sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cidades Invisíveis na Rede Minas

Com a proposta de ampliar a formação dos profissionais do audiovisual e fomentar novos núcleos de produção no estado, por meio da interlocução entre Pontos de Cultura e emissoras afiliadas à Rede Minas de Televisão, será lançado no dia 25 de agosto, segunda-feira, às 18h, no Museu Inimá de Paula (R. da Bahia, 1201), o projeto "Cidades Invisíveis". A iniciativa é coordenada pela Rede Minas e as ONG Contato (Belo Horizonte) e Fábrica do Futuro (Cataguases), em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva/Pontão de Cultura Digital. A abertura contará com a presença dos participantes, das entidades e organizações realizadoras e dos secretários do MinC, Célio Turino e Alfredo Manevy.

Inspirado no romance "Cidades Invisíveis" do escritor italiano Ítalo Calvino –no qual o navegador Marco Pólo descreve sua viagem fantástica por cidades imaginárias– o projeto será realizado em nove municípios: Ouro Preto, Divinópolis, Januária, Juiz de Fora, Pirapora, Uberlândia, Viçosa, Pouso Alegre e Araçuaí. Em cada uma dessas localidades, serão desenvolvidos dois argumentos ou pequenos roteiros para a produção de vídeos de curta duração, em alta definição. Os 18 filmes serão veiculados na Rede Minas, em 2009, nos espaços dedicados à interprogramação.

O projeto

O projeto busca atingir pessoas que tenham algum envolvimento com produção audiovisual, ou interesse nesse tipo de formação. Para essa seleção foi feito um mapeamento dos Pontos de Cultura e afiliadas à Rede Minas de Televisão presentes em diversas regiões do estado. Foram selecionados Pontos de Cultura com forte atuação nessas cidades, dando preferência aos que tenham atividades focadas em cultura, juventude e formação artística.

Em linha com os debates sobre o desenvolvimento da TV Pública e da TV Digital, o projeto irá atuar, por um lado, na apropriação e democratização do acesso às novas tecnologias, formando profissionais aptos a produzirem conteúdos; por outro lado, na interiorização da programação da Rede Pública, levando aos espectadores novas experiências e relatos sobre a diversidade cultural em Minas Gerais.

Além de contribuir para a profissionalização, através da formação de pessoas que multiplicarão esse conhecimento dentro das afiliadas e dos Pontos de Cultura, o projeto é uma oportunidade de fortalecer a rede de relacionamentos entre a Rede Minas e suas afiliadas, proporcionando uma troca efetiva de conteúdo audiovisual. A importância do projeto se dá, não apenas pela oportunidade de interação, mas, principalmente, pela possibilidade do nivelamento técnico, geração de conteúdo sobre culturas do interior de Minas e otimização dos processos de produção já focados na TV Digital.

Fórum BH – 26 a 28 de agosto

A primeira residência criativa do projeto, o "Fórum BH", acontecerá de 26 a 28 de agosto, na Associação Médica de Minas Gerais. Estudiosos da área, representantes da TV Brasil, autoridades do poder público federal e estadual, além dos participantes do projeto se reunirão em torno de uma ampla programação de oficinas e debates para discutir de forma coletiva as estratégias de formação, acessibilidade, difusão e produção dos conteúdos audiovisuais em Minas Gerais.

Fórum Cataguases e gravações regionais

Já no período de 14 a 18 de setembro, os participantes passarão por outro ciclo de debates, desta vez na cidade de Cataguases. Esta atividade será focada na discussão sobre os elementos da convergência digital, em especial sobre as questões que envolvem a difusão e a produção de conteúdo para a TV Digital e a relação com as novas mídias (software livre, câmeras digitais e internet). O planejamento das filmagens, a ser executado a partir de outubro com as gravações regionais, também será desenvolvido. Nas gravações regionais uma equipe de produção percorrerá cada uma das cidades e auxiliará os jovens na captação das imagens. Após o trabalho de filmagem, um editor visitará cada município para fazer uma pré-edição do material. A edição final será realizada em Belo Horizonte, com o acompanhamento dos participantes por meio de ferramentas de comunicação à distância.

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura fazem parte do Programa Cultura Viva, uma das mais bem-sucedidas iniciativas criadas pelo MINC nos últimos anos, como forma de incentivo à produção cultural e social pelo País. São projetos desenvolvidos pela sociedade civil, que firmam convênio com o MINC por meio de seleção em editais públicos e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem em cada comunidade.

Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país, desenvolvendo projetos artísticos que exploram diferentes meios –incluindo os digitais– valorizando a difusão da cultura, cidadania, geração e distribuição de renda. O Ponto de Cultura não tem um modelo único e é uma iniciativa que visa à democratização e o acesso à produção e difusão de bens culturais. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Sobre a ONG Contato – Centro de Referência da Juventude

A ONG "Contato - Centro de Referência da Juventude" é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2001, em Belo Horizonte, voltada para a realização de projetos e ações que visem à formação e capacitação profissional de jovens através da cultura, assim como sua conscientização política pautada na cidadania e nos direitos humanos. Estão entre as principais atividades do Contato: inclusão digital, formação integral em cinema e audiovisual, música, criação de cooperativas e geração de renda através de uma fábrica própria de vassouras de garrafa pet e uma oficina de cerâmica. (release em anexo)

Sobre a ONG Fábrica do Futuro

A ONG "Fábrica do Futuro – Incubadora do Audiovisual e Novas Tecnologias", inaugurada em junho de 2005, em Cataguases, faz parte de um programa local de cultura e desenvolvimento com foco na produção audiovisual, na educação e na qualidade de vida urbana. Integrada a outras importantes iniciativas, a Fábrica tem como metas o estabelecimento de políticas públicas e a indução de uma nova fonte de desenvolvimento local, através da economia da cultura, sobretudo com e para a juventude da região. (release em anexo)

Sobre a Rede Minas de Televisão

Há 23 anos no ar, no canal aberto 09 e/ou no canal fechado 20, e presente na maioria dos municípios mineiros, a Rede Minas de Televisão se dedica, principalmente, à diversidade cultural, econômica e social do estado de Minas Gerais. A qualidade de suas produções conferiu à emissora, por dois anos consecutivos, 2006 e 2007, o título de "Veículo do Ano", no prêmio Aberje Nacional. Sua programação, que conta com alguns programas em rede nacional, adota uma atitude de respeito aos costumes locais aliando informação com qualidade. (release em anexo)

SERVIÇO

Lançamento do projeto "Cidades Invisíveis" - ONG Contato (BH); Fábrica do Futuro (Cataguases) e Rede Minas de Televisão, em parceria com o Ministério da Cultura

Dia 25 de agosto – segunda-feira

18h – Abertura: "Contextualização da Política Cultural do MINC e da Secretaria de Cultura"

19h - Aula inaugural: "Perspectivas da cultura"

Local: Museu Inimá de Paula (R. da Bahia, 1201 – Centro)

Dias 26 a 28 de agosto – Ciclo de Debates "Fórum BH"

Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161- Centro)

Informações: (31) 3281.5326 / prodcinevivo@gmail.com

SUGESTÃO DE ENTREVISTA

Helder Quiroga – ONG Contato / César Piva – Fábrica do Futuro / Luciano Alkmim – Rede Minas de Televisão

AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Fumaça Corp – Vinícius Resende / Artênius Daniel / Rafael Minoro

(31) 3309.6031 / 3309.6071 / 9401.0828 – contato@fumacacorp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário