocados. Seu conteúdopermanecerá fechado.O trabalho começou quando criei um caderno preto de capa dura espiralado deambos os lados. O objeto foi inserido na barraca de trocas, intervenção do grupoAlerta! , do qual faço parte, durante o II Salão de M.a.i.o. realizado em Salvador,em 2005. Todos os objetos da barraca eram somente trocados por outros que ospassantes interessados negociassem.

.

- PORO MG

"da série contra palavras de ordem" distribuição de panfletos com a frase:"superficie da cidade. tudo é publicidade na linha dos meus olhos."

.

– Manoel Marcelo Gomes RJ

"Não Falo" duas mulheres tem grudada na lateral de seus vestidos uma faixaescrito a frase: Não falo. Uma delas esta totalmente enrolada na faixa. Na medida que o semáforo fecha para os carros as duas caminham para o centro da faixa de pedestres e a que esta enrolada se desenrola permitindo que a faixa fique exposta para os motoristas. Assim a ação é repetida durante meia hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário