domingo, 16 de maio de 2010

Show experimenta novas linguagens em Salvador

Fruto de experimentação cênica do músico Thiago Pondé, o Projeto Atuar Música é uma performance que costura canto com poesia, mímica, circo e outros elementos cênicos na construção conceitual da figura do intérprete. No espetáculo, corpo e voz são explorados a partir da construção de imagens, revelando a música em sua dimensão cênica e fazendo do intérprete a figura central da arte do canto.


Além de intervenções de audio-visual e poéticas, o projeto conta com experimentalismo de timbres, a fusão de ritimos e a intensidade e sofisticação interpretativa. No repertório, canções de Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e de compositores contemporâneos como João Weber e Rafael Pondé.

Para o idealizador do projeto, "o intérprete é aquele que canta uma extensa variedade de ritimos, imprimindo um tipo de co-autoria na sua criação, trabalhando a sofisticação melódica e a versatilidade de timbres vocais, além de ter uma forte presença cênica e ser norteado por construções de partituras corporais". Além de cantor, o músico-intérprete explora as possibilidades expressivas do instrumento corpo, em seu sentido visual e sonoro.

O espetáculo Atuar Música estará em cartaz nos dias 18 e 25 de maio no Teatro Sesi Rio Vermelho e 28 e 29 de julho no Teatro Vila Velha (Cabaret dos Novos), ambos na cidade de Salvador, Bahia.

Estudante de filosofia da Universidade Federal da Bahia, Thiago Pondé busca protagonizar o debate estético dentro do CUCA, como coordenador artístico do Instituto. Atualmente, além de estar em cena com o projeto Atuar Música, o músico se prepara para a gravação do seu primeiro CD oficial, em parceria com o Ponto de Cultura-Prakatum.

Pondé também integra o coletivo Fanfarra das Artes, buscando a transversalidade de linguagens transversais e o engajamento político da obra artística na realidade social. O coletivo já se apresentou no no Teatro Gamboa Nova, no II Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, no XII Encontro Nacional de Estudantes de Artes, e na VI Bienal da UNE, abrindo uma apresentação de Jorge Mautner no Teatro Vilha Velha.


Conheça o trabalho do músico e intérprete Thiago Pondé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário