sexta-feira, 12 de março de 2010

O Brasil na Conferência Nacional de Cultura

Começou a II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Entre filas de credenciamento, reuniões de delegados e aprovação do regimento, logo estavam montadas barracas de artesanato, rádio comunitária e até uma roda de capoeira no meio do hall do centro de convenções.

De noite, o Teatro Municipal esperava os participantes para uma grande celebração da diversidade cultural brasileira, com a presença de autoridades presentes como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Juca Ferreira (Cultura), Franklin Martins (Comunicação Social), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Entre apresentações de circo, dança, música, poesia, malabares de fogo e pernas de pau, e tambores, os discursos dos dirigentes agradeciam a presença de todos e comemoravam a realização de mais uma Conferência. Segundo a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef, "hoje tratamos a cultura com um estado presente, mas não impositivo, por essa razão, a participação de vocês nessa construção é de suma importância".


Silvana Meireles, Secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora geral da CNC, cita a resposta de um ribeirinho quando questionada sobre o objetivo do encontro: "A Conferência serve pra conferir se tudo está nos conformes". Já o rapper brasiliense GOG, representante do Conselho Nacional de Política Cultural, ressaltou a importância deste momento político da cultura com outro relato: "quando um agente cultural da periferia é convidado nominalmente pelo Ministro da Cultura para uma cadeira tradicionalmente ocupada por representantes de notório saber, é sinal de que algo está mudando".

O Ministro Juca Ferreira, por sua vez, rebateu as críticas que o Ministério vem recebendo ultimamente nos grandes meios de comunicação: "Fico preocupado quando questionam este processo de consulta que o presidente Lula tem implementado, as conferências. Política pública isso não é coisa de se fazer em gabinete, e cultura não combina com silêncio, temos que ouvir todo mundo". E termina lembrando a aprovação de parte da verba do pré sal no Fundo Social para a cultura.

Encerrando a noite, o presidente Lula parabenizou a atual política do MinC: "Vocês não sabem o quanto esses meninos Juca Ferreira e Gilberto Gil apanharam pegando um titinho do dinheiro da cultura e levando pro Norte e pro Nordeste do país". Indo além da pauta da cultura, falou também da do Plano Nacional de Banda Larga, da concentração dos meios de comunicação e revidou as críticas que vem recebendo: "Como estas ja fizemos 67 conferências nacionais. As pessoas falam como se este que vos fala tivesse medo da polêmica. Eu sou o resultado da polêmica".

Por Aline Carvalho, de Brasília para o Blog do CUCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário