quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CUCA da UNE lança seu Pontão de Cultura

O objetivo é fazer circular a produção cultural entre os CUCA’s, além de fomentar a integração com a comunidade, promovendo assim, uma intensa troca entre a cultura erudita e popular . Assista o vídeo de lançamento do Pontão
.
Foi lançado na noite desta terça-feira (23) em Manaus, durante a passagem da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Pontão de Cultura CUCA da UNE.
.
O projeto é uma ação do Programa Cultura Viva que visa criar espaço e oportunidade para articulação entre os Pontos de Cultura, além de difundir ações culturais no âmbito regional, abrangendo diversas linguagens artísticas.
.
"Nossa proposta é que os pontos de cultura "invadam" as universidades, que as estruturas acadêmicas se deixem levar pelo cortejo da cultura popular, entrando na roda onde os diversos saberes delineiam suas diferenças, reafirmam suas particularidades e se oxigenem mutuamente", disse a coordenadora de comunicação do Instituto CUCA, Alessandra Stropp.
.
Atualmente a gravitam em torno do Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE 10 Pontos de Cultura: RJ, SP, RS, PR, MT, ES, BA, PE, PB e DF, além dos CUCA’s Amazonas, Rio Grande do Norte e Piauí. O objetivo do Pontão de Cultura é fazer circular a produção cultural entre esses centros, além de fomentar a integração com a comunidade local, promovendo assim, uma intensa troca entre a cultura erudita, acadêmica, e a cultura popular.
.
O projeto será realizado em duas fases: de setembro a dezembro de 2008 e de fevereiro a junho de 2009, tendo como pólos articuladores 13 universidades públicas do país: uma em cada estado onde funcionam os CUCA’s.
.
Um dos instrumentos utilizados para a consolidação da rede de cultura será a reapropriação da técnica do Cinejornal, tecnologia social de documentação utilizada pelo CUCA da UNE, nos diferentes estados e universidades. O projeto fomentará também a produção de conteúdo audiovisual gerado e gerido a partir de outras perspectivas que não as impostas pela mídia hegemônica.
.
"Levando-se em consideração o papel central que a imagem assume no mundo contemporâneo, é preciso aproveitar esse programa para explorar os meios audiovisuais como ferramenta de construção crítica da memória social", reforça Alessandra.
.
"Incentivando a convivência e outras vivências a partir do espaço das universidades, estaremos pisando no terreno do novo, plantando as sementes do futuro. Em essência, é a isso que o Pontão de Cultura CUCA da UNE se propõe" resume.
.
Clique aqui e leia a 1ª edição do Dazibao, o jornal mural do Pontão de Cultura da UNE.
.
Da Redação Estudantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário