terça-feira, 23 de dezembro de 2008

12ª Mostra de Cinema de Tiradentes23 a 31 de janeiro de 2009

A cidade mineira de Tiradentes já se prepara para receber a 12ª Mostra de Cinema deTiradentes que será realizada de 23 a 31 de janeiro de 2009 apresentando o maior paineldo cinema brasileiro, em todos os gêneros e formatos, oficinas, seminário, debates,mostrinha de cinema, exposições, atrações artísticas e shows musicais. A realização doevento é assinada pela produtora Universo Produção.
.
O conceito central desta edição é “O Personagem e Seu Lugar” – pauta motivada peloexpressivo volume de filmes contemporâneos nos quais os personagens são pautados pelasexperiências menos ou mais conflitantes em seus ambientes geográficos, culturais esociais. A Mostra de Tiradentes mantém seu perfil de apostar na renovação e no talentodessa nova geração do cinema brasileiro e homenageia nesta edição o cineasta JoséEduardo Belmonte que tem quatro longas produzidos nos últimos seis anos.
.
Como parte da programação, estão abertas 285 vagas para 10 oficinas oferecidasgratuitamente para o público adulto e infanto-juvenil. Inscrições gratuitas até 7 dejaneiro.
.
A propósito da realização da 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes seguem dois anexos:Release Temática Homenagem e Release Inscrições Oficinas
.
Sérgio Stockler
Assessor de Imprensa Mostra Tiradentes
31-9143-1001

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sexta-feira dia 19/12/08 às 19 horas: última sessão do Cine-Cuca da UEA em 2008

Nesta próxima sexta-feira dia 19/12/08 às 19 horas, será a ultima sessão do Cine-Cuca da UEA deste ano. Inauguramos nosso Cine-CucaUEA em outubro de ano, com os longas selecionados que propõem a reflexão de temas ligados à juventude, produção universitária, ditadura militar e movimento estudantil: "Batismo de Sangue", de Helvécio Ratton; "Cão Sem Dono", de Beto Brant; "Conceição, autor bom é autor morto", único longa dirigido somente por universitários (Daniel Caetano, Guilherme Sarmiento, André Sampaio, Cynthia Sims e Samantha Ribeiro); e os filmes "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" e "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil", do diretor Sílvio Tendler, que documentam a história política e cultural da UNE. Apos este circuito nacional, continuamos na linha do cinema nacional, exibindo os filmes, A Dona da Historia direção de Daniel Filho e Benjamin sob a direção de Monique Gardenberg. Na sexta-feita passada, exibimos o filme A Guerra do Fogo do frances Jean Jaque Arnoud e nesta ultima sessao do ano exibiremos o filme PI direção de Darren Aronofsky.
.
Sinopse do Filme PI (Sessão desta sexta-feira 19/12/08)
Em plena Manhattan vive Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e computação que vive escondido da luz do sol, que lhe dá constantes dores de cabeça, e evita o contato com outras pessoas. Max conseguiu construir um supercomputador que lhe permitiu descobrir o número completo do pi, o que fez ainda com que compreendesse toda a existência da vida na Terra, já que percebeu que todos os eventos se repetiam após um determinado espaço de tempo. Com isso Max pôde adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores, já que conhecia as tendências que se repetiriam, e passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.
.
Premiações
- Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Iniciante, no Independent Spirit Awards. Foi ainda indicado em outras duas categorias: Melhor Fotografia e Melhor Filme de Estréia.
- Ganhou o prêmio de Melhor Diretor - Drama no Sundance Film Festival.
.
Endereço da Escola Superior de Artes e Turismo
Rua Leonardo Malcher, 1728 Centro, entre a rua Major Gabriel e Leonardo Malcher
Entrada: Gratuita
Contato
Everaldo Barbosa - 8160-4782
Adriano Mourão - 8137-2610
.
Centro Universitário de Cultura e Arte da UEA

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Últimos dias para a votação no Prêmio Consciência Hip Hop

A votação segue até o dia 18 de Dezembro e personalidades Cuiabanas entregarão a estatueta aos vencedores

.
A votação nos melhores artistas e produtores do Hip Hop da Região Centro Oeste já esta acabando. Até o dia 18 de Dezembro, quinta-feira próxima, o público ainda pode votar nos indicados da primeira edição do Prêmio Consciência Hip Hop - Movimentos do Cerrado no portal do Festival: http://www.conscienciahiphop.org.br/.
.
O Prêmio passou por duas fases de votação, onde um júri técnico indicou três candidatos a cada uma das dez categorias, e agora, na segunda fase, o público decidirá pelo seu favorito. A premiação é uma forma de dar visibilidade, reconhecer e estimular a produção de artistas e produtores que se encontram "Fora do Eixo", como o rapper brasiliense Gog, o homenageado do prêmio.
.
Nega Gizza, rapper e co-fundadora da Cufa no Rio de Janeiro, será a apresentadora da grande premiação. Artistas e personalidades cuiabanas como artista plástico Aleixo Cortez, o produtor Pablo Capilé, o comediante e ator Justino Astrevo, o Secretário Municipal de Cultura Mário Olímpio, a vice-prefeita Jacy Proença, os militantes do Movimento Negro, Aurélio Augusto e Cristóvão Luiz, o bailarino Kelson Panosso, entre outras personalidades, entregarão as estatuetas do Prêmio aos vencedores.
.
Ainda há tempo para a votação!
.
Confira os classificados por categoria:
.
MELHOR ALBÚM
• Viela 17 – Lá no Morro
• Vadiosloucos – até quando o caneco secar
• Cirurgia Moral – Não da nada se der é Pouca coisa
.
MELHOR MÚSICA
• Viela 17 – Lá no Morro
• Vai levar Bacu – 3 1 SÓ
• Haiti – Aquilombando
.
MELHOR GRUPO OU ARTISTA SOLO
• Viela 17
• Vadiosloucos
• Cirurgia Moral
.
REVELAÇÃO DO ANO
• Vera Verônika
• 3-1 SÓ
• Def MC'S
.
MELHOR DEMO
• Ataque Beliz – As maravilhas do Hip Hop
• Dyskreto – Brasilidade
• Aquilombando – Haiti
.
MELHOR DJ
• Mano Gil – Verbo Verdade
• Dj Jr Killa
• Dj Batman – Viela 17
.
PRODUTOR
• Ariel Feitosa
• Duck jay
• Doxsoul
.
MELHOR VIDEO CLIPE
• Haiti – Aquilombando
• Brasil com P – GOG
• Lá no Morro – Viela 17
.
MELHOR GRUPO DE BREAK
• Mega Break (GO)
• Atack Cia (MT)
• Quebra de movimento
.
MELHOR GRAFFITI
• Choob – Brasília (DF)
• Clemilson Rodrigues (DF)
• Verme (MS)
.
SERVIÇO
O que: Prêmio Consciência Hip Hop
Onde: Clube Feminino, a partir das 19:00 h.
Quando: dia 20 de Dezembro
Mais informações:
(65) 3028-1114
Assessoria de Comunicação Cufa
Fernanda Quevedo

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O SAMBA UNE

A já tradicional roda de samba "O SAMBA UNE" terá o prazer de receber nessa ediçao de sábado (13/12) a presença de Roxinha; uma matriarca do samba carioca com tantas histórias e músicas a contar e cantar! A entrada é franca, a cerveja é gelada e a diversao garantida!

.
Serviço:
quando?: dia 13/12 sabado agora
Onde?: Av. Praia do Flamengo, 132.
Q horas?: das 18 as 22h

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CULTURA EM SALVADOR: O CUCA-MG está organizando uma caravana com estudantes das universidades

Do dia 20 a 25 de janeiro de 2009, a histórica cidade de Salvador receberá milhares de estudantes de todo o país na VI Bienal de Arte e Cultura da UNE (União Nacional dos Estudantes). Haverá apresentações de trabalhos artísticos de estudantes, shows, teatro, exposições, filmes e ainda debates que tenham como eixo o tema desta edição do evento: Raízes do Brasil, formação e sentido do povo brasileiro. Já está confirmado o show do Cordel do Fogo Encantado e outras atrações ainda serão divulgadas.
.
As inscrições de trabalhos estão abertas até o dia 4 de dezembro. Os trabalhos devem se encaixar numa das seguintes áreas: artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. Para participar do evento será cobrada uma taxa de R$50 (exceto os estudantes que tiverem trabalhos selecionados para apresentar). Neste valor está incluso o alojamento, a alimentação e acesso aos shows e outras atividades restritas do evento.
.
O Centro Universitário de Cultura e Arte de Minas Gerais (CUCA-MG) está organizando uma caravana com estudantes das universidades de Belo Horizonte. Os interessados favor retornar enviar e-mail para cucamg@yahoo. com.br. Pedimos ainda que, se possível, divulguem nas listas de e-mails das suas turmas. Pretendemos agendar uma reunião para discutirmos nossa ida à Salvador.
.
------------
RECORDAR É VIVER!
A última Bienal, ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 10 mil estudantes de todo o país. Foram realizadas diversas atividades tais como oficinas, exposições, shows, etc. Algumas presenças de peso foram o Martinho da Vila, a Beth Carvalho e o Lenine. Foi também um rico espaço de discussão e debate. Minas Gerais teve uma das maiores delegações do Brasil!!!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estudantes da UFMT fundam Centro Universitário de Cultura e Arte

Estudantes de diversos cursos da UFMT fundaram ontem (04) o CUCA Cuiabá, Centro Universitário de Cultura e Arte. Em reunião aberta no Centro Cultural, o grupo discutiu a necessidade de ter um projeto conjunto que reunisse artistas e produtores culturais universitários afim de promover a qualificação da produção artística e a ocupação dos espaços da universidade que se aproximem das ações extensionistas e da comunidade. O CUCA funcionará como um guarda-chuva que dará suporte e criará estruturas para que os projetos de seus núcleos, divididos em: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura possam se desenvolver.
.
Na reunião, os núcleos começaram a levantar suas demandas para que nos próximos dias o grupo apresente um calendário de ações e eventos que incluirá a Semana do Calouro 2009/1, a Bienal de Cultura da UNE e diversas mostras artísticas.
.
Participaram da fundação estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, Pedagogia, Medicina Veterinária, Letras, Arquitetura, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, História, Filosofia e Física, além de estudantes do Ensino Médio do CEFET e da Escola Nilo Povoas, representantes do Movimento Panamby, da União dos Jovens Socialistas, da Escola Modelo de Arquitetura e Urbanismo, dos grupos de teatro Cena 11 e Confraria dos Atores e do Nucleo de Produção Audiovisual Próxima Cena.
.
Nacional
.
O CUCA surgiu inicialmente da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 2004 e resgata a história cultural do movimento estudantil. Ele funciona como instrumento de valorização da produção cultural nacional no interior das universidades e da necessidade de se criar um mecanismo para mantê-la articulada. Hoje, existem 11 CUCA's pelo país que trabalham pela criação de um circuito de circulação que conecte-se essas ações. O CUCA desligou-se da UNE e passou a ser uma entidade regida pelo principio da autonomia. Vale lembrar que não é necessária a filiação a nenhum partido, grupo ou Centro Acadêmico para fazer parte do CUCA, já que este é um espaço de construção coletiva e não de disputas políticas.
.
Próximos Passos
.
A próxima reunião do CUCA acontece no dia 11 de dezembro às 17 horas, no CA do Curso de Filosofia em meio a programação da Semana Filosófica que acontece no Instituto de Ciências Humanas e Sociais. A pauta é a construção de um calendário de atividades a ser criado a partir da demanda dos núcleos artísticos. Vitor Torres, coordenador de comunicação do CUCA lembra: "Qualquer estudante, artista, agitador cultural e comunidade já estão convidados em vir compartilhar pensamentos de como construir coletivamente um espaço onde boas idéias e ações são prioridade.".
.
--
Cuca Cuiabá
Centro Universitário de Cultura e Arte

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CURTA CINEMA 2008

05 a 07 de dezembro de 2008
.
O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DO RIO DE JANEIRO – CURTA CINEMA – é um dos principais festivais competitivos de curtas do país. Desde 2006, a Cinemateca Brasileira exibe os filmes brasileiros premiados e ainda alguns dos principais destaques da programação do festival. Este ano, o CURTA CINEMA apresenta na Cinemateca retrospectivas dos cineastas Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach e Júlio Bressane, mais as coletâneas Curtíssimos, Experimenta (de filmes experimentais) e a Sessão Olhos Livres (com curadoria de Carlos Reichenbach), além de dois programas para o público infantil.
.
ENTRADA FRANCA
.
Não há restrições para os programas INFANTIL 1 e 2; os demais programas não são indicados para menores de 16 anos
.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Informações: (11) 3512-6111 (ramal 215) www.cinemateca.gov.br

Fundo Setorial do Audiovisual

Lançamento será nesta quinta-feira, 4 de dezembro, no Rio de Janeiro, com presença do presidente Lula da Silva e do ministro Juca Ferreira
.
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) farão o lançamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) - destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil - nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 15h, no auditório Gilberto Freyre, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro.
.
A solenidade contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do secretário da SAv/MinC, Sílvio Da-Rin, do diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, e do presidente da FINEP, Luís Fernandes, além de profissionais do setor audiovisual.
.
Na ocasião serão divulgadas as quatro primeiras linhas de ação do FSA e os editais contendo as regras para apresentação de projetos. As linhas prevêem investimentos em projetos de produção para cinema; produção para TV aberta e por assinatura; aquisição de direitos de distribuição de obras cinematográficas brasileiras de produção independente e comercialização de filmes de longa-metragem para salas de cinema. O total de recursos aplicados através do Fundo entre 2008 e 2009 é da ordem de R$ 74 milhões.
.
"O Fundo representa a recuperação da capacidade de investimento direto do Estado no fomento à atividade cinematográfica, que, neste último período, esteve marcada pela terceirização das decisões sobre apoio através dos mecanismos de renúncia fiscal. Agora, sem criar nenhum novo tributo e sem acabar com os mecanismos anteriores, o Estado destinou R$ 94 milhões para investir diretamente na atividade", avalia o secretário Silvio Da-Rin.
.
A gestão do FSA está a cargo de um Comitê Gestor e terá como objetivos definir as diretrizes e selecionar as áreas prioritárias para a aplicação de recursos do Fundo; estabelecer os limites de aporte financeiro aplicável a cada grupo de ações; acompanhar a implementação das linhas de ação e avaliar os resultados alcançados, além de estabelecer as normas e critérios para a apresentação de projetos.
.
Integram o Comitê dois representantes do Ministério da Cultura, um da Ancine, um dos agentes financeiros credenciados e por dois representantes da indústria audiovisual, indicados pelo Conselho Superior de Cinema a partir de uma lista tríplice nominal.
.
A composição é a seguinte: Ministro Juca Ferreira - Titular/Alfredo Manevy - Suplente (MinC); Paulo Mendonça - Titular (representante do setor)/Geraldo da Rocha Moraes - Suplente; Gustavo Soares Steinberg - Titular (representante do setor)/ Wilson Alves Feitosa - Suplente; Manoel Rangel - Titular/Mário Diamante - Suplente (Ancine); Silvio Da-Rin - Titular/Paulo Alcoforado - Suplente (MinC/SAv); Luiz Antônio Coelho Lopes - Titular/Murilo Azevedo Guimarães - Suplente (FINEP).
.
Fundo Setorial do Audiovisual
Instituído pela Lei nº 11.437, de 28 de dezembro de 2006, e regulamentado pelo Decreto nº 6.299, de 12 de dezembro de 2007, como uma categoria de programação específica do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o FSA foi criado na perspectiva de serem fontes complementares de recursos para financiar o desenvolvimento do setor, considerado estratégico para o país.
.
Seus recursos são oriundos da própria atividade econômica, de contribuições recolhidas pelos agentes do mercado, principalmente da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (FISTEL). Atualmente estão disponíveis aproximadamente R$ 90 milhões para aplicações no setor.
.
Destacam-se, entre seus principais objetivos, o fortalecimento das empresas brasileiras de audiovisual, o incremento da cooperação entre os diversos agentes econômicos, o crescimento sustentado da participação de mercado da obra audiovisual nacional, a ampliação e diversificação da infra-estrutura de serviços e de salas de exibição, o fortalecimento da pesquisa e da inovação, e o desenvolvimento de novos meios de difusão da produção audiovisual brasileira.
.
Primeiro passo para revisão de fundos
A constituição do Fundo Setorial do Audiovisual é o primeiro passo para o fortalecimento do Fundo Nacional da Cultura, principal objetivo da reforma da Lei Rouanet, em elaboração pelo Ministério da Cultura. Durante os Diálogos Culturais, série de encontros promovidos pelo ministério com artistas, o ministro Juca Ferreira afirmou que o Fundo Nacional de Cultura, atualmente, é "amorfo". Por isso, um dos objetivos é setorizá-lo, criando o Fundo das Artes, do Patrimônio, do Livro e Leitura, e da Diversidade Cultural, Cidadania e Acesso. O Fundo do Audiovisual é o primeiro deles, pretendendo dar mais robustez ao investimento orçamentário do ministério.
.
.
(Fonte: SAv/MinC e Ancine)

Comissão de Educação aprova por aclamação o PL de reconstrução da sede da UNE e da UBES

O Projeto de Lei assinado pelo presidente Lula durante ato dia 12 de agosto foi votado nesta quarta-feira (3)
.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara dos Deputados aprovou por aclamação na manhã desta quarta-feira (3) o Projeto de Lei que reconhece a responsabilidade do Estado na destruição da sede da UNE e da UBES que existia na Praia do Flamengo, 132 e sugere a reconstrução do prédio. A diretora de universidades pagas da UNE, Debora Pereira e o estudante do Amampá, Elton Souza acompanharam a sessão.
.
Leia aqui o texto do Projeto de Lei.
.
O local, berço do movimento estudantil e da resistência à ditadura militar, abrigou a sede da UNE e da UBES, de 1942 até o fatídico dia 1° de abril de 1964, quando o prédio foi incendiado como primeiro ato da ditadura militar. "A reconstrução da sede simboliza a consolidação de uma nova etapa da democracia, que foi instaurada no País com a ajuda e luta dos estudantes", avalia a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.
.
"Este é mais um passo importante para a concretização de uma reparação do Estado aos estudantes brasileiros", definiu a diretora de Relações Institucionais da UNE, Márvia Scárdua.
.
Agora o PL apresentado pela deputada federal, Alice Portugal e relatado pelo também deputado federal, Reginaldo Lopes passará pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, em seguida pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça. "É um longo caminho, mas nos manteremos mobilizados para ver realizado o sonho da nossa volta pra casa", adiantou o presidente da UBES, Ismael Cardoso.
.
"A aprovação do texto por aclamação é um indicativo de que os parlamentares, independentemente dos partidos, reconhecem a importância dessa reparação histórica", disse o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury.
.
O relator do PL, deputado Reginaldo Lopes endossa: "A aprovação desta medida reforça que o Estado democrático de direito está avançando. A UNE é uma instituição de todos os brasileiros e está, como sempre esteve, ao lado do povo, postura traduzida por suas lutas e bandeiras". Para Alice Portugal a UNE e a UBES "completam mais um ciclo de sua legalidade. As entidades deixaram suas digitais impressas na luta pela democracia e dá-se início ao processo de anistia política da UNE e da UBES". "Já não era sem tempo", finalizou parabenizando os estudantes pela iniciativa em reerguer a "Casa do Poder Jovem".
.
Praia do Flamengo, 132O endereço abrigou a sede da UNE e da UBES, de 1942 até o fatídico dia 1° de abril de 1964, quando o prédio foi incendiado como primeiro ato da ditadura militar, que deixaria um rastro de tortura e sangue na história do Brasil. Em 1980, o que restava do edifício foi demolido por ordem do então presidente João Figueiredo. Catorze anos depois, em 1994, o então presidente Itamar Franco reafirmou a posse do terreno às entidades. Naquele momento, o terreno era ocupado de forma irregular por um posseiro que explorava no local um estacionamento clandestino. Apenas em 1º de fevereiro de 2007, a UNE recuperou a posse do tradicional endereço, quando, durante uma passeata, milhares de estudantes ocuparam o local onde funcionava um estacionamento ilegal e expulsaram de lá o posseiro.
.
A partir daí iniciou-se uma série de atos pela reconstrução da sede. A campanha Meu Apoio é Concreto, lançada pela UNE e pela UBES, tem o objetivo de angariar fundos para a reconstrução do prédio. O projeto recebeu o apoio de diversos políticos, personalidades de setores como cultura e educação e ex-lideranças estudantis.
.
Projeto Oscar NiemeyerNo dia 10 de agosto de 2007, data em que a presidente da UNE, Lucia Stumpf, tomou posse, e, em meio às comemorações dos 70 anos da entidade, o arquiteto Oscar Niemeyer presenteou a UNE e a UBES com uma versão atualizada do projeto, para a reconstrução da sede no terreno da Praia do Flamengo. Niemeyer idealizou um prédio com 13 andares, onde também haverá um teatro para abrigar as produções culturais estudantis e um museu de Memória do Movimento Estudantil, entre outros espaços.
.
Da Redação

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

UNE & VERSO – Poesia RE-UNE no Quintal COM-Verso

DIA 04 DE DEZEMBRO - QUINTA-FEIRA - A PARTIR DAS 19:HS.
NA SEDE DA UNE - PRAIA DO FLAMENGO 132 - ESPAÇO CULTURAL VIANINHA
UNE & VERSO – Poesia RE-UNE no Quintal COM-Verso
.
A União Nacional dos Estudantes – UNE/UBES o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE – CUCA, e um Grupo Gestor, desenvolve o evento de poesia, UNE & VERSO, que acontece TODA PRIMEIRA QUINTA DO MES na sede UNE no Rio de Janeiro, Av. Praia do Flamengo, 132 – no Bairro do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ.
.
A SEDE da UNE, que fora queimada e o prédio demolido em 1980 pela Ditadura Militar (1964 - 1984); o terreno da sede foi re-empossado em 2007 onde será construído um novo prédio e a obra na arquitetura de Oscar Niemeyer que doou o projeto aos estudantes. A POESIA está presente no evento UNE & VERSO na sua segunda edição, deu-se início no dia 06 de novembro ultimo, no fundo do quintal da sede, no espaço cultural VIANINHA, nome em homenagem ao teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho – (1936 - 1974), carinhosamente chamado de Vianinha.
.
O Espaço Vianinha receberá os poetas numa programação artística em RODA DE POESIA, e tem como base as diversas formas de expressão poética, neste número 02, o evento contará com a participação do GRUPO OS GOLIARDOS, um coletivo de poetas, educadores, dramaturgos e atores que escolheram as ruas para suas intervenções: palavras, gestos, diálogos e memória – a cidade educadora -. Junto o lançamento do livro do poeta DALBERTO GOMES – NEGRO SIM; o evento contará com a presença de diversos poetas, universitários, militantes, dinamizadores culturais, que atuam pela dinâmica poético/literá ria que acontece no Rio.
.
A Equipe Gestora organizada por Geovane Barone, Felipe Redó, Fernando Marray, Benjamim Cardoso, Lula Dias, João Carlos Luz e São Beto, seguidos dos artistas que incorporar o processo da realização do evento.
.
"Brasil um país musical
os ritmos a arte
consenso nacional
diversas modalidades
do instrumento a composição
dessa turma genial
e a "galera" e coisa e tal..."
João Carlos Luz