quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dia Internacional da Animação: 28 de outubro de 2008 no Mundo todo e no CUCA Araguaia

Clique sobre a imagem para ampliá-la
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO. Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação.Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais. São mais de 150 cidades em todo o país.
.
Foi nesta data que, em 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
.
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2008 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 51 paises que farão intercâmbio de suas mostras.
.
No Brasil o “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este ano o DIA conta com mais de 150 cidades participantes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. A Mostra oficial será exibida simultaneamente às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro sendo o maior evento simultâneo do gênero, a ser realizado no país. Nesta data será exibida 1 hora de curtas-metragens estrangeiros (coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos) e 1 hora de curtas-metragens brasileiros. O Programa brasileiro também será enviado para os 51 países integrantes da ASIFA.
.
Durante a semana que antecede o evento acontecerão debates, oficinas, palestras, mostras infantis e regionais de acordo com a programação local de cada cidade que poderá ser conferida no site http://www.diadanimacao.com.br/ .
.
O evento terá entrada franca em todo o país e busca difundir o cinema de animação atraindo novos públicos proporcionando aos seus expectadores o acesso a essa arte cinematográfica.
.
A organização nacional do evento contará novamente com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Conselho Nacional de Cineclube, Federação Paulista de Cineclubes e com a parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração de diversos países no mundo. No Brasil o evento é financiado pelo Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Na divulgação além da TV Cultura, da Globo Filmes e do Canal Futura, abraçaram o projeto a TV Brasil, a TV Rá-Tim-Bum, a Nickelodeon, a Cartoon Network, a MTV, o SESCTV e a empresa de divulgação e promoção de conteúdos culturais Espaço Z. O DIA também tem como parceiros nacionais o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, Federação Paulista de Cineclubes e o Fórum Brasileiro dos Festivais.
.
O D.I.A. promovido pelo CUCA Araguaia
.
Na cidade de Pontal do Araguaia o DIA acontece no Auditório da Universidade Federal de Mato Grosso – Instituto Universitário do Araguaia, no dia 28 de outubro às 19h30min.
.
No Espaço CUCA, sede do Ponto de Cultura CUCA Araguaia, acontece no dia 25 de outubro a partir das 18:00 a sessão com os filmes de animação infantis aberta ao público infantil e adulto que queira conhecer as produções.
.
As sessões com os filmes que integram a mostra oficial do DIA serão no dia 01 de novembro com a mostra internacional às 19h00 e no dia 22 de novembro com a mostra nacional no mesmo horário. Essas sessões acontecerão no Espaço CUCA, que fica na rua Leonardo Vilas Boas, 539 no centro de Barra do Garças.
.
Para conhecer os filmes que serão exibidos no DIA acesse o Blog do CUCA http://www.cucadaune.blogspot.com/ ou o site http://www.diadanimacao.com.br/.
.
Serviço:
Dia Internacional da Animação
Quando: 28 de outubro às 19h30min
Onde: Auditório da UFMT – Instituto Universitário do Araguaia (Pontal do Araguaia)
.
Mostra Infantil - Dia Internacional da Animação
Quando: 25 de outubro às 18h00min
Onde: Espaço CUCA - Rua Leonardo Vilas Boas, 539, Centro, Barra do Garças
.
Mostra Internacional - Dia Internacional da Animação
Quando: 01 de novembro às 18h00min
Onde: Espaço CUCA - Rua Leonardo Vilas Boas, 539, Centro, Barra do Garças
.
Mostra Nacional - Dia Internacional da Animação
Quando: 22 de novembro às 18h00min
Onde: Espaço CUCA - Rua Leonardo Vilas Boas, 539, Centro, Barra do Garças
.
.
Informações nas cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia
Alexandre Rauh (66) 84080404
Leandro Nery (66) 84148387
cuca_araguaia@yahoo.com.br
http://www.cucadaune.blogspot.com/
.
.
Informações Nacionais:
Luciana Druzina
Diretora de Eventos ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação
Coordenadora Nacional do D.I.A. - Dia Internacional da Animação55 51 84119771 55 51 98381338 55 51 92924002
diaimprensa@yahoo.com.br
http://www.abca.org.br/
http://www.diadanimacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário