sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Caravana incentiva a criação de CUCA’s pelo Brasil

Com metade do itinerário cumprido, a expedição espalha também a semente do Centro Universitário de Cultura e Arte. Até o momento foram formados 3 CUCA’s
.
O Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (CUCA) acaba de ampliar a sua rede. Embarcada no ônibus da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, parte da equipe do Instituto fomenta a criação de novos centros de cultura pelo país.
.
Durante a passagem pelas universidades, a equipe promove reuniões para apresentar a idéia do CUCA, além de interagir com os Pontos de Cultura de cada estado, unindo forças e convidando-os para fazer atividades culturais que a Caravana realiza.
.
Na metade da viagem, com ainda 21 instituições a serem visitadas, já foram criados três CUCA’s: Minas (MG), Pantanal (MS) e Makunaima (RR). Agora são 17 centros gravitando em torno do Instituto que faz circular a produção cultural universitária, objetivo maior do projeto cultural da UNE.
.
Cuca Makunaima, o caçula
Nasceu da vontade de aproximar a cultura popular da produzida na academia. "O objetivo é borrar os limites entre universidade e comunidade. Fazer com que os saberes dialoguem, que a cultura popular esteja presente na Universidade na mesma medida que os saberes eruditos tenham espaço na comunidade", disse Alexandre Santini, coordenador geral do Instituto CUCA.
.
Dia 25 de setembro em uma reunião entre representantes dos Pontos e do Instituto CUCA e estudantes, foi criado o CUCA Makunaima. Em Roraima atualmente existem 17 Pontos de Cultura, 14 vinculados ao município e 3, à sociedade civil. Nenhum deles com entrada significativa na Universidade, função que será cumprida pelo mais novo centro cultural do estado.
.
CUCA Pantanal, o "filho" do meio
Dia 9 de Setembro o Mato Grosso do Sul ganhou seu CUCA. A criação se deu durante a reunião entre o Instituto CUCA e pontos de cultura do estado e aconteceu de forma espontânea, como consequência de uma vontade coletiva de motivar e organizar a produção cultural universitária e comunitária no estado e de se articular em rede com os demais centros espalhados pelo Brasil.
.
"CUCA significa tanto Circuito como Centro Universitário de Cultura e Arte. Centro diz respeito aos espaços locais, de cada estado, e Circuito ao Instituto, cuja função é articular todos os centros em rede", definiu Edson de Aguiar, o Sansão, coordenador financeiro do Instituto.
.
CUCA Minas, o primogênito
Há dois anos, a estudante de cinema Natalia Pimenta foi convidada para coordenar o FUCA, Festival Universitário de Cultura e Arte, organizado pelo DCE da Universidade Federal UFMG.
.
Foi através de sua participação no festival, que ela entrou em contato com a atuação do CUCA. A partir daí foi só oficializar a fundação. "Eu já sentia muita necessidade de ter um movimento articulado, que tivesse a sua própria dinâmica de trabalho, assim como sua própria forma estética, para a gente poder expor a nossa produção cultural, principalmente a dos universitários. E quando eu conheci o projeto do CUCA, eu falei pronto, é isso", explicou Natália.
.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário