domingo, 28 de março de 2010

TEIA 2010

Por Aline Carvalho


A última quinta-feira, dia 25, foi um importante dia para a cultura brasileira. No dia nacional do Maracatu, tinha início na cidade de Fortaleza o quarto encontro nacional dos Pontos de Cultura, a Teia 2010: Tambores Digitais. Na programação da noite de abertura, coroação das rainhas do maracatu, o cantor cearense Fagner e o rapper carioca B Negão. O encontro prometia: “A diversidade cultural brasileira se encontra em todos os pontos”.

Durante a sexta e o sábado, a Teia das Ações – conceitos e práxis, reúne participantes das Ações do Programa Cultura Viva para reflexão e compartilhamento de suas ações locais. Ao fim do encontro um documento será encaminhado ao Ministério da Cultura com propostas inovadoras para a continuidade do programa.

Paralelamente, a Mostra Artística traz 88 atividades culturais de Pontos de Cultura de todas regiões do país e diversas linguagens artísticas. Entre eles, o Projeto de Intervenção Ambiental – PIA, ligado ao CUCA Ceará reuniu na sexta de manhã diversos jovens, tintas e tecidos na montagem de um grande parangolé coletivo no pátio do Dragão do Mar.
Além do pessoal do PIA, representantes dos CUCAs de diversos estados se encontram na Teia para trocar experiências, mostrar seus trabalhos e debater cultura, educação e juventude.

Segundo Fellipe Redó, coordenador do Instituto CUCA, “É importante que a juventude ocupe os espaços aqui, trazendo os debates que temos feito em nossos estados e apresentando pra essa nova geração de Pontos de Cultura a proposta de cultura em rede do CUCA”. Thiago Pondé, coordenador artístico do Instituto, lembra que “diferentemente do CPC (Centro Popular de Cultura da UNE, criado em 1962), o CUCA tem a 'Arte' no nome, e por isso é importante que não nos descuidemos de desenvolver ações e diversas linguagens artísticas em nossas atividades”.

Na noite de sexta-feira, a abertura oficial do evento trazia representantes do Ministério da Cultura e do governo estadual para saudar a realização do encontro. A emocionada fala de Célio Turino, ex-Secretário de Cidadania Cultural e idealizador do programa, simbolizava o início de um novo ciclo na construção que vem sendo feita ao longo de seis anos de programa. O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirma que “a cultura no país nunca foi tão livre”, e se despede a caminho da Conferência Nacional de Educação, que começa dia 28, ressalatando a importância deste espaço de diálogo entre as duas políticas.

Fórum tem início hoje

O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura que começa neste domingo, dia 28. Além de deliberar as ações da Rede de Pontos de Cultura para o próximo ano e eleger a nova Comissão Nacional de Pontos de Cultura, o Fórum será um importante espaço de fortalecimento do movimento, em um momento onde se tem como principal pauta a consolidação do Programa Cultura Viva como política de Estado.

Acompanhe a cobertura da Teia 2010 no blog (www.cucadaune.blogspot.com), no www.videolog.uol.com.br/cucaune e no twitter (www.twitter.com) do CUCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário