segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Mistério do Samba

O Mistério do Samba é um longa que retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela - grupo de veteranos sambistas de uma das mais tradicional escolas de samba do Rio de Janeiro - e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou recuperando composições dos anos de 40 e 50 ainda gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da zona oeste da zona norte do Rio, Oswaldo Cruz.

O que faz desse pacato bairro, o berço dos poetas e cantores que seguem inspirando gerações da MPB? A câmera leva o público a percorer as ruas, freqüentar as casas, as festas populares e as cantorias de Oswaldo Cruz. E ainda acompanha a Velha Guarda em rodas de samba . Imagens históricas revelam preciosidade até não desconhecidas, como entrevistas inéditas de sambistas que faleceram durante as filmagens e canções que só existiam na memória das pessoas.


Cineclube Quilombinho


O Cineclube Quilombinho é um projeto cultural de exibição de filmes e documentários alternativos, nacionais e internacionais, que tratam de temas relacionados à identidade étnico-racial e cultura afro-brasileira, incentivando o cumprimento da Lei 10.639/03 de obrigatoriedade do ensino e educação das relações étnico-raciais e de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todos os níveis de formação básica pública e privada..

Os filmes são escolhidos previamente por uma equipe do Centro Cultural Quilombinho e após cada exibição ocorre um debate promovido por algum (a) especialista convidado (a). O público alvo são grupos de estudantes oriundos de escolas públicas, interessados pela arte do cinema, bem como de temas referentes à cultura afro.

As exibições são gratuitas e ocorrem mensalmente toda segunda quinta-feira do mês com início às 19h30 na sede do Centro Cultural Quilombinho à rua Caramuru, 203 - Vila Leão em Sorocaba (próximo ao pátio do Feirão de Automóveis do bairro Mangal.). 60 lugares.

Maiores informações (15) 3018-8090
ou pelo e-mail cineclubequilombinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário