segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ciclo de Debates "CARNAVAL DO BRASIL"

Temos a honra de convidar a todos para o Ciclo de Debates "CARNAVAL DO BRASIL" que acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro no Rio de Janeiro.Este é um projeto aprovado pelo programa Cultura e Pensamento / 2007 - Debates Presenciais - e patrocinado pela Petrobrás. .
Pensar o carnaval é pensar o Brasil, é observar a cultura em ação, é entender comportamentos e costumes do povo brasileiro. O legado do carnaval nos presenteia com manifestações artísticas e com artistas que, inspirados por ele, produziram clássicos da literatura, da música, do cinema, das artes plásticas, do teatro. Pensar o carnaval é uma tentativa de responder questões acerca da nossa identidade.
.
A proposta é debater o movimento do Carnaval de Rua, refletindo sobre o fenômeno em cada uma das regiões nacionais, bem como focalizar os casos específicos, através de uma reflexão do carnaval e das transformações que vêm ocorrendo nos últimos 10 anos nas cidades de Salvador e do Rio de Janeiro, palcos emblemáticos dessa festa popular. O resultado dessas reflexões servirá tanto de registro histórico, como também para contribuir para o incremento e o aperfeiçoamento de políticas culturais em diálogo com esta festa.
.
PROGRAMAÇÃO: (sempre das 18:30h às 22h)
.
18/set - 3a.f - MESA 1 - Imagens do Carnaval: Registros de um imaginário(Análise do imaginário carnavalesco, através de vídeos e fotografias.)
.
Debatedores:Rogério Reis (Fotógrafo) / Marcos Vinícius Faustini (Diretor teatral e Documentarista) / Chacal (Poeta) / Ruy Castro (Escritor) / Sergio Cabral (Historiador e Jornalista) / Fred Góes (Compositor, Professor e Pesquisador em Música Popular / UFRJ e CNPq)
.
19/set. - 4a.f - MESA 2 - O Carnaval Nacional: o debate e a pesquisa dentro e fora das Universidades (Com a participação de pesquisadores das cinco regiões do país, discutindo a produção intelectual sobre o tema e as diferentes manifestações desta festa no país e na América Latina.)
.
Debatedores:Isidoro Alves (Antropólogo - MCT / PA) / Liliane Stanisçuaski Guterres (Professora Doutora em Antropologia - UCS - UNILASALLE / RS) / Paulo Miguez (Professor - UFRB, Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas / BA) / Gonzalo Araoz (Antropólogo e Pesquisador - UCSM-UK / Bolívia) / Maria Laura Cavalcanti (Professora Doutora em Antropologia - IFCS / RJ)
.
20/set. - 5a.f - MESA 3 - A história do Carnaval: a retomada do passado no presente (Um olhar sobre a transformação do carnaval até os dias atuais, discutindo a festa tradicional, a festa "turística" e as manifestações de novos grupos de foliões.)
.
Debatedores:TT Catalão (Músico, Publicitário, Poeta, Jornalista / DF) / João Roberto Kelly (Compositor de marchinhas de sucesso) / Arthur Xexéo (Jornalista - Editor do Segundo Caderno do Jornal O Globo) / Felipe Ferreira (Professor Doutor do Instituto de Artes da UERJ) / Eliane Costa (uma das fundadoras do "Escravos da Mauá")
.
21/set. - 6a.f - MESA 4 - Organização do Carnaval: As Políticas Públicas para o Carnaval e o Folião Cidadão
.
Assembléia para elaboração de políticas públicas para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. Relatores: Adriana Schneider e Paulo Miguez
.
Convidamos todos os representantes dos blocos carnavalescos cidade do Rio de Janeiro a comparecerem com suas idéias e sugestões.
.
Será um prazer poder contar com sua presença nos debates.
.
Att,- Perfeito Fortuna - e - Vanessa Damasco -
Projetos Culturais - Fundição Progresso
www.fundicao.org
(21) 2220-5070

Nenhum comentário:

Postar um comentário