quarta-feira, 31 de março de 2010

Ebulição dos Libertos


Neste domingo (28) em Fortaleza-CE, dentro da programação da Teia 2010, diversos representantes do Ministério da Cultura e delegados e delegadas de Pontos de Cultura de todo o Brasil se reuniram na Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar para iníciarem as atividades do III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. Dentre os representantes do Ministério da Cultura destacou-se a fala de TT Catalão, que assume a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC, em substituição à Célio Turino, expondo sua preocupação em dar continuidade ao Programa Cultura Viva, transformando-a em política de Estado e que o III Fórum terá um papel dicisivo neste processo, para que o mesmo seja aprovado pelo Congresso Nacional. Na ocasião foi lido, discutido e aprovado o Regimento Interno do III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.

Depois de três dias dedicados às atividades culturais, seminários e oficinas, os Pontos de Cultura de todo o país se reuniram na Av. Beira Mar em todas as suas diversidade culturais, em concentração para a saída do Cortejo da Cidadania “Ebulição dos Libertos”, lembrando a figura do líder obolicionista cearence Francisco José do Nascimento, o “Dragao do Mar”, que em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea, foi um dos principais responsáveis pela abolição da escravatura no estado do Ceará.

Maracatú, Samba de Cumbuca, Capoeira, Samba de Coco, Grupos Afros, Bumba meu boi e tantas outras manifestações culturais brasileiras, embalados pelos sons dos grupos Multiplicadores de Música (Fortaleza-CE), Roteiro de luz – Boi Juventude (Fortaleza-CE) e pela Caravana Carbono Neutro – Balada Carbono (Belém-PA) desfilaram pela orla da Praia de Iracema em um sinal de liberdade cultural, reafirmando a legítima identidade revolucionário do povo brasileiro.

O Cuca da UNE partcipou da Mostra Artística em parceria com o Coletivo Camaradas, que durante os dias do evento desenhou a silhueta de dezenas de participantes daTeia 2010 em um parangolé (tecido) de 36 metros de extensão. Durante a
tarde do domingo (28), os cuqueiros de todo o Brasil e o Coletivo Camaradas produziram estandartes, adereços e a cabaça de um dragão com materiais retirados lixo da Teia 2010. No trajeto do cortejo os participantes da Teia 2010 e populares interagiram com a intervenção onde todos eram convidados a carregar o tecido com as silhuetas, tendo a frente a cabeça feita de materiais reciclados transform
ando-se em um enorme “dragão chinês”, que mesmo com o cair da chuva não deixaram que a festa de todas as cores e diversidades perdesse seu brilho até o aterro de Iracema.

Na chegada ao aterro de Iracema, um palco montado esperava os participantes do cortejo, onde passaram diversos rítimos. Entre as apresentações estavam o cantor e compositor paraibano Chico César e a Banda Dona Zefinha, do Ceará. Os participantes da Teia 2010 despediram-se da Mostra Artística e se recuperaram o fôlego para os trabalhos do III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, de onde seram identificadas todas as demanda e propostas para o desenvolvimento dos trabalhos dos Pontos de Cultura.

Por Aciel Mendes e Gardiê Silveira, CUCA da UNE Cabeça de Cuia - PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário