quinta-feira, 8 de maio de 2008

CINECLUBISMO, UMA HISTÓRIA DE 80 ANOS.

Entre as primeiras deliberações ficou resolvido:
1) Foi indicado para a coordenação do GT o companheiro Leonardo BarbosaRossato, do CineUFSCar;
.
2) O GT Memória Cineclubista vai assumir (desde que referendado pelo CNC) a manutenção e ampliação da Biblioteca Virtual Cineclubista, em espaço criado recentemente no ambiente do Conselho Nacional de Cineclubes: http://www.cineclubes.org.br/tiki/tiki-view_tracker.php?trackerId=6&offset=0&sort_mode=f_28_asc ;
.
3) O GT promoverá o intercâmbio e colaboração entre as pesquisas desenvolvidas em torno dos temas cineclubistas e do público, e contribuirá para a sua divulgação:a) Colaborando com pesquisas em andamento, como o trabalho de Vivian Malusá, sobre cineclubes católicos.b) Promovendo o intercâmbio de informações e materiais entre pesquisas e pesquisadores cineclubistas de todo o País.
.
4) Estabelecendo relações produtivas com entidades e iniciativas voltadas à pesquisa de temas de cultura, cinema e público, como a SOCINE, o CPCB, as cinematecas, sites como o Mnemocine, entre outras;
.
5) O GT Memória Cineclubista procurará organizar com a Cinemateca Brasileira, em data a ser divulgada, uma visita àquela instituição, para um conhecimento mais aprofundado, por parte dos cineclubistas paulistas, do processo de preservação da memória cinematográfica assim como da estrutura, história e atividades da Cinemateca;
.
6) No quadro dos 80 anos do cineclubismo brasileiro, o GT, em conjunto com o CPCine, procurará organizar a publicação de um livro com depoimentos de importantes figuras históricas do cineclubismo, provisoriamente intitulado Perfis Cineclubistas.
.
Ainda que constituído como uma ação da Federação Paulista de Cineclubes, o GT Memória Cineclubista gostaria de contar com as contribuições dos pesquisadores cineclubistas de todo o país e também colaborar, na medida do possível com seus trabalhos.
.
Nós somos o público!
.

2 comentários:

  1. muito bom este projeto de reunir pesquisar para trocas. Sou cineclubista e pretendo manter minha atividade dentro da universidade. Espero poder colaborar.

    ResponderExcluir
  2. muito bom este projeto de reunir pesquisar para trocas. Sou cineclubista e pretendo manter minha atividade dentro da universidade. Espero poder colaborar.

    ResponderExcluir