quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Teia Brasília 2008

Encontro Nacional dos Pontos de Cultura terá como tema 'Iguais na Diferença', em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Entre os dias 12 e 16 de novembro Brasília será a sede da terceira edição do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura - Teia Brasília 2008. Nestes cinco dias, Brasília será o grande palco da Cultura Popular Brasileira, onde haverá apresentações artísticas e mostras culturais das diferentes regiões do país. A Teia Brasília 2008 vai reunir representantes de mais de 800 Pontos de Cultura conveniados com o Programa Cultura Viva, da Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (SPPC/MinC).

O encontro tem o objetivo de consolidar as ações do  Cultura Viva e discutir os rumos para o próximo ano.  O tema deste ano é Iguais na Diferença, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e é fruto de uma parceria estabelecida com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Dentro da programação do evento está prevista a realização do II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e mostras dos trabalhos culturais realizados por integrantes do projeto, além da realização de um cortejo pela Esplanada dos Ministérios, até a Praça dos Três Poderes.  A Teia Brasília 2008 é uma realização do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura (MNPC) em parceria com MinC e coordenada pelo Ponto de Cultura Invenção Brasileira.

II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura é um espaço dedicado ao debate, a reflexão e a proposição de ações que visem o protagonismo, a autonomia e o fortalecimento da política do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura. Será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Auditório do Museu da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, dando início às atividades do encontro.

A solenidade de abertura da Teia Brasília 2008 será realizada no Teatro Nacional Cláudio Santoro, na noite do dia 13 de novembro. Logo após tem início a programação da Mostra Cultural, com a apresentação de grupos de música, dança e teatro. A mostra promoverá a interação entre artistas consagrados e a produção dos pontos de cultura e será realizada nos palcos móveis instalados no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, na Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, e no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Exposições do trabalho realizado por integrantes dos Pontos de Cultura, nas áreas de Artes Visuais e do Audiovisual, também fazem parte da programação artística da Teia Brasília 2008. A mostra de Artes Visuais ficará exposta no Museu da República e a mostra de Audiovisual será exposta no Museu da República e na Sala Martins Penna, do Teatro Nacional. Além disto, serão implantados espaços permanentes para a exibição dos trabalhos, nos principais pontos de convergência do evento, tais como: tenda da Ação Griô, tenda da Juventude, tenda do Audiovisual, tenda da Cultura Digital e o Espaço Conversê.

No sábado, dia 15 de novembro, está programado a realização do Cortejo Cultural dos Pontos de Cultura, como parte integrante das comemorações do dia da Proclamação da República Brasileira. A caminhada vai partir do Museu da República, no período da tarde, até a Praça dos Três Poderes. A idéia dos organizadores é de levar para a rua uma mostra da diversidade da Cultura Brasileira, apresentando durante o trajeto do cortejo, manifestações culturais dos diferentes estados do país.

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário