quarta-feira, 30 de julho de 2008

Biblioteca de poesia | mês de agosto em SP

mapa das bibliotecas de São Paulo. Veja lista!

BIBLIOTECA TEMÁTICA DE POESIA

ALCEU AMOROSO LIMA

PROGRAMAÇÃO - AGOSTO 2008

LIRAS PAULISTANAS

'Multidão, solidão: termos iguais e permutáveis para o poeta ativo e fecundo. Quem não sabe povoar sua solidão, tampouco sabe estar só em meio a uma massa atarefada' (Baudelaire)

Imersos na solidão povoada de São Paulo, poetas ativos e fecundos, paulistas ou não, fizeram da cidade sua musa inspiradora. Líricos que, jogados em meio à multidão ávida pelo crescimento econômico, ressaltam a poesia que se esgueira por entre a pressa e a fumaça da metrópole.


A Biblioteca Alceu Amoroso Lima percorrerá, num breve itinerário, alguns desses momentos em que a poesia eclode com força perante a dureza da paisagem petrificada. Neste mês, o programa Liras Paulistanas inicia a busca pela poesia nas grandes cidades e a possibilidade de encontrar beleza no cotidiano alucinado, caótico e apaixonante.

VerSão Paulo
A exposição reúne 25 painéis que buscam, através de caricaturas e imagens fotográficas, um diálogo entre o cotidiano conturbado da cidade em 1900 e os dias atuais. O tom lúdico das caricaturas de Voltolino, Belmonte, Yoyô e outros ilustradores não identificados reúnem-se às imagens fotográficas saídas na imprensa ou registradas nos laudos policiais a fim de mostrarem de forma leve e bem humorada um momento de grande metamorfose da cidade.
Curadoria: Paula Janovitch e Carbono 14 – Projetos e Pesquisas em História
De 8 a 30 de agosto, de segunda a sábado, das 9 às 19h
Abertura dia 7, às 19h30, com palestra de Paula Janovitch


Música de Graça
Herdeiros do bom humor das antigas duplas em seu lado mais crítico e galhofeiro, Jica y Turcão compõem e cantam suas músicas em legítimo paulistês. Passeiam por São Paulo misturando latinidade com rock, MPB, músicas tradicionais, valsinhas, despertadores, celulares e o que passar pela frente, transformando elementos do nosso cotidiano em esquetes, vinhetas e refrões hilários.
Dia 7, quinta, 20h


VerSão Paulo: Experimentos LíricosVinculada à monitoria da exposição VerSão Paulo, a oficina abordará possibilidades de criação a partir do cotidiano na cidade. O objetivo é estimular os jovens a expressarem seus sentimentos e a extraírem a poesia contida no prosaico, naquilo que é visto como banal e passa despercebido no dia-a-dia. Poemas e canções inspirados na cidade irão nortear a atividade, demonstrando que o cotidiano é matéria prima de poesia e que esta se encontra em todos os lugares, basta um olhar atento que a perceba. Atividade dirigida a grupos de escolas e outras instituições que atendem adolescentes e jovens, com agendamento prévio.
Com Niti Merhej Dias 14, 21 e 28, quintas, 14h


A Poesia e a Cidade
O curso abordará as dimensões poéticas associadas à vida na cidade e procedimentos de criação literária, através dos poetas que trataram da metrópole ou que, de alguma forma, a anteciparam. Programa: Baudelaire: a metrópole como tema da poesia, o maravilhoso urbano e também o horror metropolitano, o poeta e as multidões; Rimbaud: as cidades transfiguradas em Iluminações; Lautréamont: cidade real, histórias irreais; Eliot em The Waste Land: baudelairiano e apocalíptico; surrealistas e pós-baudelairianos: Walter Benjamin em Passagens; Aragon, O camponês de Paris e as iluminações profanas; Robert Desnos, Liberté ou l´amour! e a metrópole onírica; Breton, Nadja, o amor louco e a troca de lugar do texto e da vida; Pessoa: Álvaro de Campos em Lisboa, do cais à tabacaria; García Lorca em Nova York: a metrópole dilacerada; São Paulo, de Mário de Andrade a Roberto Piva; a geração beat: Ginsberg em Nova York e San Francisco; a herança objetivista e poundiana.
Com Cláudio Willer
Dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28, terças e quintas, das 19h às 22h

Poeta em Cena
O projeto procura pensar a especificidade do discurso poético contemporâneo através do palco. Mais do que propor a encenação dos textos, tem por objetivo possibilitar o diálogo entre artistas de mídias distintas, abrindo espaço, ao final de cada apresentação, para um debate envolvendo o poeta convidado, diretor e elenco.
A primeira apresentação traz à cena Roberto Piva, poeta cuja trajetória muitas vezes parece se confundir com a da própria cidade de São Paulo, lugar onde o insólito divide espaço com o caos, revelando na rotina agitada da metrópole um mundo de abismos, delírios e vicissitudes. Seu primeiro livro, Paranóia (1963), transformou decisivamente o panorama da poesia brasileira contemporânea e, ainda hoje, o poeta nos surpreende com a vitalidade de sua poesia.
Direção: Denise Weinberg.
Coordenação e produção: Flávio Rodrigo Penteado e Helder Mariani.
Dia 25, segunda, 20h

Encanta Realejo
Com o objetivo de documentar a história de bandas e artistas que atuam na cena paulistana, serão realizadas apresentações musicais mensais. Os convidados deste mês são Lei di Dai, coroada como rainha do dancehall, vertente dançante do reggae mais conhecido como ragga, e o grupo Baque in beat, cuja sonoridade é marcada por sons urbanos, cantos étnicos, barulhos digitais, poesia e ritmos tribais.
O projeto é um dos selecionados da edição 2008 do VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, que apóia financeiramente atividades artístico-culturais desenvolvidas por jovens.
Dia 9, sábado, 18h

FLAP! 2008 ZONA FRANCA – Viva la Conexión!
Encontro literário que acontece de 1 a 8 de agosto em vários espaços de São Paulo.
Abertura na Biblioteca Alceu Amoroso Lima:
Contrafacção
Lançamento d'O Casulo – Jornal de Literatura Contemporânea
Apresentação: Rosângela Ogata
Poetas convidados: Alberto Trejo (México), Eduardo Lacerda (Brasil), Fábio Aristimunho Vargas (Brasil), Frederico Barbosa (Brasil) e Maria Eugenia López (Argentina)
Dia 1, sexta, 19h

Lira Paulistana

Pinheiros completará, no dia 15 de agosto, 448 anos. Fato marcante na sua história recente, cujos ecos ainda ressoam com força expressiva, o Lira Paulistana merece destaque nas comemorações do seu aniversário.
O porão da Rua Teodoro Sampaio, convertido em teatro de 200 lugares, tornou-se, no início dos anos 80, uma espécie de centro cultural alternativo onde se encontravam não apenas músicos, mas representantes das diversas expressões artísticas da cidade. Na sua curta existência, foi
palco de toda uma geração de artistas, incluídos os músicos desde então conhecidos como Vanguarda Paulistana.
Apesar de fechado há mais de vinte anos, aquele momento ainda é extremamente representativo para o bairro e para as novas gerações que por ali circulam. Para contar um pouco sobre essa história, convidamos algumas pessoas que ajudaram a escrevê-la:

Bate-papo com Mário Manga, Skowa, Turcão e Wilson Souto Jr. (Gordo). Mediação de Laert Sarrumor.
Dia 15, sexta, 19h

Bate-papo com Chico Pardal, Paulo Barnabé e Suzana Salles. Mediação de Laert Sarrumor.
Dia 22, sexta, 19h


Shows

Patife Band
Criada em 1985 por Paulo Barnabé, a banda nasce com influência das técnicas de composição erudita contemporânea das quais surgem ritmos assimétricos, células atonais, "harmonias " dodecafônicas. Há também assumida influência de punk-rock, jazz e ritmos brasileiros. Com formação diferente da original, busca atualmente novas sonoridades.
Com Paulo Barnabé (bateria e vocal), Paulo Braga (piano), Matheus Leston (sintetizador) e Celso Veagnoli (sax tenor barítono).
Dia 16, sábado, 18h


Suzana Salles
Integrante da chamada Vanguarda Paulistana, iniciou sua carreira com Arrigo Barnabé, na Banda Sabor de Veneno, e Itamar Assumpção, na Banda Isca de Polícia.Com eles gravou, respectivamente, Clara Crocodilo e Às Próprias Custas S/A. Tem parcerias com Itamar Assumpção, Ná Ozzetti, Chico César e Paulo Padilha.O seu último CD solo, As Sílabas, foi apontado pela crítica como um instigante instrumento de resistência dentro do atual panorama musical brasileiro. Ao lado do músico e compositor Paulo Padilha, a cantora apresentará canções de Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e Luiz Tatit, além de relembrar momentos marcantes de sua carreira.
Dia 23, sábado, 18h

Língua de Trapo
No show Allegro ma non trappo, a banda paulistana com mais de 25 anos de estrada se mantém mordaz e atual. Com a irreverência de sempre - sarcasmo e ironia mesclando paródias, piadas e esquetes - serão apresentados os seus sucessos, agora repaginados, e ainda músicas inéditas, impagáveis sátiras de costume que são a marca registrada do grupo. No repertório: Conchetta, Tudo para o Paraguai, Força do Pensamento e Country os Brancos.
Com Laert Sarrumor (voz), Sérgio Gama (voz, violão e bandolim), Marcelo Castilla (acordeon e teclado), Zé Miletto (teclados), Valmir Valentim (bateria), Cacá Lima (baixo e vocal) e Marcos Arthur (percussão).
Dia 30, sábado, 18h


Lançamento: O Maquinista
Livro de poesias e fotografias de Danilo Papini
Editora Scortecci
Dia 13, quarta, 20h


A Hora e a Vez do Vestibular
Ciclo de nove palestras ministradas por professores da USP, com a proposta de aprofundar o conhecimento sobre os autores e as obras selecionadas para os vestibulares da FUVEST e UNICAMP. Dirigido a todos os interessados e, em especial, a estudantes que pretendem prestar o vestibular. Programa originalmente elaborado para o Centro Cultural da Juventude por Dolores Biruel, com curadoria de Michel Sleiman.

Os encontros acontecerão sempre às terças-feiras, até 21 de outubro.
Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Com Luiz Veiga
Dia 26, terça, 14h


OFICINAS

Dramaturgia
A oficina é voltada para a pesquisa e o desenvolvimento da linguagem dramatúrgica. Por meio de textos teóricos e exercícios práticos, os participantes gradativamente se aproximam do texto teatral. Fazendo paralelos entre a linguagem dramatúrgica e as outras linguagens literárias, como a poesia, o texto jornalístico e a prosa, os alunos terão contato com a estrutura, o conteúdo e a especificidade do texto criado para o palco. Ao final do curso, os participantes terão a possibilidade de verem seus textos lidos por atores profissionais.
Com Paula Chagas
De 11 de agosto a 24 de novembro
segundas, das 19 às 22h


Teatro Vocacional
O projeto tem como foco estimular a prática e a criação teatral, atendendo a interessados com mais de 14 anos, que queiram fazer teatro em processo continuado. Iniciado em março, ainda recebe novos participantes.
Com Marcelo Reis - terças, das 19 às 22h
Com Teresa Athaíde - quartas, das 14 às 17h

Mitologia Grega

A partir da leitura de textos mitológicos, traça-se um paralelo entre a mitologia e a vida real. Neste percurso não se procura enxergar a verdade dos fatos, nem as conexões específicas do símbolo, mas ficar com as imagens e para o que elas abrem para a imaginação, para a poesia e para a fantasia. Este é um olhar mito-poético. Um jeito de olhar que multiplica sentidos, sempre sentidos mais profundos para as expressões, as imagens, que ali aparecem. Este é o grande exercício durante a oficina: trabalhar na relação com as imagens e com a imaginação.
Para esta oficina não é necessária inscrição prévia.
Com Ajax Pérez Salvador e Wladia Beatriz Correia
Quintas, das 15 às 16h30



Todas as atividades são gratuitas.

Inscrições para as oficinas de segunda a sexta, das 10 às 19h, pessoalmente ou pelo telefone 3082 5023.


As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA
Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros (esquina com R. Cardeal Arcoverde)
Tel. 3082 5023

Um comentário: