segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Imagens da Cultura Popular | até 26 de setembro

inscrições abertas até o dia 26 de setembro.

A ONG Favela é Isso Aí recebe, neste período, vídeos produzidos em todo o Brasil.
O evento pretende divulgar a cultura da periferia e apoiar aqueles que produzem vídeos relacionados a vilas e favelas.
Um dos objetivos é desenvolver uma reflexão sobre a diversidade cultural das periferias.
Pluralidade cultural
O Imagens da Cultura Popular busca contribuir para a representação da periferia sob diversos ângulos, abrindo um espaço de discussão e afirmação da identidade das comunidades e moradores. O Festival pretende criar uma oportunidade para os que ainda estão excluídos do processo de representação audiovisual.




Categorias:

Singular – reúne vídeos que retratam as comunidades periféricas, os personagens e as particularidades.

Arte e Cultura Popular – reúne vídeos que voltam o olhar para a arte e a cultura das comunidades, as festas, manifestações culturais, artistas e movimentos.

Imagens na Periferia - reúne vídeos produzidos durante oficinas e projetos sócio-culturais realizados nas comunidades periféricas, vilas e favelas sobre temáticas artísticas, culturais, urbanas e/ou sócio-políticas.

Seleção

Os vídeos serão julgados por uma comissão composta por cinco profissionais ligados à produção audiovisual, sendo um representante da ONG Favela é Isso Aí, dois membros da classe artística, um representante indicado pelo patrocinador do projeto e um representante do Observatório da Diversidade Cultural de Minas Gerais.

A Comissão terá como critérios a originalidade da obra, adequação ao tema, criatividade artística, adequação da linguagem, qualidades técnicas e artísticas, representatividade no universo das produções recebidas para a seleção, além de outros aspectos que o júri acredite serem aplicáveis na seleção.

Prêmios

Os vídeos ganhadores receberão prêmio de R$ 1.500,00, podendo ser em dinheiro ou em equipamentos audiovisuais. Será concedido ainda um quarto prêmio especial do Júri Popular, também no valor de R$ 1.500,00 em dinheiro ou em equipamentos audiovisuais, atribuído à obra que obtiver melhor votação do público presente nas várias seções do festival. Além da premiação para os primeiros colocados em cada categoria, os vídeos selecionados participarão de mostras itinerantes e, caso o participante manifeste interesse e emita autorização, os vídeos poderão ser disponibilizados para visualização e download gratuito no site do projeto, no site da patrocinadora e em aparelhos de telefonia móvel.

O resultado da seleção será divulgado no site da ONG Favela é Isso Aí, até o dia 15 de outubro de 2008.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever o candidato deve preencher a ficha disponível no site http://www.favelaeissoai.com.br/.

O proponente deve acrescentar currículo, sinopse do filme, descrição técnica e foto de divulgação do filme.

Uma vez efetuada a inscrição on-line, o candidato tem até dez dias para entregar o vídeo (em DVD ou mini-DV) e a ficha de inscrição impressa.

A entrega deve ser feita na sede da ONG pessoalmente ou via correio.

O endereço é rua Níquel, nº11, CEP 30.220-280, BH/MG.

SUGESTÃO DE FONTE

Clarice Libânio - coordenadora da ONG Favela é Isso Aí - (31)3282-3816
Informações para imprensa
Edilene Lopes - (31) 9995-8028
Flávia Silvestre - (31) 3282-3816

Nenhum comentário:

Postar um comentário