quinta-feira, 16 de abril de 2009

rumos

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Itaú Cultural lançam editais de fomento Rumos 2009 nas áreas das artes, do jornalismo cultural e promovem palestras e oficinas sobre processos de criação na arte contemporânea.

As modalidades dos editaís Rumos são nas áreas de expressões da Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural. Todas as informações sobre os editais podem ser obtidos no http://www.itaucultural.org.br/

Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, campus Praia Vermelha - Av. Pasteur, 250 fundos, Campus da Praia Vermelha. Tel (21) 3873-5067
Data: 16 e 17 de abril, quinta e sexta-feira.
Horários, temas e palestrantes: veja programação.
Entrada franca - não há necessidade de inscrição antecipada.


PROGRAMAÇÃO

Dia 16 quinta
19h
Abertura do evento: apresentação do editais Rumos edição 2009 (Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural) com representantes do Itaú Cultural: Kety Fernandes, coordenadora do núcleo do Audiovisual e Guilherme Kujawski, coordenador do núcleo de Arte e Tecnologia e do Itaulab.

palestra: Processos de Criação: A Obra de Charles Darwin como Exemplo de Processo Criativo com Nelio Bizzo
Em sua palestra Bizzo trata da possibilidade de estabelecer um paralelo entre a criação científica e a artística. Ele observa que nas últimas décadas a história da ciência passou por uma profunda transformação como campo de pesquisas. Nesse sentido, o trabalho de Darwin torna-se um tema privilegiado, dada a profusão de fontes disponíveis e as modificações pelas quais as suas teorias têm passado desde os primeiro escritos, até a publicação de seu livro mais famoso, Origem das Espécies, em 1859, e mais além.

Nelio Bizzo é biólogo, com pós graduação na área de biologia e educação. Estagiou em instituições inglesas, tendo estudado os manuscritos de Charles Darwin no Manuscripsts Room, da University of Cambridge Library, em Down House (Charles Darwin’s Memorial) e na British Library. É professor titular da USP e Fellow do Institute of Biology (Londres).



Dia 17 sexta
das 14 às 17h
oficina Introdução à Web Colaborativa com Thiago Camelo
LOCAL: Laboratório Multimídia do Centro de Produção Multimídia
O objetivo da atividade é desmistificar a internet e o processo de escrita e mostrar como a web 2.0 pode fazer diferença no dia-a-dia do usuário. Com aulas práticas e lúdicas, ele dá noções básicas de como ampliar o repertório dos canais possíveis para a difusão de conteúdo na web e como utilizá-lo.
A participação é por ordem de chegada (20 vagas)

Thiago Camelo é bacharel em jornalista e cinema pela PUC-RIO. Trabalhou como monitor em aulas de Telejornalismo na mesma Universidade, além de ter atuado no jornal Folha Dirigida. Desde 2006, trabalha na Equipe Editorial do site Overmundo http://www.overmundo.com.br/ e colabora com outras publicações jornalísticas.


Dia 17 sexta
18h
palestras Cinema Expandido: Novos Formatos, Novos Espaços com André Brasil e Ronaldo Entler
LOCAL: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas
- André Brasil aborda o processo de expansão do filme para além da sala de cinema, e os novos aspectos que ele adquire, devido aos recursos digitais de produção e projeção existentes. Se, nas palavras dele, de uma forma ou de outra estes conceitos sugerem uma superação do cinema provocada por sua própria expansão, durante a palestra, Brasil vai sugerir um caminho inverso: aquele que nos levaria não a uma superação do cinema, mas à sua infância.

- Ronaldo Entler fala sobre o conceito de obra expandida e analisa o trabalho do documentarista francês Chris Marker que, nos anos 60, repensou o estatuto do cinema com uma inusitada obra de ficção científica, e hoje explora linguagens e ambientes alternativos para reinterpretar os registros que produziu ao longo de quase 60 anos de carreira.

André Brasil é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Geral (PUC/Minas) e integrante da equipe do programa de pós-graduação em Comunicação. Nesta instituição, coordena, ainda, o Centro de Experimentação em Imagem e Som (Ceis). Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu a tese de doutorado Modulação/Montagem: Ensaio Sobre Biopolítica e Experiência Estética. Participou da comissão de seleção dos 14º e 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica – Videobrasil e realizou, em 2006, a curadoria da Mostravídeo do Instituto Itaú Cultural, em Belo Horizonte e Belém. Atualmente é colaborador da Revista Cinética (Cinema e Crítica).

Ronaldo Entler é mestre em multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (IA/Unicamp), doutor em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e pós-doutor em multimeios pelo IA-Unicamp. Atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Atualmente, é professor e coordenador de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde também é professor da Faculdade de Artes Plásticas, e professor visitante no Programa de pós-graduação em Multimeios do IA-Unicamp.
Novidade: no BLOG http://rumos2009.wordpress.com/ todos podem acompanhar e interagir com as atividades Rumos por todo o Brasil

Contato: luiz.pedreira@comunicacaoririgida.com.br | Tel 11 8405-4664

Nenhum comentário:

Postar um comentário