quarta-feira, 16 de julho de 2008

CUCA CG CONVIDA


TEATRO DE BOAL CHEGA À PARAÍBA


Está em curso o maior programa de formação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido já experimentado no mundo: o TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO, realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido – CTO, em parceria com o PROGRAMA CULTURA VIVA do Ministério da Cultura. Este projeto, desenvolvido simultaneamente em oito pólos no Brasil, com grupos de dezesseis estados, e dois pólos na África, Moçambique e Guiné- Bissau, com grupos de quinze províncias, formou entre 2006 e 2007 cerca de trezentos Multiplicadores. Para a segunda etapa, que se inicia em julho de 2008, até 2009, tem-se a mesma expectativa.

De 21 a 25 de julho acontece, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA-CG ) que fica a Rua Paulo de Frontin s/n°, Açude Velho, Centro, Campina Grande/PB, a primeira etapa do programa de formação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido. O curso é totalmente gratuito. Uma oportunidade especial para colaboradores e ativistas dos PONTOS DE CULTURA da Paraíba e também para representantes de grupos culturais e movimentos sociais.

Por ser uma metodologia lúdica e atraente, de fácil aplicação, com potenciais extraordinários de multiplicação, que não exige custos altos de investimento e alcança resultados eficientes, o Teatro do Oprimido – TO é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de programas sócio-culturais em áreas com recursos escassos. O TO é um conjunto conceitual de técnicas que transformam o espectador em protagonista do espetáculo, profundamente envolvido com a trama de sua própria existência, mais intensamente com os condicionantes sócio-econômicos de sua situação. Um trabalho libertário que se globaliza não por modismo ou estratégia de bom empreendimento, mas por necessidade de atuar em todos os lugares onde a arte ainda possa significar libertação de amarras da consciência do ser sobre si e sobre sua condição no mundo.

Seu criador, Augusto Boal – indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2008 –, teatrólogo, professor na New York University, na Harvard University e na Université de La Sorbonne-Nouvelle, assumiu lugar definitivo na galeria de nomes mundialmente reconhecidos na área, como Brecht e Stanislawsky. Sobre ele, Richard Schechner, diretor de The Drama Review, escreveu "Boal conseguiu fazer aquilo com que Brecht apenas sonhou e escreveu: um teatro alegre e instrutivo. Uma forma de terapia social. Mais do que qualquer outro homem de teatro vivo, Boal está tendo um enorme impacto mundial". Há muitos anos as proposituras do Teatro do Oprimido são objetos de teses de mestrados e doutorados e de cursos em diversas universidades pelo mundo.

Para conferir os resultados desta etapa da Paraíba, haverá, no dia 25, às 18 horas, um evento público gratuito, com apresentação de espetáculo de Teatro-Fórum. Imperdível!

Cada vez mais praticado e difundido no país, o Teatro do Oprimido vai descobrindo seu jeito de ser.


METODOLOGIA

A formação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido acontece em seis etapas:

No Curso 1 – Introdução ao Teatro do Oprimido, com duração de 40h, os participantes serão capacitados como Multiplicadores do Teatro do Oprimido, cuja tarefa será a de aplicar nos seus respectivos Pontos de Cultura, grupos culturais e movimentos sociais, os conhecimentos partilhados nos Cursos de Formação. O curso será encerrado com evento público gratuito, onde serão apresentadas cenas montadas pelos participantes.

No intervalo entre os Cursos 1 e 2, os Multiplicadores em processo de formação serão estimulados a realizar oficinas de Teatro-Fórum nas diversas comunidades em seu raio de atuação, a fim de compartilhar o saber adquirido no curso e treinar habilidades. Esse processo (previsto para Agosto de 2008) será acompanhado pela equipe do CTO, através de visitas locais.

Depois da experiência prática, os Multiplicadores retornam para mais uma etapa de formação: Curso 2 – Estética do Oprimido, com duração de 40h (previsto para Setembro de 2008), a esta altura, centrada na Estética do Oprimido, na produção de espetáculos e na função do Curinga, o facilitador do Teatro do Oprimido. Como o anterior, este curso será encerrado com evento público, onde serão apresentadas cenas produzidas durante a primeira etapa de multiplicação.

Em seguida, os Multiplicadores se dedicarão à produção de cenas e espetáculos de Teatro-Fórum, os quais deverão ser apresentados em Diálogos Teatrais, entre grupos comunitários. Esse processo (previsto para Novembro de 2008) será acompanhado pela equipe do CTO, através de visitas locais.

Agora é hora de todos os Multiplicadores participarem de um Seminário de Avaliação do Processo de Trabalho, com duração de 20h (previsto para fevereiro de 2008), no qual os Multiplicadores deverão avaliar aspectos facilitadores, dificudades enfrentadas e alternativas encontradas durante o desenvolvimento da iniciativa. Estes encontros serão coordenados pela equipe do CTO e contarão com a participação de representantes dos grupos comunitários formados.

Finalmente, os Multiplicadores participam de uma Mostra Pública de Resultados (previsto para Março de 2009), cujo objetivo é apresentar um balanço global dos resultados alcançados, com apresentação de espetáculos de Teatro-Fórum, exposição de produtos artísticos da Estética do Oprimido e mostra de fotografias e vídeos dos grupos envolvidos. A iniciativa pretende dar visibilidade ao projeto realizado e apresentar propostas de continuidade.


SERVIÇO

Curso 1: Formação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido – Introdução ao Teatro do Oprimido

Dias 21, 22, 23, 24 e 25 de julho, de 9 às 17 horas

Local: Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). Rua Paulo de Frontin s/n°, Açude Velho, Centro – Campina Grande/PB

Até 30 (trinta) participantes. Duração de 40 horas. GRÁTIS

Informações com Claudio Rocha: (81) 4104-0282, 9668-0041 e 8835-1020

Evento público, gratuito: Para conferir os resultados desta etapa, no dia 25, às 18h, haverá um evento público, gratuito, com apresentação de espetáculo de Teatro-Fórum com os participantes do curso.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – CTO

Ney Motta | Arte Contemporânea Comunicação

tel. 55 (21) 2539-2873
cel. 55 (21) 8718-1965
neymotta@terra.com.br

skype: neymotta
Rio de Janeiro – Brasil

conheça o site www.ctorio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário