segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Experiência Imersiva Ambiental | ciclo de debates

"Jogo do Passado no Jogo Presente Para o Jogo Futuro"

Debates são encontros entre atores urbanos cujo objetivo é definir e ativar elementos chave para o Jogo, como: aprofundamento de conhecimentos sobre dinâmicas da urbe (sejam elas econômicas, culturais, arquitetônicas ou sociais), levantamento de mídias disponíveis para arquivar e divulgar pistas, troca de conhecimento entre pessoas do meio universitário, movimentos sociais, artísticos e cidadãos em geral. É um momento em que todos, debatedores e participantes, se reconhecem como jogadores e começam a desenhar juntos os campos de imersão.
Cada debatedor apresenta suas realidades e pesquisas cotidianas na urbes (20 minutos de apresentação). O debatedor é um ator urbano que está envolvido com algum grupo ou comunidade urbana, e é um possível anfitrião de território ou comunidade.


Local: Centro Cultural Vergueiro - Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero
Rua Vergueiro, 1000
Metrô Paraíso
Horário: 19h às 22h

Se o debate estiver acalorado, seguimos para o bar em frente...

17 de setembro
"Locomoção no meio-fio"

Objetivo:
Inserir no Jogo da Experiência Imersiva Ambiental peões/atores urbanos que por necessidade ou opção utilizam veículos que não são bem acolhidos pelas vias de locomoção do tabuleiro da cidade.

Coordenação:
Eduardo Verderame Debatedores/

Atores urbanos:
Eliezer Santos e ZEXE.net Grupo formado por motoboys de São Paulo que integram uma rede conectada por fotos tiradas por celulares. Os motoboys alimentam o site ZEXE.net, criado pelo artista Antoni Abad, onde retratam seu cotidiano e trocam informações.
Alexandre Delijaicov Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteto do Departamento de Edificações da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras da Prefeitura do Município de São Paulo e professor doutor do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura de edifícios públicos, praças de equipamentos sociais, centros de estruturação urbana, CEUs, projetos de arquitetura de cidades fluviais, canais navegáveis, parques e portos fluviais urbanos, conjuntos de equipamentos públicos e ciclovias na orla fluvial urbana.
Mariana Cavalcante- Participa do Movimento Bicicletada e do grupo Política do Impossível, onde realizou um trabalho de pesquisa e intervenção no bairro da Luz.

18 de setembro
"Artistas do Mundo, Onívoros"

Objetivo:
Ativar peões que seguem procedimentos e regras da liberdade de criação para imergir, se divertir e permanecer no Jogo da cidade.

Coordenação:
Gisella Hiche Debatedores/

Atores urbanos:
Carol Pinzan, bacharel em artes cênicas, com habilitação em direção, pela Escola de Artes e Comunicação da Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP) . Idealizadora, performer e diretora do projeto ÁRVORE, work in progress construído sobre premissas da performance e da intervenção urbana e desenvolvido pelo coletivo URUBUS.
Jerônimo Batista Rodrigues, dançarino e integrante do grupo Le Parkour Brasil.

19 de setembro
"Política do Dissenso"

Descrição: revisão do processo de trabalho artístico envolvendo a ocupaçãodo edifício Prestes Maia através de mostra de vídeo e conversas com membrosdos coletivos de artistas que atuaram na ocasião.
Coordenação:
Túlio Tavares
Debatedores/ Atores Urbanos - membros do Esqueleto Coletivo, EIA, Bijari,Bigodistas, III de Fevereiro, Cia Cachorras, Contra Filé, Nova Pasta, TrancaRua, Dragao da Gravura, Elefante, Catadores de Estórias, Atelier Coringa.

Sobre o projeto JOGO EIA 2008

Em 2008, o EIA- Experiência Imersiva Ambiental- iniciou um JOGO urbano.

As etapas são: REUNIÕES SEMANAIS, DEBATES e SEMANA DE IMERSÃO.

O grande diferencial do EIA 2008 em relação aos EIAs anteriores (2004, 2005, 2006) é que este ano não receberemos projetos de intervenção urbana. A idéia é que as pessoas venham para São Paulo jogar.

O JOGO já começou e novos jogadores podem entrar a qualquer instante. O JOGO é aberto e os jogadores estão diretamente implicados na sua construção. Um dos objetivos do jogo é estabelecer na cidade plataformas criativas que permitam o encontro e o diálogo entre os participantes e outras pessoas que estão no tabuleiro urbano. Os movimentos dos jogadores se dá segundo as regras criadas pelo coletivo, que deverá redesenhar as várias camadas de limites na urbes à favor da experiência imersiva ambiental. Os debates começaram no dia 11 de setembro, junto do lançamento do site e falaremos mais sobre dados, cartas, tabuleiros, regras e acasos.

A semana de imersão acontece de 5 a 14 de dezembro. Os dias de ação se alternam em derivas totais e imersão nos TERRITÓRIOS ANFITRIÕES. A imersão inicia-se com a festa de abertura que vai acontecer no Morro do Querosene e encerra- se com um desfile de máscaras e fantasias no Parque da Aclimação.
Mais uma vez, vamos realizar o EIA sem $ que não seja o nosso e sem apoio que não seja dos amigos! Até mandamos projeto para alguns editais, mas parece que nossas regras não são as dos possíveis apoiadores.

TERRITÓRIOS ANFITRIÕES
São lugares onde tem um ou mais jogadores residentes e mediadores que apresentam a comunidade, com seus cantos, becos, centros, histórias, problemas.

REGRAS

As regras propõem uma forma de interagir. Por hora, temos as seguintes regras, criadas coletivamente:

1- Todas as regras podem mudar.
2- A ação do jogo deve se dar prioritariamente nos espaços públicos.
3- Os movimentos dos jogadores devem buscar a interação com as pessoas.
4- É proibido alegar a condição de "artista" para realizar os trabalhos.
5- Não realizar performance com cara de performance/ fome.
6- Não mais que três pessoas no registro fotográfico e fílmico
As regras acima já estão valendo. Uma vez participando, você pode modificá-las e acrescentar novas, se todos outros jogadores concordarem.

CARTAS
Cartas para o jogo

Para criar o sistema/ dinâmica do jogo, surgiu a idéia de trabalharmos com cartas.
Cada família/ naipe de carta cumpre uma função no jogo.

NAIPE DESLOCAMENTOS:
Essas cartas têm a função de apontar um trajeto geográfico (ponto de chegada e/ou forma de deslocamento).
Serão retiradas a cada noite anterior ao dia de ação. Precisamos pensar num formato para essas cartas. Eu acho que tem que ser como as de baralho, com o verso igual... Já foram levantados as seguintes cartas:Pegar o primeiro ônibus com nome de Jardim que passar Partir do marco zero da cidade. Passar o dia sobre trilhos e percorrer os trajetos nos sentidos N, S, L e O, com possíveis descidas. Ir para a localidade de uma notícia de jornal do dia anterior. Escolher coordenadas e abrir o Guia de Ruas em qualquer página. "Derivador"- uma espécie de ponteiro para você girar e seguir na direção apontada.

NAIPE FORMAS DE DECISÃO

Não foi muito discutido, mas trata-se da idéia de, em caso de impasse, tirarmos uma carta que definirá se vamos tomar uma decisão a partir de: voto consenso sorteio Fulano decide
Elementos/ Mochila
Quando começaram as conversas sobre o jogo, e o EIA pensava em como transformar o projeto para potencializar nosso foco de rua, imersão, convívio, coletivo e diluição de autoria, foi definido que não receberíamos mais projetos fechados (seja de artistas independentes ou coletivos). A palavra que começamos a usar (de forma um tanto vaga e provisório) foi "elementos":

"Vamos chamar a galera para chegar em Sampa com seus elementos". Ok, transformamos isso em "mochila".

Ou seja, cada um vem com sua mochila com os materiais para sua deriva urbana. Cada um tem que reservar um espaço nessa mochila para os materiais que o coletivo vai precisar (grampeador, trincha, garrafa de água). Ou seja as mochilas são ao mesmo tempo individuais e coletivas. E vamos criar dinâmicas de rodízio dessas mochilas, de tal forma que em algum momento eu vou poder trabalhar com os elementos de outro jogador.

Contato: 2008eia@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário