segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estudantes da UFMT fundam Centro Universitário de Cultura e Arte

Estudantes de diversos cursos da UFMT fundaram ontem (04) o CUCA Cuiabá, Centro Universitário de Cultura e Arte. Em reunião aberta no Centro Cultural, o grupo discutiu a necessidade de ter um projeto conjunto que reunisse artistas e produtores culturais universitários afim de promover a qualificação da produção artística e a ocupação dos espaços da universidade que se aproximem das ações extensionistas e da comunidade. O CUCA funcionará como um guarda-chuva que dará suporte e criará estruturas para que os projetos de seus núcleos, divididos em: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura possam se desenvolver.
.
Na reunião, os núcleos começaram a levantar suas demandas para que nos próximos dias o grupo apresente um calendário de ações e eventos que incluirá a Semana do Calouro 2009/1, a Bienal de Cultura da UNE e diversas mostras artísticas.
.
Participaram da fundação estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, Pedagogia, Medicina Veterinária, Letras, Arquitetura, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, História, Filosofia e Física, além de estudantes do Ensino Médio do CEFET e da Escola Nilo Povoas, representantes do Movimento Panamby, da União dos Jovens Socialistas, da Escola Modelo de Arquitetura e Urbanismo, dos grupos de teatro Cena 11 e Confraria dos Atores e do Nucleo de Produção Audiovisual Próxima Cena.
.
Nacional
.
O CUCA surgiu inicialmente da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 2004 e resgata a história cultural do movimento estudantil. Ele funciona como instrumento de valorização da produção cultural nacional no interior das universidades e da necessidade de se criar um mecanismo para mantê-la articulada. Hoje, existem 11 CUCA's pelo país que trabalham pela criação de um circuito de circulação que conecte-se essas ações. O CUCA desligou-se da UNE e passou a ser uma entidade regida pelo principio da autonomia. Vale lembrar que não é necessária a filiação a nenhum partido, grupo ou Centro Acadêmico para fazer parte do CUCA, já que este é um espaço de construção coletiva e não de disputas políticas.
.
Próximos Passos
.
A próxima reunião do CUCA acontece no dia 11 de dezembro às 17 horas, no CA do Curso de Filosofia em meio a programação da Semana Filosófica que acontece no Instituto de Ciências Humanas e Sociais. A pauta é a construção de um calendário de atividades a ser criado a partir da demanda dos núcleos artísticos. Vitor Torres, coordenador de comunicação do CUCA lembra: "Qualquer estudante, artista, agitador cultural e comunidade já estão convidados em vir compartilhar pensamentos de como construir coletivamente um espaço onde boas idéias e ações são prioridade.".
.
--
Cuca Cuiabá
Centro Universitário de Cultura e Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário