quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cidades Invisíveis

No próximo dia 02 de julho, quinta-feira, a partir das 20h, no Cine Humberto Mauro, novos olhares sobre a diversidade e identidade do povo mineiro serão revelados pelo projeto CIDADES INVISÍVEIS. Inspirado no livro homônimo do escritor Ítalo Calvino –no qual o navegador Marco Pólo descreve sua viagem fantástica por cidades imaginárias–, a iniciativa percorreu nove municípios de Minas Gerais para compor, em registros audiovisuais, a sensibilidade inusitada e marcante de relatos, criações e manifestações regionais. O resultado deste encontro entre pessoas e culturas são 18 vídeos de curta duração (micronarrativas), realizados ao longo de quase um ano de produção. (www.cidadesinvisiveis.org.br)

O projeto CIDADES INVISÍVEIS é resultado de uma parceria inédita no estado que fomentou a conexão entre os Pontos de Cultura do interior e afiliadas à Rede Minas de Televisão. A iniciativa foi coordenada pela emissora mineira junto às ONGs Contato (BH) e Fábrica do Futuro (Cataguases), com apoio do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva/Edital Pontão de Cultura Digital. Os filmes serão exibidos na Rede Minas, a partir de julho de 2009, nos espaços dedicados a interprogramação, com o objetivo de ampliar o espaço da cultura regional e da produção audiovisual mineira nos meios de comunicação.

 O lançamento do projeto no Palácio das Artes também celebrará o aniversário de 7 anos da ONG Contato, uma das principais organização da sociedade civil com atuação em Minas Gerais. Algumas presenças já foram confirmadas como: José Luiz Herencia (Secretaria de Políticas Culturais do MinC), Aida Ferrari (representação regional do MinC), Paulo Brant (Secretário Estadual de Cultura), Thais Pimentel (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte) e Antônio Achilis (Presidente da Fundação TV Minas Cultural e Educativa).

SOBRE OS FILMES
Em formato de pequenas narrativas, os vídeos apresentam aspectos culturais, religiosos, geográficos, arquitetônicos e humanos de todas as regiões do estado de Minas Gerais. Em Pouso Alegre, sul do estado, é contada a história de Salomé, mulher de descendência cigana que ficou conhecida como “santa casamenteira” na região. No triângulo mineiro, o Congado ganha destaque em suas dimensões artística e religiosa em um vídeo filmado em Uberlândia. As lendas de fantasmas e assombrações de Ouro Preto, a história de um artesão em Divinópolis e de um vendedor de peixes em Pirapora são outros temas das produções. (sinopses completas em anexo)

SERVIÇO:
Lançamento dos vídeos do Projeto Cidades Invisíveis
Dia 02 de julho – quinta-feira – 20h
Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537 - Palácio das Artes)
Classificação livre
Informações: (31) 3281.5326

 SUGESTÃO DE ENTREVISTA
Helder Quiroga - ONG Contato
César Piva – Fábrica do Futuro
Luciano Alkmim – Rede Minas de Televisão 

AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Fumaça Corp. – Artênius Daniel, Rafael Minoro e Vinícius Resende
(31) 3309.6031 / 3309.6071 / 9401.0828 – contato@fumacacorp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário