quinta-feira, 25 de março de 2010

Tambores Digitais - TEIA 2010

O mais plural encontro de cultura brasileira, a Teia 2010 – Tambores Digitais tem início hoje, na cidade de Fortaleza. O evento é realizado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.


Como o prórpio nome sugere, a TEIA é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens. A TEIA também se faz pelo Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, juntamente com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas.

Já, os dias 26 e 27 de março estão reservados para a Teia das Ações – Conceitos e Práxis, atividades colaborativas que buscam reunir as ações do programa Cultura Viva dentro da Teia 2010- Tambores Digitais.

CUCA da UNE na TEIA

O CUCA da UNE atua na rede dos pontos de cultura, com centros de cultura espalhados por 15 estados do país, e tem forte atuação entre as ações do programa Cultura Viva. A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, que este ano realiza a TEIA, representada pelo Instituto Cidade, também conta com participação do CUCA. Vanessa Stropp, coordenadora de projetos do Instituto CUCA da UNE, é membro da comissão nacional, e conversou com o Blog do CUCA.

Na opinião de Vanessa, "estamos construindo uma nova cultura política, que gera mudanças de valor, sociais, econômicas..." Questionada sobre a relação estado/sociedade, no que diz respeito a diversidade cultural brasileira, Vanessa discorre:

"Interessante essa observação... Não tenho medo de dizer que nunca antes na história desse país o movimento social teve oportunidade de dialogar com o Estado como acontece hoje. Estamos construindo uma nova cultura política, que gera mudanças de valor, sociais, econômicas... atinge, portanto, um nível para além das políticas culturais especificamente. A Teia é uma prova disso, é realizada a muitas mãos, mãos que vêm dos governos, dos artistas, dos gestores. Então, são muitos os atores que constróem essa história. A Teia das Ações é, na minha opinião, o resultado de uma gestão pública que conhece a fundo as necessidades e potenciais dos produtores da cultura brasileira, ela é fruto de programas construídos de baixo pra cima. Além dela, também incluo nessa lista o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, um espaço essencialmente político do movimento, e não é exagero dizer que a continuidade do Programa Cultura Viva só se dá porque consegue organizar o povo. Baseados numa equação de autonomia + protagonismo, os pontos de cultura, quando articulados em rede, se realizam o tempo todo. O que será visto nos próximos dias é a celebração da cultura brasileira, uma bela festa do povo."

Blog do CUCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário