sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festival Nossas Expressões, em Santa Maria

O festival Nossas Expressões chega a sua XX edição passando por manifestações e debates acerca das questões momentâneas vividas na sociedade. O festival Nossas Expressões chega a sua XX edição. Através dessas edições passou por manifestações e debates acerca das questões momentâneas vividas na sociedade. No XIX trazemos o enfrentamento cultural através do Cultura pra quê(m), colocando manifestações culturais num mesmo espaço, procurando refletir essa diversidade.

Nessa XX edição procurando seguir a mesma ideia, viemos com o tema Cultura: quem [ e o que ] produz?, trazendo a discussão dos momentos atuais da conjuntura nacional da cultura, problematizando e construindo novas alternativas de pensamento e produção.

O tema reflete de que cultura estamos falando, de como ela é produzida, quem produz e para quem ela é destinada, questionar a mercantilização da cultura expondo outros olhares. Colocando o tema central cultura livre, mídias alternativas, movimento música para baixar, redes de pontos de cultura, Economia solidária, educação, combate as opressões e outras formas de expressão como nosso objetivo principal de problematização.

Aproveitando o momento de 50 anos da UFSM procuramos resgatar os questionamentos sobre produção e utilização de conhecimento e como esses transformam a sociedade e seus contextos culturais. Acreditamos que a partir desta teremos trocas em muitos aspectos, trocas ricas em saberes já que a universidade desde seu surgimento tem um papel fundamental na sociedade de Santa Maria e região. A UFSM tem um papel historicamente importante no fomento da participação e produção no meio cultural.

Por Andressa Argenta
Coordenadora de Cultura DCE - UFSM
CUCA da UNE Santa Maria - RS
Confira aqui a programação do Festival: http://xxnossasexpressoes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário