quarta-feira, 14 de maio de 2008

CONVITE - ATO PÚBLICO DIA 14/05 NO TUSP!! CUCA E MINC! "Os Sonhos não Envelhecem" e Batalha do Maria Antonia

Clique na imagem para ampliá-la
A União Nacional dos Estudantes (UNE), através dos seus Pontos de Cultura, o CUCA, em parceria com o MinC e o IPHAN está realizando neste mês de maio uma série de eventos nas principais capitais do país em alusão e homenagem às LUTAS HISTÓRICAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO NO ANO DE 1968, estabelecendo uma conexão entre estas lutas e as questões que hoje são enfrentadas pela juventude, situações de opressão, restrição de liberdade e negação de direitos que, 40 anos depois, ainda se repetem.
.
O evento Memória 68: 40 anos depois prevê a realização de intervenções culturais, debates e atos políticos que reunirão artistas, intelectuais, políticos, lideranças sociais e estudantes. O Instituto Tá Na Rua, através do projeto Ponto de Cultura, foi convidado pela UNE a mobilizar e coordenar a realização intervenções urbanas, teatrais/ ambientais em São Paulo e Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de maio, respectivamente. Em cada dia serão relembrados e encenados momentos marcantes da luta estudantil de 1968. A programação é a seguinte:
.
São Paulo, dia 14.05 - Batalha da Maria Antônia
.
Em maio de 68, os estudantes do instituto de filosofia e ciencias humanas da USP, reduto da militância estudantil de esquerda, são provocados e agredidos por estudantes da faculdade Mackenzie ligados à organizações paramilitares de direita como o CCC (comando de caça aos comunistas), e decidem reagir. A reação dos estudantes da USP é respondida violentamente pelos direitistas do Mackenzie, dando início à uma batalha campal de 3 dias que tomou conta da Rua Maria Antônia, centro de SP, onde se localizam os prédios da USP e do Mackenzie. Barricadas, tiros, explosões e manifestações políticas de ambos os lados resultaram na morte de 1 estudante secundarista, dezenas de feridos e alguns estudantes presos.
.
Em São Paulo, dia 14 de maio a partir das 16h, o Instituto Ta na Rua em conjunto com outros grupos e coletivos urbanos fará uma encenação da Batalha da Maria Antonia, importante luta política travada entre estudantes da USP e Mackenzie, que causou a morte de um estudante, além de diversos conflitos e disputas entre as duas universidades. Para encerrar a atividade, às 18h, preparamos uma mesa de debate com o tema: "19682008 – Os Sonhos não Envelhecem" onde pretendemos estabelecer um paralelo histórico e analítico entre a vida, a sociedade, a cultura e a política de 1968 e 2008.
.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
- 12:00 – Preparação de faixas, cartazes e materiais que serão utilizados durante a atividade. – Pátio interno do TUSP
- 14:00h – Concentração e intervenção ambiental na rua: colocação de faixas e cartazes, panfletagem, simulação de barricadas, instalação viva com atores - Em frente ao prédio do TUSP/ Maria Antônia e da Universidade Mackenzie. - Homenagem a José Guimarães, estudante morto na batalha da Maria Antônia.
- 16:30hs – Intervenções cênicas e performáticas que conduzirão o público até o pátio interno do TUSP
- 18:00h – Aula Pública – 1968/2008: os sonhos não envelhecem

Nenhum comentário:

Postar um comentário