sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Bienal da UEE RJ | CULTURA XXI: ARTE EM NOVAS TECNOLOGIAS

No próximo sábado (30), às 16 horas, será lançada na Escola Superior de Desenho Industrial a Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Estadual dos Estudantes do Rio de janeiro (UEE/RJ), em parceria com o Centro Universitário de Cultura e Arte do RJ. O evento contará com exibições de vídeos das Bienais da UNE, um debate sobre a construção da Bienal e, por fim, um coquetel de confraternização entre os presentes.
.
A partir do tema "CULTURA XXI: ARTE EM NOVAS TECNOLOGIAS", a primeira Bienal da UEE-RJ, que acontecerá de 20 a 23 de novembro deste ano, nos aparelhos culturais e espaços públicos da Lapa, tem por objetivo promover, incentivar e divulgar a produção cultural realizada nas escolas e universidades do Estado, proporcionando, ao mesmo tempo, um amplo debate sobre a forma como as expressões artísticas e a manifestação da cultura se desenvolvem a partir das novas tecnologias.
.
Segundo o coordenador da Bienal, Fellipe Redó, "o lançamento tem três objetivos principais: discutir o tema da Bienal, um assunto novo no meio cultural; conhecer os estudantes e os grupos organizados dentro das universidades e estabelecer parcerias; e lançar o edital da Bienal."
.
A UEE, que já co-organizou duas Bienais da UNE, resolveu agora promover o seu próprio festival, assumindo experimentações no âmbito da linguagem, da arte e da cultura para um aspecto de renovação em que não seremos meros consumidores de tecnologia. Estas novas formas de atuação cultural levam os artistas e estudantes a se apropriar das novas redes de circulação das produções, questionar o mercado de arte, redefinindo conceitos como direitos de autoria e propriedade intelectual e discutir sobre o compartilhamento de conhecimento em tecnologias interativas, devolvendo a arte para seu lugar, o lugar real, da vida prática e simbólica.
.
Abrangendo todos os segmentos artísticos - Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Cinema, além da Ciência e Tecnologia, a Bienal da UEE é a possibilidade de mostrar a produção cultural universitária, dando ênfase à diversidade da produção atual e à reflexão sobre o papel dos estudantes na elaboração de políticas públicas para a área. Serão aceitos trabalhos de estudantes secundaristas e universitários, nas áreas de música, artes cênicas, cinema, artes visuais, literatura e ciência e tecnologia.
.
Serviço:
Endereço: Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, Rua Evaristo da Veiga nº 95 - Lapa.
Horário: 16 horas
acesse : http://bienaluueerj.blogspot.com
.
Da Redação do Estudantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário