quarta-feira, 4 de março de 2009

ATO DE FUNDAÇÃO


No próximo dia 12 de março de 2009 às 19 horas acontecerá o ato de fundação do Instituto Henfil, na sede da ABI no Rio de Janeiro. O Instituto Henfil terá como objetivo preservar a obra e a imagem do Henfil, organizando eventos culturais, além de apoiar e organizar projetos sociais, educacionais, ecológicos e de saúde, envolvendo assuntos como doação de sangue, hemofilia e AIDS.


Arte

Instituto Henfil eternizará o humor crítico do cartunista

“Morro mas meu desenho fica”. As palavras do cartunista Henfil se tornam ainda mais reais agora. No próximo dia 12 acontecerá o ato de fundação do Instituto Henfil, na sede da ABI no Rio de Janeiro. Atualmente, seus quadrinhos são publicados diariamente no jornal O Globo.

O Instituto terá como objetivo preservar a obra e a imagem do Henfil, organizando eventos culturais, além de apoiar e organizar projetos sociais, educacionais, ecológicos e de saúde, envolvendo assuntos como doação de sangue, hemofilia e AIDS.
O Instituto será organizado por Ivan Cosenza, filho de Henfil. Em seu conselho, o Instituto terá nomes como Ziraldo, Zuenir Ventura, Sergio Cabral, Eduardo Suplicy, Paulo Betti, Mauricio Azedo, Aldir Blanc, Wagner Tiso, João Bosco, Tarik de Souza, Chico Caruso e Joffre Rodrigues, entre outros.

“Este é um projeto que, tento realizar há muito tempo e que finalmente se torna realidade. Como único filho do Henfil, venho batalhando para manter viva a memória do meu pai, apresentando sua obra às novas gerações e participando, através de seus desenhos, de campanhas e atividades sociais. Com o Instituto Henfil espero poder cada vez mais contribuir, utilizando sua obra e sua imagem da maneira que ele sempre usou, além de poder preservar sua obra da maneira que ela merece”, diz o confiante Ivan Consenza.
Segundo Consenza, o instituto ainda não tem sede, que será providenciada após sua fundação, local onde será feito o primeiro projeto do Instituto Henfil e a catalogação de sua obra, que ficará disponível para consulta do público.
No lançamento, às 19hs, será feita uma homenagem a Henfil que nesse ano completaria 65 anos. Haverá ainda uma pequena exposição com alguns de seus principais trabalhos.

A arte contra a ditadura
Henfil nasceu em Ribeirão das Neves e cresceu em Belo Horizonte. Em 1965, começou a fazer caricatura política para o Diário de Minas. Fez charges esportivas para o Jornal dos Sports do Rio de Janeiro, em 1967, colaborando também nas revistas Visão, Realidade, Placar e O Cruzeiro.

A partir de 1969, fixou-se no semanário Pasquim e no Jornal do Brasil. Em 1970, lançou a revista Os Fradinhos, com personagens tipicamente brasileiros e que retratavam as situações da época.

Henfil teve uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura, pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas Diretas Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário