sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Bienal da UEE RJ | CULTURA XXI: ARTE EM NOVAS TECNOLOGIAS

No próximo sábado (30), às 16 horas, será lançada na Escola Superior de Desenho Industrial a Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Estadual dos Estudantes do Rio de janeiro (UEE/RJ), em parceria com o Centro Universitário de Cultura e Arte do RJ. O evento contará com exibições de vídeos das Bienais da UNE, um debate sobre a construção da Bienal e, por fim, um coquetel de confraternização entre os presentes.
.
A partir do tema "CULTURA XXI: ARTE EM NOVAS TECNOLOGIAS", a primeira Bienal da UEE-RJ, que acontecerá de 20 a 23 de novembro deste ano, nos aparelhos culturais e espaços públicos da Lapa, tem por objetivo promover, incentivar e divulgar a produção cultural realizada nas escolas e universidades do Estado, proporcionando, ao mesmo tempo, um amplo debate sobre a forma como as expressões artísticas e a manifestação da cultura se desenvolvem a partir das novas tecnologias.
.
Segundo o coordenador da Bienal, Fellipe Redó, "o lançamento tem três objetivos principais: discutir o tema da Bienal, um assunto novo no meio cultural; conhecer os estudantes e os grupos organizados dentro das universidades e estabelecer parcerias; e lançar o edital da Bienal."
.
A UEE, que já co-organizou duas Bienais da UNE, resolveu agora promover o seu próprio festival, assumindo experimentações no âmbito da linguagem, da arte e da cultura para um aspecto de renovação em que não seremos meros consumidores de tecnologia. Estas novas formas de atuação cultural levam os artistas e estudantes a se apropriar das novas redes de circulação das produções, questionar o mercado de arte, redefinindo conceitos como direitos de autoria e propriedade intelectual e discutir sobre o compartilhamento de conhecimento em tecnologias interativas, devolvendo a arte para seu lugar, o lugar real, da vida prática e simbólica.
.
Abrangendo todos os segmentos artísticos - Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Cinema, além da Ciência e Tecnologia, a Bienal da UEE é a possibilidade de mostrar a produção cultural universitária, dando ênfase à diversidade da produção atual e à reflexão sobre o papel dos estudantes na elaboração de políticas públicas para a área. Serão aceitos trabalhos de estudantes secundaristas e universitários, nas áreas de música, artes cênicas, cinema, artes visuais, literatura e ciência e tecnologia.
.
Serviço:
Endereço: Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, Rua Evaristo da Veiga nº 95 - Lapa.
Horário: 16 horas
acesse : http://bienaluueerj.blogspot.com
.
Da Redação do Estudantenet

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

28 de agosto, posse do ministro da cultura, Juca Ferreira

Juca Ferreira toma posse amanhã (28) como novo ministro da CulturaSerá empossado amanhã (28), no cargo de Ministro da Cultura, o sociólogo Juca Ferreira, que assumiu interinamente a pasta desde a saída de Gilberto Gil, em 31 de julho. A cerimônia de Posse acontece às 15h, no Palácio do Planalto, com a presença do Presidente Lula da Silva. Já a cerimônia de Transmissão de Cargo acontece às 16h30, no auditório Cássia Eller (Funarte), localizado no Eixo Monumental (Setor de Divulgação Cultural, Lote 02).

Natural de Salvador, Juca Ferreira foi militante estudantil e passou nove anos exilado no Chile, na Suécia e na França, onde se formou sociólogo, durante o regime militar brasileiro. Ao voltar ao Brasil após a anistia, desenvolveu diversos projetos na área de cultura, como o Projeto Axé, de arte-educação para adolescentes em situação de risco social, em Salvador. Ligado ao Partido Verde, foi Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Salvador e também assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Eleito duas vezes vereador em Salvador, em 1992 e 2000, Juca Ferreira foi convidado por Gilberto Gil para integrar sua equipe ministerial em 2003, ocupando o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Cultura desde então.

Outras informações: www.cultura.gov.br/.
Edição: Ascom RRNE MinC
Conheça o Programa Mais Cultura (PAC Social): http://www.cultura.gov.br/site/2008/07/11/mais-cultura-para-o-brasil-e-o-povo-brasileiro-5/
Assessoria de ComunicaçãoTel: (81) 3224.0561 ascom.minc.ne@gmail.com
Representação Regional Nordeste do Ministério da CulturaRua do Bom Jesus, 237, Bairro do RecifeRecife - Pernambuco - CEP 50030-170
Tel-fax: (81) 3424.7611nordeste@minc.gov.br

28 de agosto estréia novo canal na web

Por meio do projeto REDE GERAÇÃO DIGITALIGADA DE WEBVISÃO, será lançado na próxima quinta-feira, 28 de agosto, às 20h, o novo portal da FÁBRICA DO FUTURO. Haverá atividades simultâneas em várias cidades do interior, transmitidas ao vivo, em WEBTV. A Fábrica tem sede em Cataguases e é uma das mais ativas organizações do terceiro setor no estado, com atuação em diversas frentes voltadas para o trabalho de difusão do audiovisual e apropriação das novas tecnologias pelos jovens. Seu novo espaço virtual –que marca a transição para um novo status de atuação, integrando diversos projetos– vai além de um simples endereço na internet.

Gerenciado de forma colaborativa e integrado com outras redes digitais, o portal irá abrigar e dar visibilidade à produção dos núcleos audiovisuais da Fábrica do Futuro em cinco cidades do interior: Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Juiz de Fora e Ouro Preto. O portal irá também aglutinar os diversos projetos da Fábrica do Futuro e uma rede de colaboradores no Brasil e no exterior, além de reunir informações sobre o programa 'Cultura Viva', do Ministério da Cultura, (do qual participa desde 2005), mobilizando a rede dos Pontos de Cultura espalhados pelo país.

LANÇAMENTO - 28 de agosto - quinta-feira - 20h
Para marcar o lançamento do portal e estimular os debates que a iniciativa provoca, será realizado, em Cataguases, uma mesa redonda com participação de gestores, estudiosos e autoridades do Ministério da Cultura, da TV Brasil e da Secretária Estadual de Cultura. O tema será: "Democratização dos meios de comunicação, Internet e redes criativas: a produção audiovisual em tempos de convergência tecnológica".

Participantes - Leandro Saraiva, gerente de conteúdos da Diretoria de Programação da TV Brasil / Caetano Ruas do Circo Voador Digital / Rodrigo Minelli do Laboratório de Mídias da Escola de Comunicação da UFMG / Cesar Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro.

O debate será transmitido ao vivo, simultaneamente, pelo novo portal da Fábrica, em formato WebTV – www.fabricadofututo.org.br. Os internautas também poderão participar do evento por meio de chat, que estará disponível no site.

SOBRE O FUNCIONAMENTO DO PORTAL
De acordo com César Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro, "o portal tem o objetivo de desenvolver formas democráticas de expressão e acesso livre a conteúdos audiovisuais, com foco na diversidade cultural". O portal é desenvolvido integralmente em código aberto. Dessa forma, o sistema permite que, a partir de seu lançamento, os próprios integrantes da Fábrica do Futuro dêem continuidade e adaptem o espaço virtual, podendo ser atualizado e modificado inclusive por não-programadores.

REDE GERAÇÃO DIGITALIGADA DE WEBVISÃO
É um projeto desenvolvido pelo Instituto Cidades de Cataguases, gestora da Fábrica do Futuro com apoio do Fundo Estadual de Cultura e do BDMG. Sua proposta é estimular a criação de redes sociais de cooperação e criação audiovisual colaborativa, com jovens organizados em núcleos de produção em Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Juiz de Fora e Ouro Preto. Ainda de acordo com Cesar Piva, gestor da Fábrica do Futuro, "a idéia é contribuir com a pesquisa e experimentação de novos modelos de criação, produção e promoção da diversidade cultural de Minas Gerais, como um exemplo de difusão de conteúdos audiovisuais e repertórios culturais na internet".

FÓRUNS DA FÁBRICA DO FUTURO
O lançamento do portal eletrônico integra o 3º Fórum da Fábrica do Futuro, um programa de atividades desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2008, que marca, do ponto de vista estrutural e de gestão, a transição do "projeto Fábrica do Futuro" para um status mais abrangente de atuação, melhor definido como um empreendimento cultural, envolvendo diversos projetos para Cataguases e outras cidades. O 1º fórum, em 2003, foi o ponto de partida para o lançamento da Fábrica do Futuro. O 2º Fórum, realizado em 2005, marcou a criação do Ponto de Cultura e a parceria fundamental com o programa Cultura Viva, do MinC.

SOBRE A FÁBRICA DO FUTURO
A Fábrica do Futuro – Residência Criativa do Audiovisual, com sede em Cataguases, Minas Gerais é um ambiente de pesquisa, criação, produção e difusão de conteúdos audiovisuais, culturais e educativos. Um centro de formação e produção de conhecimentos, compartilhados por processos colaborativos, para e com jovens inseridos em redes sociais criativas e produtivas. A Fábrica busca na apropriação social das novas tecnologias, a promoção de oportunidades para novos modelos de trabalho e empreendimento, na perspectiva da economia criativa da cultura e do desenvolvimento humano.

Novos Núcleos - O lançamento do Portal marca também a implantação de quatro novos núcleos da Fábrica do Futuro nas cidades de Juiz de Fora, Muriaé, Leopoldina e Ouro Preto. Cada núcleo conta com um coordenador local, uma equipe de 10 jovens voluntários, um kit multimídia composto por ilha de edição, filmadora e celular multimídia.

O Instituto Cidade de Cataguases é o gestor da Fábrica do Futuro, inaugurada em julho de 2005, como um ponto de cultura do Programa de Cultura do Ministério da Cultura e integrante de um amplo programa de Cultura e Desenvolvimento na cidade de Cataguases. Esse programa tem como foco estrutural a economia criativa do setor audiovisual, as novas tecnologias e a juventude. Para isso, a Fábrica do Futuro criou a RECRIA - Residência Criativa do Audiovisual, como um ambiente permanente, responsável pela realização de diversos projetos. Dentre eles destacamos:

- Projetos Conexão Digital, Cidades Digitais e Identificar, em parceria com a VIVO;
- Tela Viva em parceria com o Instituto Votorantin;
- Cidades Invisíveis: um ponto de cultura digital com a REDE MINAS, a CONTATO de BH e Ministério da Cultura;
- Festival CINEPORT e Festival de Ver e Fazer Filmes, com a Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Energisa;
- Centro Multimídia de Memória da Indústria Têxtil, em parceria com o Instituto Francisca de Souza Peixoto e a Cia Industrial Cataguases;
- Pólo de Animação, Jogos Eletrônicos e Novas Linguagens: um Termo de Cooperação com SEBRAE.

SUGESTÃO DE ENTREVISTA
Cesar Piva – gestor cultural da Fábrica do Futuro

SERVIÇO
Lançamento - Projeto Rede Geração Digitaligada de Webvisão
Dia 28/8 – quinta-feira - 20h
Local: Avevida Humberto Mauro, 340 – Cataguases/MG
* O evento será transmitido ao vivo pelo endereço: www.fabricadofuturo.org.br

PARA AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Fumaça Corp. – Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Vinícius Resende, Rafael Minoro e Artênius Daniel
(31) 3309.6031 / 6071 - 9795.7171

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cidades Invisíveis na Rede Minas

Com a proposta de ampliar a formação dos profissionais do audiovisual e fomentar novos núcleos de produção no estado, por meio da interlocução entre Pontos de Cultura e emissoras afiliadas à Rede Minas de Televisão, será lançado no dia 25 de agosto, segunda-feira, às 18h, no Museu Inimá de Paula (R. da Bahia, 1201), o projeto "Cidades Invisíveis". A iniciativa é coordenada pela Rede Minas e as ONG Contato (Belo Horizonte) e Fábrica do Futuro (Cataguases), em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva/Pontão de Cultura Digital. A abertura contará com a presença dos participantes, das entidades e organizações realizadoras e dos secretários do MinC, Célio Turino e Alfredo Manevy.

Inspirado no romance "Cidades Invisíveis" do escritor italiano Ítalo Calvino –no qual o navegador Marco Pólo descreve sua viagem fantástica por cidades imaginárias– o projeto será realizado em nove municípios: Ouro Preto, Divinópolis, Januária, Juiz de Fora, Pirapora, Uberlândia, Viçosa, Pouso Alegre e Araçuaí. Em cada uma dessas localidades, serão desenvolvidos dois argumentos ou pequenos roteiros para a produção de vídeos de curta duração, em alta definição. Os 18 filmes serão veiculados na Rede Minas, em 2009, nos espaços dedicados à interprogramação.

O projeto

O projeto busca atingir pessoas que tenham algum envolvimento com produção audiovisual, ou interesse nesse tipo de formação. Para essa seleção foi feito um mapeamento dos Pontos de Cultura e afiliadas à Rede Minas de Televisão presentes em diversas regiões do estado. Foram selecionados Pontos de Cultura com forte atuação nessas cidades, dando preferência aos que tenham atividades focadas em cultura, juventude e formação artística.

Em linha com os debates sobre o desenvolvimento da TV Pública e da TV Digital, o projeto irá atuar, por um lado, na apropriação e democratização do acesso às novas tecnologias, formando profissionais aptos a produzirem conteúdos; por outro lado, na interiorização da programação da Rede Pública, levando aos espectadores novas experiências e relatos sobre a diversidade cultural em Minas Gerais.

Além de contribuir para a profissionalização, através da formação de pessoas que multiplicarão esse conhecimento dentro das afiliadas e dos Pontos de Cultura, o projeto é uma oportunidade de fortalecer a rede de relacionamentos entre a Rede Minas e suas afiliadas, proporcionando uma troca efetiva de conteúdo audiovisual. A importância do projeto se dá, não apenas pela oportunidade de interação, mas, principalmente, pela possibilidade do nivelamento técnico, geração de conteúdo sobre culturas do interior de Minas e otimização dos processos de produção já focados na TV Digital.

Fórum BH – 26 a 28 de agosto

A primeira residência criativa do projeto, o "Fórum BH", acontecerá de 26 a 28 de agosto, na Associação Médica de Minas Gerais. Estudiosos da área, representantes da TV Brasil, autoridades do poder público federal e estadual, além dos participantes do projeto se reunirão em torno de uma ampla programação de oficinas e debates para discutir de forma coletiva as estratégias de formação, acessibilidade, difusão e produção dos conteúdos audiovisuais em Minas Gerais.

Fórum Cataguases e gravações regionais

Já no período de 14 a 18 de setembro, os participantes passarão por outro ciclo de debates, desta vez na cidade de Cataguases. Esta atividade será focada na discussão sobre os elementos da convergência digital, em especial sobre as questões que envolvem a difusão e a produção de conteúdo para a TV Digital e a relação com as novas mídias (software livre, câmeras digitais e internet). O planejamento das filmagens, a ser executado a partir de outubro com as gravações regionais, também será desenvolvido. Nas gravações regionais uma equipe de produção percorrerá cada uma das cidades e auxiliará os jovens na captação das imagens. Após o trabalho de filmagem, um editor visitará cada município para fazer uma pré-edição do material. A edição final será realizada em Belo Horizonte, com o acompanhamento dos participantes por meio de ferramentas de comunicação à distância.

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura fazem parte do Programa Cultura Viva, uma das mais bem-sucedidas iniciativas criadas pelo MINC nos últimos anos, como forma de incentivo à produção cultural e social pelo País. São projetos desenvolvidos pela sociedade civil, que firmam convênio com o MINC por meio de seleção em editais públicos e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem em cada comunidade.

Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país, desenvolvendo projetos artísticos que exploram diferentes meios –incluindo os digitais– valorizando a difusão da cultura, cidadania, geração e distribuição de renda. O Ponto de Cultura não tem um modelo único e é uma iniciativa que visa à democratização e o acesso à produção e difusão de bens culturais. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Sobre a ONG Contato – Centro de Referência da Juventude

A ONG "Contato - Centro de Referência da Juventude" é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2001, em Belo Horizonte, voltada para a realização de projetos e ações que visem à formação e capacitação profissional de jovens através da cultura, assim como sua conscientização política pautada na cidadania e nos direitos humanos. Estão entre as principais atividades do Contato: inclusão digital, formação integral em cinema e audiovisual, música, criação de cooperativas e geração de renda através de uma fábrica própria de vassouras de garrafa pet e uma oficina de cerâmica. (release em anexo)

Sobre a ONG Fábrica do Futuro

A ONG "Fábrica do Futuro – Incubadora do Audiovisual e Novas Tecnologias", inaugurada em junho de 2005, em Cataguases, faz parte de um programa local de cultura e desenvolvimento com foco na produção audiovisual, na educação e na qualidade de vida urbana. Integrada a outras importantes iniciativas, a Fábrica tem como metas o estabelecimento de políticas públicas e a indução de uma nova fonte de desenvolvimento local, através da economia da cultura, sobretudo com e para a juventude da região. (release em anexo)

Sobre a Rede Minas de Televisão

Há 23 anos no ar, no canal aberto 09 e/ou no canal fechado 20, e presente na maioria dos municípios mineiros, a Rede Minas de Televisão se dedica, principalmente, à diversidade cultural, econômica e social do estado de Minas Gerais. A qualidade de suas produções conferiu à emissora, por dois anos consecutivos, 2006 e 2007, o título de "Veículo do Ano", no prêmio Aberje Nacional. Sua programação, que conta com alguns programas em rede nacional, adota uma atitude de respeito aos costumes locais aliando informação com qualidade. (release em anexo)

SERVIÇO

Lançamento do projeto "Cidades Invisíveis" - ONG Contato (BH); Fábrica do Futuro (Cataguases) e Rede Minas de Televisão, em parceria com o Ministério da Cultura

Dia 25 de agosto – segunda-feira

18h – Abertura: "Contextualização da Política Cultural do MINC e da Secretaria de Cultura"

19h - Aula inaugural: "Perspectivas da cultura"

Local: Museu Inimá de Paula (R. da Bahia, 1201 – Centro)

Dias 26 a 28 de agosto – Ciclo de Debates "Fórum BH"

Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161- Centro)

Informações: (31) 3281.5326 / prodcinevivo@gmail.com

SUGESTÃO DE ENTREVISTA

Helder Quiroga – ONG Contato / César Piva – Fábrica do Futuro / Luciano Alkmim – Rede Minas de Televisão

AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Fumaça Corp – Vinícius Resende / Artênius Daniel / Rafael Minoro

(31) 3309.6031 / 3309.6071 / 9401.0828 – contato@fumacacorp.com.br

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

cinecuca com brazucah

A Rede Brazucah e o CUCA da UNE têm um encontro marcado com o cinema brasileiro. Nessa sexta-feira exibiremos no Centro Universitário de Cultura e Arte Gianfrencesco Guarnieri que sediará os encontros mensais dos agentes paulistas, o documentário Nas Terras do Bem-Virá. Não perca!

NAS TERRAS DO BEM-VIRÁ
(Doc., 110min., 2007)

Sinopse
Em busca da terra prometida, milhares de "severinos" deixam suas casas e seguem rumo à Amazônia. A única coisa que carregam: a esperança. O longa metragem "Nas Terras do Bem-Virá" costura vários casos de conflitos envolvendo esses "severinos", que caíram no trabalho escravo, que perderam suas terras, que foram assassinados e viram assassinar seus líderes. Casos de um povo que cansou de migrar em busca da sobrevivência e decide lutar para conseguir um pedaço de terra, deixar de ser escravo e manter viva a última grande floresta tropical do planeta.
Gravado em 29 cidades de cinco estados do norte e nordeste brasileiro, o documentário, realizado por Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri, aborda entre outros assuntos, o modelo de colonização da Amazônia, o massacre de Eldorado do Carajás, o assassinato da missionária Dorothy Stang e o ciclo do trabalho escravo.

O que? NAS TERRAS DO BEM-VIRÁ
Que Dia? SEXTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO
Qual Hora? 19H
Onde? CUCA SP Rua vergueiro, 2485, Vila Mariana - prox. metro Ana Rosa

Ficha Técnica
Direção: Alexandre Rampazzo
Roteiro e Pesquisa: Tatiana Polastri / Alexandre Rampazzo
Produção: Tatiana Polastri
Edição: Fernando Dourado
Fotografia: Fernando Dourado / Alexadre Rampazzo
Som: Nilson Norio Takae
Trilha Sonora Original: Nanah Correia / Julian Tirado / João Bá

Festivais e Premiações
It’s All True – Festival Internacional de Documentários – Brasil - MENÇÃO HONROSA- Festival dos Três Continentes – Venezuela – PRÊMIO DE MELHOR FILME- Mostra Etnográfica da Amazônia – Brasil - PRÊMIO DE MELHOR FILME- Mostra Contra o Silêncio de Todas as Vozes – Cidade do México – México – MENÇÃO HONROSA- Bresil en Mouvements – Paris / França- Festival Internacional de Munique – Alemanha- Amazônia Brasil – Nova Iorque – Estados Unidos - Festival de Avança - Portugal - Festival Internacional de Cine del Norte de Chile – Chile- XXIV Festival Internacional de Bogotá – Colombia- DOCSDF - Festival de Cine Documental de la Ciudad de México – México- II Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul – Brasil- Panorama Recife de Documentários – Brasil- Cinema em Movimento - Centro Cultural do Banco do Nordeste – Brasil- Mostra FICA – Brasil- XXIII Festival de Inverno da Chapada dos Guimarães – Brasil- Mostra do Audiovisual Paulista – Brasil

CUCA SP CONVIDA

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

CUCA NA CARAVANA

Entrevista: Alexandre Santini


Alexandre Santini é o atual Coordenador Geral do Instituto CUCA, parceiro da União Nacional dos Estudantes, que atuará na Caravana da UNE - Saúde, Educação e Cultura afim de levar a célula cultural de volta à Universidade, mostrando que não há projeto para o Brasil que não passe, necessariamente, pela Cultura. O CUCA se dedicará também a articular uma rede cultural sólida entre os Pontos de Cultura, Comunidades e Universidades durante os quatro meses de Estrada. Abaixo, Santini - como é conhecido - nos fala um pouco sobre a idéia do CUCA e qual será sua atuação no projeto nacional.

1.Qual é a importância de um projeto como a Caravana da UNE - Saúde, Educação e Cultura para o CUCA e para os estudantes de forma geral?

Alexandre Santini: A caravana é um momento histórico para a UNE e para o movimento estudantil brasileiro, assim como para o CUCA. Será uma excelente oportunidade para a consolidação e o fortalecimento dos CUCAs que já existem, bem como para a formação de novos núcleos, com o objetivo de estruturar o Circuito Universitário de Cultura e Arte nos 27 estados do país. (Atualmente, o CUCA está presente em 16 estados brasileiros).Além disso, junto com a Caravana, o CUCA fará o lançamento do Pontão de Cultura, projeto que acontecerá em 13 estados promovendo intervenções culturais, apresentações e oficinas protagonizadas pelos Pontos de Cultura do Brasil nas universidades públicas. Tudo isso será viabilizado por uma rede de agentes culturais que irá articular os Pontos de Cultura dos estados, além de realizar todo registro audiovisual das atividades.O CUCA irá promover também encontros entre os movimentos culturais e os pontos de cultura de cada estado, com o objetivo de colocar em pauta um projeto cultural para o Brasil e novos modelos de financiamento e circulação da produção cultural brasileira.

2.Como principal rede cultural estudantil organizada, o que o instituto pretende levar para as universidades ao percorrer todos os estados do país? Qual a mensagem que o CUCA quer transmitir?

AS: A universidade precisa se pintar com as cores do povo, superando a separação ideológica entre os saberes "eruditos" e "populares". Uma universidade que pense um projeto para o Brasil é muito mais do que um "escolão" de formação de profissionais especializados para alimentar o mercado de trabalho. O CUCA tem a ambição de contribuir para que a universidade brasileira retome o seu papel histórico de centro vivo de pensamento, discussão e produção cultural e intelectual.Neste sentido, ao convidar os Pontos de Cultura para "pintarem" as universidades com as cores que quiserem, o CUCA pretende abrir o diálogo entre produção cultural, intelectual e científica das universidades e os saberes e fazeres das comunidades locais e do povo brasileiro.

3.Quais são as bandeiras levantadas pelo CUCA da UNE no que diz respeito às políticas públicas para a cultura no Brasil?

AS: É preciso rediscutir profundamente o modelo de financiamento público à cultura no Brasil. Em que pese a concepção bastante avançada que orienta diversos programas e ações do Ministério da Cultura durante a gestão de Lula e Gil, a questão econômica é ainda um grande entrave a ser superado em nossa política cultural. Os mecanismos de fomento à cultura baseado nas leis de incentivo e renúncia fiscal, que são uma herança maldita dos governos neoliberais do PSDB/PFL, empurram para o mercado a responsabilidade e orientação sobre como e onde serão aplicados os recursos públicos. O resultado é um modelo de financiamento injusto e concentrador, onde 80% dos recursos são aplicados no eixo Rio-São Paulo e os principais captadores deste dinheiro são as instituições culturais ligadas ao sistema financeiro e aos grandes meios de comunicação, como a Fundação Bradesco, Itaú Cultural, Fundação Roberto Marinho e por aí vai...Queremos um novo modelo de financiamento público para a cultura, gerido com a participação da sociedade, republicano, democrático e federalista. Este modelo já foi desenhado, é o Sistema Nacional de Cultura, que ainda precisa ser efetivamente implementado no país. Queremos a aprovação pelo Congresso Nacional da PEC da Cultura, que destine no mínimo 2% do PIB para a área cultural, recurso que deve ser distribuído com equilíbrio regional a partir de editais com participação e controle da sociedade civil. O movimento estudantil precisa compreender a assumir como suas estas bandeiras, defendendo-as nas ruas, junto com a sua pauta política e educacional. A caravana será um momento importante para travarmos este debate nas universidades.

4.Qual é o principal objetivo cultural de um projeto nacional como a Caravana, do ponto de vista prático?

AS: Resgatar a idéia de Universidade enquanto local privilegiado para o pensamento, para a inquietação e reflexão e para a ação cultural, artística e intelectual. Hoje, o estudante universitário sofre uma tremenda pressão familiar para que "saia" da universidade com o diploma o mais rápido possível a fim de se inserir no Mercado o quanto antes. Isso fez com que o papel de ambiente privilegado para a produção e reflexão que a universidade deveria cumprir na vida cultural brasileira fosse se esvaziando gradativamente. É uma situação lamentável, pois é durante a vida universitária que o jovem está formando a sua consciência política, social e cultural. A caravana da UNE, nesta bela missão de percorrer todo o Brasil, traz em sua bagagem um pouco deste espírito rebelde, aventureiro e itinerante que infelizmente está ausente das Universidades no Brasil atualmente . Além disso, ao promover um conjunto de atividades culturais, espera-se que a caravana lance sementes, no sentido de fortalecer e incentivar projetos e iniciativas culturais novas ou já existentes em cada lugar que vá passando.

5.Em qual sentido a Caravana deve incentivar a articulação entre a rede de Pontos de Cultura?

AS: O objetivo do Pontão de Cultura do CUCA da UNE, que será lançado durante a caravana, é justamente o de promover uma articulação permanente entre os pontos de cultura e as universidades. Além disso, a Caravana irá realizar apresentações de pontos de cultura em todas as universidades como parte de sua programação, o que vai nos permitir uma maior aproximação e interação com esta rede.

6.Qual a importância dos Pontos de Cultura no contexto atual da produção cultural?

AS: Os Pontos de Cultura são o fato político mais importante da vida cultural brasileira nas últimas décadas. A partir da "provocação" do estado, uma rede horizontal e nacionalmente distribuída de grupos e iniciativas culturais vem se organizando e se reconhcendo enquanto um movimento social que atua no sentido de fortalecer a autonomia e o protagonismo cultural do povo brasileiro. Os Pontos de Cultura são hoje uma importante força política que , ao lado dos movimentos sociais, compreendem que um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil passa necessariamente pela cultura.

7.Como os CUCAs se tornaram Pontos de Cultura?

AS: Através de editais públicos, os CUCAs de 10 estados foram conveniados com o MinC como Pontos de Cultura. Com o edital para Pontões de Cultura publicado em 2007, mais uma vez um projeto do CUCA foi aprovado, agora com o objetivo de articular a rede cultural estudantil em 13 estados em diálogo com Pontos de Cultura e comunidades.Ao atuar junto a rede de pontos de cultura, o CUCA se legitima e consolida enquanto movimento cultural dentro e fora das universidades. Em diversos estados os CUCAs vem tendo uma atuação desta; cada nos encontros e fóruns de pontos de cultura, e neste sentido o papel do CUCA é contribuir para a organização política do movimento cultural, a partir da experiência acumulada do movimento estudantil e da relação com os movimentos sociais.

fonte: Caravana da UNE

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CUCA SP convida

"O diário de uma humorista cearense" dia 07 de agosto no espaço cultural Cuca daUne na Vila Mariana. Após as 19; 30 não percam.



Não perca a performance do ator e humorista Daniel Gomes. Contos do dia-dia são citados de forma que você até se vê na situação, é fora de série.



O Show ainda traz ao vivo, o melhor da MPB uma abertura original para um espetáculo de humor.

Para sua entrada, basta levar um quilo de alimento não perecível na entrada mais acompra do ingresso que custa R$ 1,99.

Cuca da Une que fica na Rua Vergueiro, nº. 2485


próximo ao metrô Ana Rosa, em São Paulo, SP.


Informações – 8209-9199 / 5084-8603.



O ESPETÁCULO,
um espetáculo feito pelo humorista cearense Daniel Gomes, que vem com seu personagem carismático e ilario, que e uma mulher escrachada chiqueao mesmo tempo brega,que usa o cabelo sempre para cima que diz ela quee para ninguém passar por ela e passar despercebido,Sfolett conta emmais de 200 piadas toda sua vida uma história que ninguém jamais vai se arrepender de ter vindo ao mundo pois ela conta como nasce umacriança feia e o que ela passa depois que cresce,acima de tudo loira,junta desde começo de sua vida ate os dias de hoje,atuando no palco oúnico personagem feito e sfolett ao qual hoje e considerada a diva dohumor,e sempre com a participação do publico,com perguntas edivertidas brincadeiras musicais, o espetáculo e dirigido pelaprodução de Luciano Lopes dono das marmotas produções ao qual Sfolettfaz parte, um grupo apadrinhado pelo grande Tom Cavalcante,umespetáculo novo para o publico mais adulto e com um personagem muitocarismático,então hoje São Paulo tem a honra de receber um dos grandeshumoristas cearenses e um dos mais engraçados espetáculos de humor daatualidade.E com a duração de uma hora,as vezes ate sendo mais .
DG

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

UNE E UBES CONVIDAM

LANÇAMENTO DA CARAVANA DA UNE POR SAÚDE, EDUCAÇÃO E CULTURA E ATO PELA RECONSTRUÇÃO DA SEDE DA UNE E DA UBES COM PRESIDENTE LULA

A União Nacional dos Estudantes - UNE e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas têm a satisfação de convidar tão importante autoridade para o lançamento da Caravana da UNE por Saúde, Educação e Cultura, durante o qual ocorrerá Ato pela Reconstrução da Sede das entidades estudantis, com presença do excelentíssimo senhor presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Caravana de Saúde, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, percorrerá todo o País, somando um total de aproximadamente 32 mil km, em um ônibus, realizando debates, atividades culturais, oficinas e campanhas como a de doação de sangue nas universidades brasileiras.

O prédio onde funcionava a sede das entidades nacionais de representação estudantil foi incendiado no primeiro dia de instalação do Regime Militar, em 1964, e demolido no ano de 1980.

Desde então, as entidades realizam ampla campanha pela reconstrução da sede dos estudantes pelo Estado Brasileiro, como reparação histórica a este setor organizado da sociedade que sempre lutou pela democracia e pelo desenvolvimento do país, mesmo nos anos da mais dura repressão.
Este ato com a presença do presidente da república na sede da UNE e da UBES marca um momento histórico de grande envergadura, visto que a última visita de um presidente à sede das entidades foi feita por João Goulart em 1962.

O ato será realizado no dia 12 de agosto, um dia depois do dia do estudante (11 de agosto), que é também o dia do aniversário de 72 anos da UNE, no endereço da histórica sede da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro.

Vale também lembrar que dia 12 é o dia Nacional de Juventude, motivo pelo qual realizaremos com o Conselho Nacional de Juventude, o lançamento do Pacto da Juventude.

É por este motivo que convidamos vossa senhoria a estar presente e participar de forma ativa pelo movimento em defesa da reconstrução da sede da UNE e da UBES.


Lançamento da Caravana da UNE por Saúde, Educação e Cultura e Ato pela Reconstrução da Sede da UNE e da UBES

Presença confirmada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Data: 12 de agosto de 2008

Horário: 14h

Local: Praia do Flamengo, 132 (endereço da sede da UNE e da UBES), Rio de Janeiro (RJ)

Telefone de Contato: 11 5539 2350 (Raquel), 61 8410 1298 ou 21 8639 7492(Marvia)

Favor confirmar presença pelo email une70anos@gmail.com.

Teremos satisfação em contar com a sua presença em nossa casa.

Saudações estudantis!

Lúcia Stumpf
Presidente da UNE
Ismael Cardoso
Presidente da UBES