quarta-feira, 21 de maio de 2008

UNE define grupo de trabalho para 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE

Foi instituído, em reunião na última segunda-feira (19), um grupo de trabalho para estudar e viabilizar a realização do evento.
.
Trinta anos após o Congresso de reconstrução da UNE realizado em 1979 em Salvador, a capital baiana irá sediar mais uma atividade da entidade. Depois da primeira Bienal de Arte e Cultura ocorrida em 1999, é a vez da 6ª edição do evento aportar em terras soteropolitanas fevereiro de 2009.
.
Os preparativos e as providências para a sexta edição da Bienal foram pautas da reunião de instalação do grupo de trabalho formado pelas secretarias estaduais de Cultura, Educação, Turismo e Relações Institucionais, na última segunda-feira (19) em Salvador.
.
O grupo de trabalho foi instituído pelo governador, Jaques Wagner através do decreto 11.058, publicado no Diário Oficial dia 16 de maio, data considerada histórica pelos estudantes baianos, já que neste dia, em 2001, a mando do então governador César Borges, a Polícia Militar invadiu um dos campi da Universidade Federal da Bahia onde os alunos protestavam contra o ex-senador Antônio Carlos Magalhães.
.
O objetivo do GT é estudar e viabilizar a realização do evento na capital baiana. A expectativa é que a Bienal reúna mais de 15 mil estudantes de várias partes do país no maior festival de cultura direcionada a jovens da América Latina.
.
As atividades foram apresentadas pelo diretor cultural da entidade, Rafael Simões ao secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meireles e representantes das secretarias estaduais. O governo do estado vai atuar identificando parceiros econômicos que viabilizem a realização da Bienal, além de subsidiar as condições para a realização do evento.
.
"O grupo de trabalho é constituído pela UNE e pela União dos Estudantes da Bahia (UEB) junto com as Secretarias de Turismo, Educação, Cultura, Assuntos Institucionais e de Ciências e Tecnologia", explicou Rafael.
.
"O objetivo do grupo e conseguir produzir, em 30 dias, um relatório com todas as atividades da Bienal, calculando o orçamento final. Nos próximos dias 29, 4 e 9 vão acontecer as reuniões" acrescentou o diretor da UNE.
.
Rafael disse ainda que a Bienal será lançada em julho e terá como tema a formação do povo brasileiro, envolvendo música, artes cênicas e outras manifestações culturais com o objetivo de incentivar a produção cultural nas escolas e universidades brasileiras.
.
O local que abrigará o evento em Salvador ainda não foi definido pela Diretoria de Cultura da UNE, mas o objetivo é a escolha de um espaço que seja integrado com o cotidiano da cidade. Entre os possíveis locais estão: Teatro Castro Alves, Museu de Arte Moderna (MAM), Passeio Público, Teatro Vila Velha ,Faculdade de Belas Artes da UFBA e Farol da Barra.
.
Estudantenet
Com Secretaria Estadual de Relações Institucionais da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário