terça-feira, 13 de maio de 2008

MEMÓRIA 68: 40 ANOS DEPOIS

São Paulo, dia 14.05 - Batalha da Maria Antônia
.
Em maio de 68, os estudantes do instituto de filosofia e ciencias humanas da USP, reduto da militância estudantil de esquerda, são provocados e agredidos por estudantes da faculdade Mackenzie ligados à organizações paramilitares de direita como o CCC (comando de caça aos comunistas), e decidem reagir. A reação dos estudantes da USP é respondida violentamente pelos direitistas do Mackenzie, dando início à uma batalha campal de 3 dias que tomou conta da Rua Maria Antônia, centro de SP, onde se localizam os prédios da USP e do Mackenzie. Barricadas, tiros, explosões e manifestações políticas de ambos os lados resultaram na morte de 1 estudante secundarista, dezenas de feridos e alguns estudantes presos.
.
Em São Paulo, dia 14 de maio a partir das 16h, o Instituto Ta na Rua em conjunto com outros grupos e coletivos urbanos fará uma encenação da Batalha da Maria Antonia, importante luta política travada entre estudantes da USP e Mackenzie, que causou a morte de um estudante, além de diversos conflitos e disputas entre as duas universidades. Para encerrar a atividade, às 18h, preparamos uma mesa de debate com o tema: "19682008 – Os Sonhos não Envelhecem" onde pretendemos estabelecer um paralelo histórico e analítico entre a vida, a sociedade, a cultura e a política de 1968 e 2008.
.
O Tá Na Rua e a UNE convocam os grupos de teatro de São paulo, artistas, estudantes, ativistas e demais interessados para realizarem conjuntamente este espetáculo/performance/ manifestação que irá encenar na Rua Maria Antônia os principais lances deste episódio histórico do movimento estudantil brasileiro. A partir da terça-feira às 16h estaremos no espaço CUCA (Rua Vergueiro, 2085 - Vila Mariana) preparando esta encenação.
.
.
Rio de Janeiro, dia 15.05 - Manifestação cultural pró-abertura dos arquivos da repressão.
.

Incêndio no prédio da UNE, Rio de Janeiro, 1º de abril de 1964

.

Em ato político no terreno da histórica sede da UNE incendiada e destruída pela ditadura militar, na Praia do Flamengo 132, que contará com a presença do ministro da justiça, Tarso Genro, o Tá Na Rua irá encenar importantes acontecimentos do movimento estudantil de 1968 no Rio, como a morte do estudante Edson Luis e o discurso de Vladimir Palmeira na passeata dos cem mil, além de cenas alusivas à necessidade de abertura dos arquivos da repressão, compromisso assumido, mas ainda não efetivamente cumprido pelo governo Lula. Convidamos todos a se incorporarem conosco à esta importante manifestação político-teatral.

Vladimir Palmeira discursa em 1968

Nenhum comentário:

Postar um comentário