Direitos Humanos: da violência estrutural à violência institucional
Clique sobre a imagem para ampliá-la
29 de outubroHorário: 19h às 21h
Local: Centro Cultural João XXIII (r. Bambina, nº 115 - Botafogo. Estacionamento no local)
.
Proposta: No dia 10 de dezembro deste ano a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos. O Artigo I da Declaração Universal reza que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, sendo todos dotados de razão e consciência e devendo agir em relação uns para com os outros com espírito de fraternidade.
.
Sabemos que muita coisa mudou no mundo desde que a Organização das Nações Unidas promulgou essa Declaração e, no entanto, vemos que muita coisa ainda precisa ser modificada, para que aquilo que esta Declaração chamou de direitos inalienáveis da pessoa humana possa, de fato, assegurar o mínimo de dignidade às pessoas.
.
Por isso, cada vez mais cresce a importância de abrir debates sobre esses Direitos ainda mais quando se vê, a cada dia que passa, a crescente e injusta distância entre riqueza e pobreza que acaba colaborando com a onda de violência e criminalidade, visíveis em nossa cidade, em nosso país e no mundo. Uma violência que passa da estratificação social para a institucional, fazendo vítimas inocentes, e estimulando posturas geradoras de mais violência entre as pessoas.
.
Ligados à grande preocupação da Igreja sobre a questão da violência, apresentada pela CNBB, que aponta para 2009 o tema da Segurança Pública para ser trabalhado na Campanha da Fraternidade, e acreditando que não se combate a violência com mais violência, mas com justiça e respeito aos direitos humanos, o Centro Loyola está promovendo o Evento: Direitos Humanos – da violência estrutural à violência Institucional.
.
Exibição do DVD - documentário "Marco Universal". Filme: "Jonas, só mais um", de Jeferson De
.
Moderador Pe. Martinho Lenz, SJ - - Secretário Executivo da Conferência dos Provinciais da América Latina - CPAL
.
Palestrantes:
Dr. Joaquim Domingos - Juiz de Direito
Prof. Alexandre Mendes - Mestrando em Teoria do Estado e DIreito Constitucional e Membro do Observatório de Controle Social e Sistema Punitivo - Núcleo de Direitos Humanos/PUC-Rio
.
Entrada franca
.
Mais informações: www.puc-rio.br/centroloyola
Nenhum comentário:
Postar um comentário