segunda-feira, 12 de maio de 2008

Oficinas Residentes do Pontão de Cultura Digital Circo Voador

- Uso de ferramentas de produção multimídia (áudio, vídeo, gráfico e textos) com softwares livres. - Prática de reapropriação tecnológica para fins sociais que visa apresentar novas possibilidades do uso de hardwares obsoletos para a formação de telecentros e a reutilização criativa da tecnologia em geral.
.
- Formação permanente dos agentes de cultura digital e pessoas aptas a trabalhar e pesquisar com ferramentas livres, de forma que multiplique o número de pessoas capazes de dar suporte técnico à rede de pontos de cultura, bem como ampliar sua capacidade de produção de conteúdos multimídia.
.
- Básico de Informática e meta-reciclagem: Visa a reapropriação tecnológica para a transformação social que tem como uma das possibilidades a reciclagem de computadores e outros equipamentos descartados pelas empresas e por governos, doados para a montagem e manutenção de telecentros com software livre, podendo também serem trabalhados em âmbitos mais lúdicos como a confecção de artesanatos ou a criação artística de utilitários com hardwares descartados, pesquisa comunicacionais, artísticas e robótica.
.
- Áudio: A oficina de áudio tem como objetivo abordar a teoria e prática de todo o processo de produção de áudio em software livre, objetivando o desenvolvimento e a melhor utilização dessas ferramentas multimídia, além de procurar debater novas formas de se manter a independência no meio musical frente a crise da indústria fonográfica. Serão feitas de maneira colaborativa diversas produções musicais de caráter experimental e conteúdo livre. As propostas das produções serão feitas durante as oficinas de acordo com o calendário.
.
- Vídeo: Visa a autonomia no registro da imagem popular e criação do imaginário local por parte dos seus próprios protagonistas utilizando as tecnologias de vídeo digital, captação, edição, conversão de arquivos para publicação em diferentes suportes, copiagem e cineclubismo, objetivando o desenvolvimento e a melhor utilização das ferramentas multimídias ligadas aos conceitos do software livre. Serão realizadas produções audiovisuais de maneira colaborativa com conteúdos livres. As propostas das produções serão feitas durante as oficinas de acordo com o calendário.
.
- Desenho Gráfico: Visa à capacitação e autonomia na construção da imagem, aplicando técnicas de comunicação visual, design e experimentações gráficas. O curso ambienta o aluno nas diversas possibilidades de criação e aplicação gráficas passando pela história da arte, técnicas manuais e novas tecnologias.
.
Clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário