Ebulição dos Libertos
Depois de três dias dedicados às atividades culturais, seminários e oficinas, os Pontos de Cultura de todo o país se reuniram na Av. Beira Mar em todas as suas diversidade culturais, em concentração para a saída do Cortejo da Cidadania “Ebulição dos Libertos”, lembrando a figura do líder obolicionista cearence Francisco José do Nascimento, o “Dragao do Mar”, que em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea, foi um dos principais responsáveis pela abolição da escravatura no estado do Ceará.
Maracatú, Samba de Cumbuca, Capoeira, Samba de Coco, Grupos Afros, Bumba meu boi e tantas outras manifestações culturais brasileiras, embalados pelos sons dos grupos Multiplicadores de Música (Fortaleza-CE), Roteiro de luz – Boi Juventude (Fortaleza-CE) e pela Caravana Carbono Neutro – Balada Carbono (Belém-PA) desfilaram pela orla da Praia de Iracema em um sinal de liberdade cultural, reafirmando a legítima identidade revolucionário do povo brasileiro.
Na chegada ao aterro de Iracema, um palco montado esperava os participantes do cortejo, onde passaram diversos rítimos. Entre as apresentações estavam o cantor e compositor paraibano Chico César e a Banda Dona Zefinha, do Ceará. Os participantes da Teia 2010 despediram-se da Mostra Artística e se recuperaram o fôlego para os trabalhos do III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, de onde seram identificadas todas as demanda e propostas para o desenvolvimento dos trabalhos dos Pontos de Cultura.
Por Aciel Mendes e Gardiê Silveira, CUCA da UNE Cabeça de Cuia - PI.